HEAVY METAL Investidor: Venda coberta de Opções de Compra: vale a pena? (republicação)

domingo, 19 de julho de 2020

Venda coberta de Opções de Compra: vale a pena? (republicação)

 Boa noite, macacada investidora de Pindorama! Vou republicar hoje um post meu de 18/03/2011 (já tem mais de 9 anos) e como sempre, procuro me atualizar sobre o tema abordado. Grata foi a surpresa e quero compartilhar com vocês, sendo que dividi o mesmo em duas partes: parte 1 (antigo post) e parte 2 (uma atualização do antigo). Boa leitura!




Come on, Market... BRING IT ON!!! I do BXMD Covered Call strategy!


 PARTE 1

 Vou discutir rapidamente sobre um assunto que muitos falam, criticam e poucos fazem de forma correta: Venda Coberta de Opções de Compra ("covered-call" ou "financiamento", como é também chamada esta operação com as opções de compra ou "calls"). Não tenho a intenção de mudar a opinião de ninguém, apenas vou citar minha experiência pessoal sobre o tema. 

 No começo da minha jornada como investidor eu tinha algumas ações em carteira, mas muito concentrado em VALE5 e PETR4. Foi então que descobri o assunto OPÇÕES, li muito a respeito do tema (talvez uns 6 livros), fiz um curso e pratiquei das maneiras mais diversas possíveis: venda coberta de opções de compra, venda descoberta e muito alavancada (a famosa corda para enforcar a si próprio, ou, cemitério de otário...), compra a seco de opções de compra, compra de opções de venda (ou "Puts"), travas de baixa, travas de alta, collar, algumas borboletas... Enfim, uma loucura de tempo desperdiçado e saindo com enorme desgaste emocional e pouco retorno financeiro. Foi quando aprendi uma regra básica e simples: venda coberta é para remunerar sua carteira, te pagar uma taxa de juros extra visto não haver garantias de alta de suas ações (ou queda). Mas o dinheiro recebido pelas opções vendidas entra no seu bolso de verdade...

 Podemos perder uma alta do ativo, mas nunca perder dinheiro na operação. Existe um artigo intitulado "Better than Buy and Hold" do Site "The Motley Fool",  que mostra claramente que nos últimos 20 anos do S&P 500 a venda coberta de opções de compra (de empresas sólidas) teve um retorno de aproximadamente duas vezes o índice!!! Isso é ruim? Arriscado? Não acho. Leiam parte do texto do citado artigo:

 "Because of the income they bring and the defensive power they can add to a portfolio, covered calls have approximately doubled the return on the S&P 500 over the past 20 years. Combining covered-call writing with solid stock selection and a buy-and-hold mentality is a Foolish recipe for even better performance -- making you extra money on quality companies while letting you sleep well at night"

 Cito agora minha experiência com a VCOC nos últimos 12 meses: fiquei meio de saco cheio de vender opções no início de 2010 e dei uns meses de folga na operação. PETR4 estava subindo e eu deixei a ação "andar" sem estar travado com as opções. Erro Crasso: PETROSSAURO de 39,xx veio aos 23,85. Voltei então a fazer VCOC há aproximadamente 5 meses e recebi mais de 56.000,00 reais limpinhos nas últimas vendas somadas. Continuo com a mesma quantidade de PETR4 em carteira e todo o lucro virou novas ações ou Fundos Imobiliários - menos novas PETR4, pois minha posição ainda é muito grande na mesma. Hoje, ela patina entre os 26 e os 29 reais (está "de lado") e não tenho tanta fé me alta sustentável no curto prazo. Baixei meu preço médio em mais de 3,50 reais até a presente data e sei que vou mais longe, pois no meu atual patamar de preço eu estou seguro se for exercido ou mesmo precisar rolar a operação para o mês seguinte. O segredo da venda coberta é se deixar exercer se a taxa de lucro for boa, recomprar a mercado e vender novamente ATM ou 1 Strike acima (OTM). Sugiro a leitura do artigo que citei, tirem suas próprias conclusões.





