HEAVY METAL Investidor: Aprendizados da crise atual: prevendo o imprevisível

domingo, 19 de abril de 2020

Aprendizados da crise atual: prevendo o imprevisível

 Toda crise trás seus aprendizados, mesmo que muitos não aprendam levando porrada atrás de porrada. Os que tem a humildade e a inteligência de saber o quanto sempre podem aprender, passam a enxergar os riscos (desnecessários) e as oportunidades - e  podem, assim, se preparar para ambos.

 Não podemos prever o imprevisível, mas podemos nos preparar para tais situações.


 Os riscos

1- Reserva em Renda Fixa é algo obrigatório. Seja para diminuir a volatilidade do portfólio ou como caixa imediato numa situação como a atual. Ter ao menos 25% em boa RF se mostrou algo muito importante, liquidez é ouro nos momentos de stress.

 Ter 100% em Renda Variável é algo que não recomendo, pois mesmo eu que tenho um fluxo de caixa alto vejo como ele pode ser até mesmo zerado (vi isso com alguns amigos), de acordo com o tipo de negócio ou trabalho que tem. 

 E quem foi demitido? Quem não está recebendo seus aluguéis? O fluxo de dinheiro desapareceu, agora terá que gastar o dinheiro da renda variável - isso, lembrando, para quem tem investimentos... os que não tem, só Jesus na causa. Falta de liquidez = falência. 

 Para os que tem fluxo de caixa preservado (meu caso) e reserva em RF e RV, hora de aumentar o aporte em RV e futuramente, rebalancear o portfólio.

 O tão falado "colchão de reserva" nunca foi tão importante.

2- Para quem tem empresa, serve a mesma idéia. Ter pelo menos 6 meses de despesas (1 ano seria o ideal) guardados, em RF, evita a quebra do negócio quando o mundo se torna caos. Pouca gente faz isso, mal tem dinheiro para capital se giro. 

3- Achar que o mercado é só alta. Compram "topo" e vendem fundo. Isto é: "comprei caro, realizei prejuízo e vendi barato, no desespero". Aprender que mercados Bull são longos, mas os Bear são mais curtos... porém, caem muito mais rápido do que a alta gradativa dos mercados Bull. Difícil fazer market timing e descobrir o topo, por isso mesmo os dados fundamentalistas ajudam a criar um parâmetro para optar pela RV ou pela RF. 

4- Compra de Puts como proteção (hedge) da carteira. É como comprar um seguro, deixei de fazer isso pela última vez. Quando o mercado voltar a subir, virar novamente "só alegria", é parte da estratégia a aplicar.  

 As oportunidades

1- Bear Markets são oportunidades de criar riqueza. Vimos que muitos ativos foram depreciados absurdamente semanas atrás, com uma certa alta desde então. Mas tomem cuidado: não comprem tudo de uma vez só, podemos estar num período de "Bull Trap" (Recent rally could be a 'bear market trap:' Miller Tabak strategist), que em resumo, é uma alta intermediária, antes de uma queda mais forte até o fundo propriamente dito.

 Minhas posições já compradas em ações nas Previdências Privadas, seguirão. As ações que comprei dias atrás, realizei lucro e também fiz um swing trade curto com parte dos FII, lucrando mais de 3 mil reais em 24h. No total, lucrei 25.544,82 reais em menos de duas semanas e estou com 159.648,66 reais no caixa e tenho mais 61.000,00 reais para aportar semana que vem, dando um caixa de 220.000,00 reais. 


 Este caixa de 220K, pretendo usar para swing trades ou posições alavancadas, enquanto o resto segue como está. 

2- No momento atual: aprender a levar uma vida frugal (quem leva, não está desesperado...), perceber a importância de se ter a casa própria (ou, pelo menos ter como pagar o aluguel, sem perder o poder financeiro quando o fluxo de caixa virou pó). Cortar despesas supérfluas, renegociar aluguéis (este é o momento). E tenham certeza que outras crises virão, não será a primeira e muito menos a última. 

 Aprenda a viver com menos, só assim você conseguirá se livrar do ciclo vicioso dos gastos desnecessários e da destruição de dinheiro e tempo de trabalho em sua vida. Estou plantando sementes em terra arrasada, enquanto muitos que conheço, estão se desfazendo do seu patrimônio para sobreviver. 

