HEAVY METAL Investidor: Profissão: swing trader (fechamento do trade do dia 25/04/20)

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Profissão: swing trader (fechamento do trade do dia 25/04/20)

 Boa noite! Para minha tristeza parcial, mercado seguiu subindo hoje. As IRBR3 compradas por 9,03 reais no dia 25/04/20 saíram por 10,20 reais (quase na máxima). Ontem, IRBR3 até negativou, mas tive calma e mantive a compra.

 As ações liquidadas ontem seguiram dando lucro hoje, mas lucro de trade bom é no BOLSO. Não existe lucro ruim, só prejuízo é ruim!

 Print da venda de hoje: 


 Planilha com os os lucros/perdas até aqui, nos swing trades:


 São até aqui 63.449,82 reais de lucro líquido no bolso. Não sou grafista, mas estou vendo vídeos do Alexandre "Stormer" no YouTube, muito bons, sob swing trade e aprendendo o suficiente para operar na ponta compradora.

 A grande vantagem de operar comprado é que opero com meu dinheiro: se subir, eu lucro e se cair, posso segurar e esperar subir para lucrar - tenho o tempo a meu favor. Não uso "stop loss" neste tipo de operação. 

 Operar vendido é algo que pretendo fazer, mas não penso em alavancar muito. 

18 comentários:

  1. Se for pra fazer trade, só faço no tesouro prefixado com juros semestrais. 95% do meu capital está nele.

    Nunca vou perder, subiu a taxa, compro mais, caiu a taxa, posso vender e fazer lucro. Nunca vi coisa mais fácil.

    Pra renda passiva é a melhor coisa, aportar pra ir aumentando a renda passiva semestralmente pra comprar novos prefixados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, anon! Me ensina a fazer isso, KKKKKK. Nunca comprei tesouro direto. Qual sua margem de lucro nisso nos últimos anos? tem uma média? O que você compra? Ajude um amigo pobre!

      Excluir
    2. Pior forma de fazer trade de juros. Primeiro que se vc comprar a 7% e a taxa subir pra 8%, vc está efetivamente perdendo dinheiro, da mesma forma que com ações, pois a marcação a mercado do seu título automaticamente vai pra baixo, pra poder render os mesmos 8% de um título do mercado.
      Segundo que os spreads do Tesouro Direto são altíssimos, tem 0,25% aa de taxa da CBLC mais o spread de resgate do título (olha o tesouro pré 2031, por exemplo, pra vc aplicar ele rende hoje 7,78%, mas pra resgatar está 7,90%)

      Excluir
    3. Cara, eu comecei semana passada. Mas é assim que funciona, muito simples. Tesouro prefixado com juros semestrais é focado na geração de fluxo de caixa semestral. Se você investir 1 milhão hoje, vai pegar uma taxa prefixada que tu vai receber por mês até 2031.

      Ao longo do tempo, esse 1 milhão pode valer 500 mil se você vender antes ou valer tipo 2 milhões. O valor do título oscila, você pode comprar a 1200 cada e 1 ano depois estar valendo 800 ou 1400, depende do mercado.

      Antes dos 30 dias não se pode vender nada por causa do IOF muito alto. Não adianta você estar lucrando 10 mil de um dia pro outro se o IOF pra vender é 96% do lucro mais ir de 22,5%.

      Esse título é focado mesmo em renda passiva, pra reinvestir em novos títulos ou em outras coisas dependendo do momento do mercado.

      Investi 74 mil terça feira, hoje esses títulos estão avaliados em quase 78 mil. Mas não conta, porque eu contabilizo sempre os 74 mil entende, não interessa se aumentar pra 100 mil ou se cair pra 10 mil.

      Em 2031 vou receber os mesmos 74 mil garantidos. O foco é a geração de renda semestral numa taxa prefixada pro capital. Eu peguei uma taxa de 0,55% ao mês líquida pra esses 74k.

      Hoje se eu fosse fazer um novo aporte, iria pegar uma taxa líquida de uns 0,47% mês, entende, dá pra comprar em várias taxas.

