HEAVY METAL Investidor: Vendi minhas ações todas... mas as empresas estão recomprando?

domingo, 5 de abril de 2020

Vendi minhas ações todas... mas as empresas estão recomprando?

 Em 2008 e 2009, quando o Senhor Mercado entrou em fase "depressiva" e anunciou o fim do mundo, vários investidores zeraram posição vendendo suas ações, sem necessidade, realizando prejuízo. 

 Quem me conhece, sabe que fiz o mesmo entre 2015 e 2016, para meses depois ver o mercado subir por anos, rumo ao topo. Na época, eu também não precisava do dinheiro e mesmo assim, deixei meu emocional me derrubar. Agora, a queda violenta da bolsa se repete, o desespero se repete para muitos, mas não para mim.


 Como tenho postado, comecei a comprar ações nos 66 mil pontos do IBOVESPA, mesmo sabendo que podemos ter mais queda. Mas, não tentem acertar o fundo, pois podemos muito bem já estar nele - sim, é possível. Link: “Não tente acertar o fundo do poço”.

 Outro fato peculiar e inteligente, muito comum num  mercado aberto de capitais, também está ocorrendo e já era esperado: o anúncio da recompra de ações pelas próprias empresas listadas na Bolsa de Valores. 

 Fiz um post meio maluco em 2011 (Empresas brasileiras estão recomprando suas ações: isso nos interessa?), sobre este mesmo tema, o que mostra que a história se repete e cabe a cada um decidir em que lado estará. Seu futuro, cabe exclusivamente a você. 

 A imagem abaixo é retirada do site INFOMONEY, do dia 02/04/2020 (Anúncios de recompras de ações triplicam enquanto Bolsa despenca)

 
    
 Segue a lista das empresas que anunciaram a recompra de suas ações, com seu dinheiro em caixa:


 Mas o mundo não vai quebrar? Por que as empresas iriam gastar dinheiro agora comprando suas próprias ações? Seguem algumas repostas:

1- Criar valor aos seus acionistas, ao diminuir a quantidade de papéis circulando. Serão menos sócios para dividir os lucros futuros. Recompra as ações e a mesmas podem ser mantidas em tesouraria e canceladas futuramente. 

2- Aumento dos dividendos futuros, pelo postado no item 1. A figura abaixo mostra exatamente isso e o volume monstruoso de recompra de ações feito pelas empresas norte americanas, exatamente quando o mercado despencou mais (2007/2008 e 2015/2016). 

 Lembro apenas que a empresa decide se paga dividendos ou não. Mas se a mesma segue dando lucro, agora com menos ações (menos "sócios" ou shareholders) circulando, obviamente haverá mais dinheiro em caixa para ser distribuído como dividendos ou investido no próprio negócio.


3- Recomprar as próprias ações, que estão muito descontadas ("margem de segurança" - Buffett) por uma irracionalidade do mercado, manter as mesmas em tesouraria por um tempo e futuramente, vender as mesmas no mercado e realizar lucro com isso.

  Seria um "swing trade", com o próprio dinheiro da empresa e gerando um bom lucro futuramente para todos acionistas e para si mesma. Principalmente, se a compra foi realizada com a certeza de estar abaixo do valor intrínseco da empresa.

4- A recompra de ações cria um "piso" de certa forma, nas cotações do ativo, ao retirar do mercado parte das ações circulantes e que poderiam ser negociadas no dia a dia. 



5- A opinião de Buffett sobre recompra de ações ("stock buybacks"): segundo Buffett, isso deve ser feito com dinheiro do próprio caixa e com a certeza de estar comprando "galinha morta", abaixo do seu valor intrínseco. IRBR3, por exemplo, perdeu mais de 70% do seu valor de mercado e está nesta lista de recompra de ações. O bom gestor, melhor do que ninguém, conhece a fundo seu próprio negócio e sabe muito claramente quando a insanidade bateu nas cotações, e estão vendendo uma nota de 1 real por 0,50 centavos. 


  Em outro artigo:


  

 Muitos gestores de grandes empresas norte americanas fizeram recompra de ações no preço errado e no timing errado, nos últimos anos, gerando prejuízo para os acionistas. E o perigo nessa história, é o lucro que estes gestores tiveram no mercado de opções, como também os enormes valores em prêmios que receberam pela performance das ações - que podem subir de imediato, depois seguindo em queda.. Em resumo: a recompra foi boa para eles e péssima para os acionistas. Por isso, os preceitos de Buffett devem ser seguidos a risca! 

 Segue uma visão sobre a desvantagem da recompra de ações. Como tudo na vida, temos prós e contras; mas no atual momento, não vejo desvantagens para empresas boas, lucrativas, com muito dinheiro em caixa em fazer o "stock buyback" aqui no Brasil.


 

  Não temos como ajustar as ondas, mas podemos ajustar o leme e a velocidade do nosso navio. Em tempo: o mundo não vai acabar. Ainda não.



 Se as próprias empresas estão recomprando suas ações, você vai vender por quê??? Bom resto de domingo a todos.

27 comentários:

  1. Heavy. Muitas vezes as empresas anunciam recompra más acaba não recomprando. temos que ficar de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Beto! Sei disso, mas pelo visto agora vai. A queda foi muito grande e sei que pode cair mais, mas acho que vão recomprar sim.