 Não tenho bola de cristal, mas os dados ruins da economia e desemprego batem na conta nos próximos 3 meses, não esqueçam disso. Não vejo no momento expectativa do fim da alta volatilidade, mas isso trás oportunidades também. Ajustem as velas!




25 comentários:

  1. Aprendizados:
    1° Ter poupança e não ter dívidas é fundamental pra quem quer ter paz nos momentos de crise.
    2° FII não é renda fixa e não "só valoriza" e nem "é menos volátil que ações".
    3° Eu adoro ficar em ksa.
    4° A geração de afronhados e mimizentos progressistas vai sofrer muito. Brasil sairá mais pobre e endividado dessa crise. Ou cortará gastos e vai vender bens público ou voltaremos aos anos 90 com inflação e desabastecimento. Aí que esses afronhados vão ver como é bom viver no socialismo.
    5° Apesar de todos os erros, eu ainda apoio Bolsonaro. Prefiro um que erre tentando acertar que os velhos ladrões de sempre ou pior, o PT e toda a canalhada da esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só discordo do item número dois. Os fundos imobiliários tem menor volatilidade sim, comparados com ações. Basta ver a minha carteira, onde tenho 50% em fundos imobiliários a minha queda não passou de 13 a 14%. Sugiro você ler este post:

      https://palafiita.com/2018/06/10/volatilidade-ifix-x-ibov-x-imob/

      Excluir
  2. Eu também desconfio dessa rápida aparente recuperação da bolsa. E sempre aquela questão, se vender agora, posso deixar de ganhar mais, se não posso, posso perder o que ganhei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos estar numa Bull Trap, temos que ir com calma. O pacote de notícias ruins está longe de acabar. Uso o que já está aplicado para o longo prazo, e os swing trades para lucrar no curto prazo. Se um swing trade der errado (opero geralmente comprando), vira carteira e não realizarei prejuízo.

      Excluir
  3. Bem ponderado. Hora de aportar com serenidade, ter manejo de risco e provar que consegue ser flexível com as despesas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora de rever toda e qualquer despesa, simples assim. Viver com menos é uma arte, uma prática diária.

      Excluir
  4. Olá HM, a reserva de oportunidade faz muita diferença nestes momentos, mas acredito que o difícil é acertar o fundo, acredito que isto não seja o mais importante, daqui a 10 anos qualquer ativo comprado na casa dos 60-80 mil pontos será bem valorizado. O Stuhlberger admitiu que comprou cedo de mais. O que me deixa com muita dúvida é quantos % da reserva de oportunidade usar em cada queda e o fundo nunca chegar.

    https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/03/23/verde-diz-que-errou-ao-voltar-a-comprar-cedo-demais.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SI, eu olho os fundamentos. Na hora da queda, vejo: VP, PL, ROE, Margem Líquida, dividendos, crescimento da receita nos últimos anos, P/VP.
      O fundo ninguém sabe, mas quando um ativo está barato não é difícil saber. Claro, pode ficar mais barato ainda... mas a compra já terá sido feita com uma margem de segurança.

      Excluir
  5. Reserva de emergência é fundamental para aguentar a baixa da bolsa. Mantenho cerca de 5% do meu capital em poupança e 10% em tesouro selic.

    ResponderExcluir
  6. Realmente ter reserva de emergência neste momento é um conforto sem igual. Permite manter a calma e a sanidade. Ainda permite usar a reserva de oportunidade para aproveitar os descontos interessantes da bolsa, comprar empresas ótimas por preços interessantes.

    Eu levo uma vida frugal, sem exageros, focado no que tem valor para mim. Interessante ver como isto é bom em momentos como este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID, exato. Estou vendo amigos que conheço passando aperto. Mas não sabem o que é vida frugal ou não se interessam. Eu comprar um carro de 300 mil, que não compro, é fácil. Duro é o cara que não pode e gasta como se pudesse.

