HEAVY METAL Investidor: Fundos Imobiliários atingem recorde de 500 mil investidores pessoas físicas

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fundos Imobiliários atingem recorde de 500 mil investidores pessoas físicas

 Conforme já era esperado pelo mercado e como também postei, em 28/07/2019 (Por que investir em Fundos Imobiliários: como comprar imóveis, outros fundos imobiliários e renda fixa, num só ativo), a queda dos juros no Brasil levou a uma alta importante do IFIX. Escrevi na ocasião (parte debaixo do print de tela, a seguir):



 "(...) Lembrando ainda a correlação negativa dos juros com o IFIX, onde os juros em baixa colocam o IFIX em alta, temos um cenário aparentemente promissor por um bom tempo no Brasil, para quem escolheu ter este ativo como parte de sua carteira". 





  Hoje, no site da Infomoney, saiu uma ótima matéria (sim, as vezes eles acertam) sobre FII, intitulada "Fundos Imobiliários atingem recorde de 500 mil investidores pessoas físicas, um terço do total em Bolsa". Para um país que não tem tradição nos investimentos em Renda Variável, este é um marco muito importante apesar de pequeno em relação a população do Brasil. 

 Lembro ainda que nos Estados Unidos, cerca de 1/4 da população (81 milhões de pessoas) investe de alguma maneira em REITs (como chamam os FII por lá). O valor de mercado atual dos REITs é de US$ 1,3 trilhão; nosso mercado de FII "bateu neste ano de 2019" o valor recorde de 74,4 bilhões de reais. Ao compararmos os dois, somos a "merreca" de 1,36% do mercado de Fundos Imobiliários americanos.

 Seguem partes do artigo do Infomoney:




 Num gráfico mais simples, podemos ver a correlação inversa entre IFIX x SELIC (somente até 2018):


 Seguindo no artigo da Infomoney:




 A quem ainda não leu, sugiro que leiam sem falta este meu post anterior sobre FII (Por que investir em Fundos Imobiliários: como comprar imóveis, outros fundos imobiliários e renda fixa, num só ativo). 

 Nele, postei o link de um estudo holandês de 2017 (Historical Returns of the Market Portfolio), que mostra como os REITs tem batido as bolsas mundiais nos últimos 50 anos. Esse estudo serviu de base para o artigo publicado em 03/10/2018, "Spoiler alert: REITS have outperformed stocks for the past 50 years", no site MarketWatch


 No Brasil, desde 2011 o IFIX bate o IBOV, como podemos ver neste gráfico (fonte: Suno Research):


 Gráfico atualizado para a presente data:



19 comentários:

  1. Quando até meu engraxate tá comprando FIIs é hora de cair fora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está querendo parafrasear o pai de John Kennedy, não serei contra sua exclusiva opinião. Mas, você anda comprando o quê, que seu engraxate não está comprando? Compartilhe conosco.

      Excluir
    2. 23:26 - na verdade, o investidor experiente em FIIs e ações sabe muito bem ganhar dinheiro com a inexperiência dos recém chegados a renda variável.
      Lembre-se que a crise de 1929 foi criada por conta do acesso ao crédito e isso foi percebido alguns anos antes por diversos investidores, sem contar que na época todos os papéis estavam super valorizados, bem diferente da bolsa brasileira, por mais que alguns analistas chamem a atenção para as bolhas norte americanas e seu impacto no mundo, creio que isso ainda levará alguns anos, enfim, se você quer se utilizar da frase de outra pessoa, pelo menos entenda melhor o cenário antes de emitir a sua opinião.

      Somos um país com 200 milhões de habitantes, mas apenas 500 mil estão investindo nos fundos imobiliários, se levarmos em consideração outros investimentos, creio que o Brasil não possui nem 10 milhões de investidores, existe espaço para expansão.

      Não se deixe levar pelas notícias sensacionalistas de aumento do dólar, migração em massa para bolsa, fuga do capital estrangeiro, etc., tudo isso é em decorrência da má administração dos últimos governos, isso a nível municipal, estadual e federal.

      A possibilidade e se investir racionalmente na renda variável é imensa e mesmo que venham as dificuldades, já que você gosta de frases, lembre-se que "mar calmo nunca fez um bom marinheiro".