PARTE 2

 Vou enumerar as novidades que descobri sobre a comparação entre o tradicional "Buy and Hold" x "Venda Coberta de Opções de Compra" (VCOC), como citada no artigo do The Motley Fool.

1- Entre os anos de 2000 e 2010, a VCOC realizada sistematicamente todos os meses, independente de ser exercido ou não no dia do vencimento da série de opções vendidas, bateu em 53% o S&P 500:



2- Existe nos Estados Unidos um índice e mesmo um ETF que replicam a VCOC: chama-se BXM ("BuyWrite Index", ver figura acima) e usa a venda de opção ATM ("at the money", isto é, no preço da ação). E mais! tem também o BXMD - é o BMX, mas fazendo venda coberta com "Delta" de 0,30 em uma opção OTM ("out of the money", ou, fora do preço da ação) ao invés dos 0,65 a 0,45 de Delta das opções que estão ATM. Com isso, a venda coberta te paga um prêmio melhor ao permitir uma maior subida do ativo, que pode subir mais do que o preço atual até seu strike vendido - e também lucra com o dinheiro das opções vendidas. 

 Como é calculado e a estratégia de venda coberta com Delta de 0,30 no índice (e também tem ETF) BXMD: BXMD Index Methodology Paper

 Há maior risco de perda sobre o valor inicial das ações compradas, pois ao vender uma opção OTM você recebe um prêmio menor do que receberia por uma ATM, que te daria mais "proteção" por ser mais gorda. Mas, o papel pode subir mais também! Maior risco, maior retorno... não tem como fugir da regra.

 Exemplos rápidos (hipotéticos!):

- Compro VALE3 por 60,00 reais hoje, vendi de imediato VALEH60 por 2,50 reais. Tenho uma proteção de 2,50 reais de queda (até os 57,50) e se o papel subir acima de 60,00 reais, sou exercido e entrego o mesmo por exatos 60,00 reais e nada da alta eu lucrarei - mas, recebi o prêmio de 2,50 reais antecipados pela venda coberta ATM. Assim funciona o BXM.

Compro VALE3 por 60,00 reais hoje, vendi de imediato VALEH64 por 1,00 real (esta opção tem Delta de 0,30 e por isso foi a escolhida). Tenho a proteção de somente 1,00 real de queda (até os 59,00 reais) e se o papel subir acima dos 64,00 reais, sou exercido e entrego o mesmo por exatos 64,00 reais, somados ao 1,00 real que recebi antecipado pela venda coberta OTM. São 5,00 reais de taxa que lucrarei. Tenho menos proteção de queda, mas maior margem de lucro na alta. Assim funciona o BXMD.

 Nos dois exemplos dados, se o papel estiver abaixo de 60,00 ou de 64,00 respectivamente, não seremos exercidos no dia do vencimento das opções e o prêmio das opções vendidas é embolsado. 

3- Para quem não sabe, venda coberta de opções para receber "taxa" mensal consiste em fazer a venda das opções de compra (call) com vencimento exatamente no mês a seguir do vencimento atual, no strike chamado de ATM ("at the money"): ou seja, no dinheiro, no preço do ativo a mercado. Claro, podemos fazer a venda OTM ou, para quem aposta na certeza de queda do mercado, ITM ("in the money", ou, dentro do dinheiro) com prêmio maior mas já tendo menos valor extrínseco e tendo algum valor intrínseco no prêmio.

 Se por acaso, você foi exercido nas opções vendidas do mês anterior, pega o financeiro que resultou do exercício de suas ações e compra novamente as ações a mercado (comprará menos ações; se você foi exercido, significa que o mercado subiu mais que o preço que você pagou inicialmente) e imediatamente vende o mesmo número de opções sobre o número novo de ações compradas - e assim, sucessivamente. O foco é o financeiro, não a quantidade de ações. Lembrando que terá períodos onde você não será exercido, podendo simplesmente ficar com grana recebida das opções vendidas antes, mantem suas ações e vai lançar (vender) novas opções para o mês seguinte. 