      Excluir
  2. Fala HM,
    Além do que comentou acima, temos uma situação IMPAR, cujo nunca tivemos em outras crises, JUROS BAIXOS, ou seja, mesmo com a crise, o povo não tem para onde correr.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  3. Muita gente especula que isso é um dos cavaleiros do apocalipse da crise que se avizinha. as empresas americanas estão inflando a "bolha" do mercado, especialmente nos ultimos anos, comprando suas proprias ações e aumentando os bônus de seus diretores, já que tomar capital lá é muito barato.

    https://hbr.org/2020/01/why-stock-buybacks-are-dangerous-for-the-economy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso no mercado americano. Por aqui, muito longe disso tanto no volume de recompra de ações quanto no valor das recompras. Lá é na casa das centenas de bilhões de dólares.

      Excluir
  4. Arezzo, B3, cosan, jbs e Renner, além de outras, estão na minha carteira.
    Programas de recompra criam mais valor pro acionista de longo prazo que distribuição de dividendos.

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe CIELO finalmente decole, ou vai ir a zero! Tenho perdas de 325 mil nela !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielo é caso perdido! Venho avisando isso a outros colegas de outros blogs desde final de 2018. Eu, repito Eu, aproveitaria as promoções e trocava por outros papeis descontados com petencial muito maior de recuperação.

      Excluir
    2. A empresa está num mercado complicado, eu não a tenho na carteira, mas não dá pra negar que a empresa tem excelentes indicadores fundamentalistas.

      Excluir
    3. Quem não larga Cielo levanta a mão, kkkk
      \o/

      Excluir
    4. O programa de recompra da Cielo ocorreu entre 02 a 10 de março, antes das maiores quedas, principalmente a queda do dia 12/03.

      http://antipoda.com.br

      Excluir
  6. Compras a termo? Heavy, queria ser otimista/ousado como vc!! kkkkk

    Eu também tenho comprado (além de não ter vendido nada no fundo do poço - se não vendi até agora, não é mais o momento), no entanto de maneira bem mais tímida.

    Acredito que temos estratégias semelhantes, pois também estou alocando parte em ETFs (PIBB11/SMALL11), e stock picking em banco/energia e outras poucas q acredito q irão se destacar (mdia, lren, hype3 etc).

    ResponderExcluir
  7. O CMN deu uma segurada nos dividendos e na recompra, talvez pra evitar o mal uso que as empresas americanas fazem.

    ResponderExcluir
  8. Comprei IRB depois da baixa. Eu queria comprar ela desde o IPO.
    Comprei Cogna também.
    Bradesco e Brasil estou de olho, as duas estão mt baratas.
    Grendene, Ambev, Movida também.
    Muita coisa boa pra comprar. Não vendi nada. Nunca mais cometo erro de vender ações.
    Também comprei petrobrás.

    TMJ HM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRB é boa, mas fico com pssa. Bradesco é top. BB e Petro tô fora, não gosto de negócios geridos pelo governo. Abev tenho desde 2011, assim como itau e bbdc.
      Grendene, arezzo e renner compro mensalmente e agora entrou c&a na carteira.
      Movida e kroton, não gosto dos setores. Mas reconheço que a kroton tem excelentes números.

      Excluir
    2. Frugal, é hora da coragem, paciência, boas escolhas e deixar as sementes brotarem.

      Excluir
  9. Nada melhor do que o próprio gestor e sua equipe pra saber o valuation da empresa.

    Acredito que esses programas de recompra é muito bom pro acionista, sobretudo no que tange ao aumento de dividendos. Menos ações em circulação, logo bolo será dividido entre um número menor de acionistas =)

    ResponderExcluir
  10. Fala HM, vejo vc aportando na bolsa brasileira, qual sua opinião quando aportes na bolsa americana, eu particularmente estou aportando apenas nos EUA desde a crise do vírus, já temos previsões de dívida pública brasileira explodindo na casa dos 90%, a chance de uma desvalorização brutal no real ainda parece estar subvalorizada nos ativos de riscos.

    E parece que esse risco não está nas cotações atuais.

    ResponderExcluir
  11. Recompras nesses níveis de 10% das ações em circulação me passam muita confiança na empresa.
    É o caso de MDIA e EZTC que felizmente tenho em carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZB, tem tanta coisa boa barata agora, que estou comprando ETF com tranquilidade: compro tudo de uma vez só. Mas estou fazendo stock picking também.

      Excluir
  12. Nobre colega, não comprar ações agora é deixar de aproveitar uma rara oportunidade. É pra comprar tudo e sem medo. Eu vendi FII pra comprar PETR4 e IRBR3.

    Forte abraço!

    El Rei (com preguiça de logar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Troll: estou pensando em ripar uns FII, comprar ações, realizar lucro num swing trade e recomprar os FII. O que acha?

      Excluir
    2. Seria um giro financeiro maravilhoso para governo e corretoras.

      Excluir
  13. É aquele lema: quem não arrisca não petisca.

    Também sou otimista quanto ao futuro, o mundo não irá acabar. Agora é hora de comprar participação em empresas por um valor baixo em relação ao que elas valem. Tenho apostado em ABEV3 e ENBR3 nas últimas quedas.

    ResponderExcluir
  14. AC, estou até o talo em RV. Minha renda fixa está presa até Maio de 2021, senão raspava o tacho.

    ResponderExcluir
  15. Não consigo entender o que é dá na cabeça de alguém para pegar e se desfazer de suas posicões JUSTAMENTE QUANDO O MERCADO TÁ MERGULHANDO!

    Bom, talvez eu não entenda por que de fato eu acabei de entrar nesse mundo..que eu continue sem entender para não fazer isso, então!

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.