      Excluir
    3. Renda fixa no exterior

      Excluir
    4. Anon das 10:00, bom post! Quem pode adivinhar ocos e topos, não precisa ficar em blogs de investimento. Cada um que seja feliz com sua maneira de investir.

      Excluir
  2. Boa, HMI!

    Ainda não invisto em FIIs, pois meu foco inicialmente é formatar uma carteira robusta de ações de boas empresas, até lá sigo estudando esse mercado e no futuro penso em alocar parte do meu capital nessa classe de ativos.

    Estou começando meu humilde blog, se puder fazer uma visita, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo a seu futuro mais rico. Vou passar sim. Sua estratégia é bem valida, o que importa é ela bater sua meta.

      Excluir
  3. Bom post.

    Vou deixar algumas sugestões de músicas para o fundo que não assustem os bebês dos leitores:

    SABATON - Angels Calling feat. Apocalyptica - https://www.youtube.com/watch?v=JyZ8wKTaHRk

    Joe Satriani - I Just Wanna Rock - https://www.youtube.com/watch?v=u1MKJYjpxIo

    Marty Friedman - Nastymachine - https://www.youtube.com/watch?v=R75yj_riDuo

    Powerwolf - In the Name of God (Deus Vult) - https://www.youtube.com/watch?v=FSrvz5dPSqA

    Lynyrd Skynyrd - Simple Man - https://www.youtube.com/watch?v=sMmTkKz60W8

    Johnny Cash - Heart Of Gold - https://www.youtube.com/watch?v=drsMyeXzLSo

    ResponderExcluir
  4. Comecei nos FIIs ano passado e são meu principal investimento em renda variável.
    O mercado está crescendo, com mais investidores e emissões atrás de emissões. E vai crescer ainda mais.
    Espero que os gestores saibam lidar com esse "sucesso" e pensem nos cotistas. Esse modelo de remuneração dos gestores - baseado no PL do fundo - não é o melhor, na minha opinião.
    Percebo que há grande influência das "casas de análise" na precificação de alguns FIIs e uma "ineficiência" absurda em alguns ativos. Como explicar a alta do FLMA11 nos últimos anos? É um fii com cota barata. Imagino que esse seja o principal motivo.
    E recentemente tenho dificuldade em escolher FIIs.
    Está bem caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BLP, fácil não está mesmo. Mas uma hora o mercado pode realizar e trazer novas barganhas seja em FII ou ações. porém, se fundos de pensão começarem a entrar no negócio, poderemos ter mais altas sem dúvida.

      Excluir
  5. Otima noticia, mas como voce bem comentou ainda temos muito a crescer. Uma coisa que me preocupa porem é a falta de conhecimento do mercado dos que estao entranto. Creio que muita gente esta indo na "onda" da midia (youtubers, infomoney e afins)...
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entrei desde 2009, se não me engano. Sai no lucro, quando liquidei a carteira de FII e troquei de apartamento e depois, refiz a carteira num época de queda nas cotações importante. Quem compra qualquer coisa por ir na onda, ajuda o efeito manada da alta e depois, da queda.

      Excluir
  6. compro FII mensalmente desde o ano retrasado
    até agora sem arrependimentos

    abs!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela matéria. Porém vale ressaltar alguns adendos. Classe de ativos diferentes para comparação. No passado recente se comparou renda fixa com IBOV, sendo a primeira vencedora. Analisar IBOV apresenta muitas distorções (um monte de lixo dentro). Classe de FII é uma opção interessante, porém mais conservadora, não se ganha tanto com crescimento (como no caso da renda variável) e também fica relacionado a apenas o segmento imobiliário (sendo que este pode sofrer bastante em algum período). Caminho acaba ainda sendo a diversificação. Excelente blog e parabéns pelo belo blog. OBS: outro anônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo! Diversificar é preciso, até pela correlação divergente de certos ativos. Um sobe, outro cai, por aí vai.

      Excluir
  8. Senhor HM, existe algum FII que não pague dividendos? Que reaplique automaticamente? Estou em fase se acumulação e não preciso de renda mensal...

    Um abraço!
    Jorge Amadeu

    ResponderExcluir
  9. Jorge, não que eu saiba. Creio ETFs de REITs nos EUA fazem isso, mas aqui desconheço.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.