      Excluir
  7. Rapah a coisa ta ficando feia no brasil politico. BOlsonaro cada vez mais acuado por essa corja do STF e dupla Maia/Batoré. Ele nao ajuda mto indo a carreata pró militares, apesar de eu pessoalmente apoiar. Acho que isso nao vai acabar bem, estou mandando 80% da minha grana pra fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, ele cumprimenta quem o apoia e nada além disso. Lula era apoiado pelas FARC, PCC, os petistas cansaram de falar em morte da classe média... em guerra civil... nem por isso caiu - exceto no impeachment . Ele não convocou nenhuma manifestação na data de hoje. Se as pessoas estão nas ruas, isso se chama democracia.

      Presidente só cai se perder o apoio popular, não vejo isso no meu dia a dia. Acho que ele precisa ser mais prudente em certas falas, não apoio tudo
      que diz. Mas na atual conjuntura, votei e votaria nele de novo. Está lutando contra uma gangue que envolve Rede Globo, Maia, Alcolumbre, DEM, esquerda no geral, PSDB, MDB, governadores pulhas. Não é fácil, meu amigo. Aqui, no Brasil, o crime compensa.

      Excluir
    2. Votei nele mas hoje não votaria mais. Se Moro e Guedes sairem então, adeus pra ele. Nem com a xuxa de ministra ele vai conseguir ser reeleito e bobear nem termina o mandato. A maioria com quem eu falo na iniciativa privada fala o mesmo, era esperança que se tornou um estorvo

      Excluir
    3. Sinceramente, você deve estar na iniciativa privada de Cuba... pois aqui onde moro, Brasil, os empresários que conheço e não são poucos, votaram e votam nele. A economia estava começando a bombar antes dessa zorra deste vírus, não seja ingrato!

      Quer mágica com o congresso de merda que temos, que tudo que o cara quer fazer é sacaneado por eles? PQP, seu discurso é aquele do famoso "ajuda petralha". Acorda!

      Excluir
  8. Olá H.M., tudo bom?

    Ótimo Post! Concordei com todos os pontos de quais tenho algum conhecimmento.

    Tem artigo novo! Passa lá e dê uma força!

    https://is.gd/Aportehoje

    ResponderExcluir
  9. Oi Heavy,
    Concordo com seu post, essa crise veio para nos ensinar muitas coisas.
    Eu mesma, já ajustei a vela do meu barco para chegar no meu destino. Pode não ser tão rápido, mas sei que vou chegar. Acho importante essa flexibilidade para ir ajustando conforme vem o aprendizado. Ao invés de chorar, como você mesmo disse, aproveitar para plantar em terras arrasadas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga! Ter paciência é uma arte. Veja meu post novo e vera como ter calma ajuda.

      Excluir
  10. Fala, HM.

    Mesmo em fase de montagem inicial da minha carteira de ações, estou sentindo na pele como é importante ter uma Reserva de Oportunidades. Inacreditável ver uma ação como do Bradesco caindo 30% e você não ter 1 real pra aportar além do seu aporte mensal.

    Meu foco inicial era investir 100% do meu capital em ações, mas irei ajustar para 70% RV e 30% RF, afinal, outras crises e estresses no mercado virão e tendo uma reserva poderei dobrar ou triplicar o número de ações das empresas que já tenho em carteira, refletindo de modo significativo na renda passiva.

    Stay Hard \m/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CD, a RF serve para diminuir a volatilidade da sua carteira e para aportar na RV na hora das quedas fortes. Eu transformei todas minhas Previdências em fundos com ações. Mercado esticou em 2 a 3 anos, mudo de novo para PP com mais RF.

      Excluir
  11. HM,
    Partindo do pressuposto de que estamos em um bull trap, já não é hora de fazer um seguro com PUT? Nem que seja um génerico, tipo put de bova11 com um strike uns -20% abaixo?
    É o que estou pensando em já fazer. O problema é que ainda está caro fazer seguro, pois a volatilidade está alta. Mas pelo jeito a queda é iminente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Vou seguir nos trades, quando puder, se afundar de novo é a hora da compra para LP.

      Excluir
  12. Erneste Mandou bem pra caralho nesta. Vc precisa postar sobre isso, ninguém ta vendo essa porra nao?
    https://www.metapoliticabrasil.com/post/chegou-o-comunav%C3%ADrus

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.