      Os pagamentos dos cupons semestrais acontecem em julho e janeiro. Então em julho agora vou receber os cupons de acordo com o tempo que fiquei com os títulos. Ai quando eles entrarem na conta, contabilizo no patrimônio. Por isso que a tendência em julho e janeiro é o patrimônio ter um aumento mais alto, porque são 6 meses de rendimentos acumulados no juro composto, claro.

      É fantástico, claro que tem gente que torce o nariz pra esse título, a maioria, pois corre o risco da inflação bater 10, 20, 30% e vamos receber a mesma taxa. Pelo menos temos controle do que vamos receber, quando vamos receber e garantimos o capital aplicado na data de vencimento.

      Excluir
    4. O rendimento é sempre sobre o capital que você investiu. Se você aplicar 100 mil hoje e ano que vêm esses títulos valerem 50, não interessa, rende sobre os 100 entende?

      Não se deve contabilizar o valor atual do título, porque esse valor é caso fossemos vender. Claro que se você coloca 100 mil e daqui 6 meses você tem 150, vai ficar tentando pra vender não é mesmo?

      Quando você compra ações, fundos imobiliários, não tem garantia de que o valor que tu investiu vai ser recuperado após uma grande queda. No tesouro é tudo garantido na data de vencimento.

      Excluir
  2. E ai HM, também estou me aventurando no trader. Porém, com aportes bem mais modestos que os seus.

    Além do Stromer, pensou em olhar alguma casa de análise para adquirir mais conhecimento?

    Vi alguns gains de swing que me chamaram a atenção nos últimos tempos. TUPY3 (entre 19.03.2020 a 28.04.2020); WEGE3 (entre 19.03.2020 a 24.03.2020); e STPB4 (entre 19.03.2020 a 30.03.2020).

    ResponderExcluir
  3. AI, tudo bem? Sou muito "tatu" e gosto de colocar a pele no jogo. Sou auto-didata, mas pé no chão. Devo fazer um curso do Stormer, talvez até presencial e por agora, estou assistindo vídeos. Acho que segunda IBOV leva chumbo segunda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, estarei de olho em AZUL4, PETR4, FLRY3, CYRE3 e PRIO3 essa semana.
      Algumas pessoas conversaram comigo sobre CVCB3 mas ainda não to seguro sobre ela.

      Excluir
    2. PRIO3 é nitroglicerina pura, ativo com volatilidade monstra e esses são os bons para trade.

      Excluir
  4. Fala HM! Também virei trade desde o início da quarentena (meados de março). Assisto direto o Stormer e equipe (Bisi, Kaplan e Lorenz), o Palex e outros mais esporádicos. Comprei um curso de DT e assinei duas listas de calls. Estou tendo um desempenho bem mais modesto (cerca de R$ 2.500 por semana de lucro), mas estou satisfeito com a nova "profissão".

    Em abril vou dividir o patrimônio líquido em 3 partes: daytrade, swing e position, contabilizando como "profissão" só os 2 primeiros (position é investimento...).
    Novas realidades exigem novas medidas.

    Sucesso sempre.

    Abraço,
    https://www.aposentecedo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Day trade eu fico cabreiro, mas se voc6e fizer e tiver lucro no fim das contas, é isso que importa.

      Excluir
  5. Fala HM, então acho que todo mundo fez isso para minimizar os prejuízos do mês de março. Também fui exatamente por esse caminho, porém como não tinha muito cash ainda estou no prejuízo mas deu uma boa amenizada.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QVD, leia sobre mercado a termo. Se o IBOV der outra emburacada feia, é uma opção. Em tempo: é alavancagem.

      Excluir
    2. HM, tenho receio de operar alavancado não tenho muita experiência nisso. Prefiro ficar mais tranquilo nos swings básicos. Se subir vendo se cair mantenho até subir.

      Abraços,

      Excluir
  6. Caraca HMI, ótimos trades!

    Quero aprender melhor como fazer day trade / swing trade.

    63k no mês só disso, aí sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI, sugiro ver o Alexandre Stormer, cara muito legal. Vídeos bem didáticos, pensando em fazer um curso com ele.

      Excluir
  7. Muito bons resultados HM

    Também gosto de fazer swing trade, mas fazendo hedge, pois quando cai muito rápido, dá tempo de pensar, pois a perda é menor

    Também não gosto de operar alavancado

    Abraço!

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.