4- Gráfico de 32 anos, retirado do site da CBOE (Chicago Board Options Exchange):






Link: 32 Years of Performance History for 10 Benchmark Indexes That Use S&P 500 Options – Lower Volatility and Enhanced Risk-Adjusted Returns

 O gráfico acima mostra que a venda coberta na estratégia BXMD (com opções de compra OTM, com Delta de 0,30) foi superior a todos os outros índices, ao longo de 32 anos testados, incluindo o S&P 500BXM, BXMD e mesmo o índice "PutWrite" (nome "PUT") que trabalha com venda de opções de venda - ou "Puts -  no strike ATM todos os meses e a aplicação do financeiro em Bonds americanos. Segue o link de como funciona a estratégia do índice: CBOE S&P 500 PutWrite Index (PUT).


 A
chei simples e interessante a estratégia do BXMD. Vimos também que o índice BXM, citado por mim 9 anos atrás e descrito no artigo que usei como referência na ocasião, perdeu para o S&P 500 como mostrado no gráfico acima. Por isso é importante sempre estar atualizado naquilo que lemos e escrevemos.

 A idéia de escrever novos posts ou atualizar antigos é sempre de agregar, de trazer algo de útil e que possamos usar para obter um melhor retorno em nossos investimentos. Gostei do que li e gastei mais de 6 horas preparando este post, entre ler, digitar, corrigir e postar.  Mas valeu a pena, espero ter ajudado vocês. 

 Agora, é colocar em prática. Se tivesse como fazer backtesting seria ótimo, vou tentar fazer isso e será tema de um novo post!



"Make Your Money Happy!!!"

11 comentários:

  1. Se vc comparar esses ETFs com o SPY no tradingview a historia é outra. Os dois perdem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trading view? Tem N maneiras de ver as coisas, concorda? Eu prefiro confiar nos dados da CBOE, dados de 32 anos e disponíveis para qualquer um fazer os cálculos. Abraço!

      Excluir
  2. Estou com um dinheiro parado na renda fixa a 100% do CDI.
    Estou pensando em pegar parte dessa grana, comprar alguma ação e vender opção coberta que seja atm ou otm e dê se exercido pelo menos 3% do valor que eu comprei.
    Se não for exercido, relançando no outro mês nesse mesmo valor até que um dia seja exercido.
    Se a RF voltasse a render mais, voltaria esse dinheiro para a RF, se não, faria esse tipo de operação novamente.
    Você acredita ser uma estratégia válida? Pq em 1 ano nas taxas atuais esse dinheiro só me renderia 2.15% a.a. E ao ser exercido não perderia o valor principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estratégia válida! É justamente o que diz o texto. Pelos cálculos deles, a estratéia com opções de compra com Delta de 0,30 deu o melhor retorno até que o S&P. Dados de 32 anos.

      Excluir
  3. Quando eu comecei a leitura eu achei que você ia comparar sua performance nesses 9 anos, não entendi, você parou de operar venda coberta de call ou só não colocou?

    Esse estudo é muito, reforça a ideia que rentabilizar com opções é bom e não tão arriscado assim se souber oq está fazendo.

    Post muito útil, valeu ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI, eu sai de ações e opções anos atrás e mergulhei em RF e FII. Até aqui, deu um resultado bom (jamais espetacular). Carteira com Beta menor, menos vol, sobe menos mas cai menos também e recupera mais rápido na queda. Foi o que aconteceu com a minha. Esrou e volta as ações e pelo visto, opções também... Rsssss

      Excluir
  4. muito bom.. nao sabia da existência desses ETFs

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, muito bom seu vlog cara, tenho 19 anos, e 40k, e to mergulhando de cabeça no mercado. Sobre backtest, a b3 tem as cotações históricas e vc pode baixar e plotar no excel. É q por incrível que pareça eu tenho uma dificuldade absurda em entender a venda coberta kkkkk. Mas quando eu entender eu rodo um backtest no excel e te mando os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, vamos lá. Você compra PETR4 por 20 reais. Vende a opção do mês seguinte amanhã (dia de vencimento de opções), a PETRI22 por 2 reais (vence em Setembro). Em Setembro, novamente no dia do vencimento, PETR4 está valendo 21 reais - não bateu nos 22 do strike vendido. Sendo assim, você fica com suas ações e com os 2 reais do prêmio que recebeu 30 dias antes na sua conta. Sua PETR4 agora já custa 18,00 reais... pois te deu 2 reais de gruja nas opções (20 - 2 reais = 18).

      No mesmo dia do vencimento em Setembro, você vende a opção PETRJ22 por 2 reais (vence em Outubro). Chega Outubro, no dia do vencimento PETR4 está custando 23 reais, você será "exercido": vai entregar suas ações pro tomador, receberá os 22 reais (mesmo ela custando 23 a mercado, foi o contrato que vc fez na opção) e fica com os 2 reais do prêmio.

      Em 3 meses, vc pagou 20 reais no papel, recebeu 4 reais das opções (PETRI22 e PETRJ22) e ainda ganhou 2 reais ao entragar suas PETR4 por 22 reais (22-20 = 2 de lucro). No final, recebeu 2 + 2 + 2 reais = 6 reais em 3 meses, 30% de taxa na operação - algo impossível na RF. Entendeu?

      Porém, se PETR4 cair, fica com o prêmio da opção mas perde na cotação do ativo. Se cair aos 17 reais na primeira operação realizada (PETRI22), lucrou 2 da opção e perdeu 3 no ativo. Pode considerar que agora seu PM no papel (novo PM) é de 18 reais (20 - 2 da opção) e lançar coberto na PETRJ19 ou PETRJ20 para não lançar muito fora do dinheiro se vc espera mais queda no papel. Tem que ir ajustando: valor de compra da ação, prêmio recebido, recálculo de PM do papel descontando os prêmios de opções recebidos e olhar a tendência de alta ou baixa e ajustar em qual novo strike vai lançar mês a mês.

      A estratégia que estou estudando neste post é robotizada: se deu exercício, pego o financeiro e recompro a ação a mercado e lança coberto na hora, na opção com Delta de 0,3 OTM sem olhar mais nada. Veremos no que vai dar em 12 meses, queria mesmo era fazer o backtest de 5 anos a 10 anteriores com esta estratégia.

      Excluir
  6. Gostei HM. Cara eu faço lançamento coberto ha quase 2 anos, parei um pouco pois estou fazendo Day Trade (mas tá osso...). Eu já fiz atm e otm, nunca fiz usando parâmetro de delta, vou estudar um pouco. Na minha experiência da pra tirar de 2 a 5% ao mês quando o mercado está direcional. Ruim so quando o preco cai dai fica meio amarrado. No curso que fiz quando a ação cai o pessoal lança parte da carteira Atm e se o mercado subir vc leva chumbo que depois amortiza em créditos fiscais. Pra quem tem a estratégia Buy and hold é um espetaculo pois pode lançar fora do dinheiro pra ganhar alguma grana com pouco risco de exercício. Ou na pior das hipóteses de re comprar a opção vendida ou ainda de rolar ela para 1 ou 2 meses a frente. Estou fazendo rolagem ultimamente pois o mercado tem subido e descido sem razão. Dai lanço o ativo no dinheiro e acompanho, em um dia de queda perto do vencimento re compro e lanço novamente para o próximo mês. Dá menos trabalho que day trade e o ativo é seu. Tenho feito so com blues chips pois se essas derem merda o Brasil já colapsou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Ney! Mercado de lado é o ideal para venda coberta. Farei o post novo amanhã, dando sequência a este já com os resultados do mês passado e lançando pro mês seguinte como sugere a estratégia.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.