HEAVY METAL Investidor: Bem vindo ao grande quique!

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Bem vindo ao grande quique!

 Boa noite! Trago pra vocês um post lido em outro site, de nome "Portofolio Charts". Explica muito bem sobre a dinâmica das quedas das carteiras de investimento nos mercados "bear" e do rebote, do quique de retorno esperado (recuperação) a seguir, para cada tipo de portfólio quanto a: tempo estimado, o drowdown de cada um, velocidade de retorno e como portfólios específicos podem se comportar melhor que outros no longo prazo e nos momentos de stress. Como esperado, quem vendo no "fundo", perde toda e qualquer chance de recuperação...

 Consegui usar o tradutor do Google e achei que o texto ficou bem legal - esperava aqueles textos mal traduzidos para o português, mas me surpreendi.



MERCADO CAIU? KEEP CALM E CUIDADO COM O REBOTE!!!


 Segue o texto, tenham uma ótima leitura:

"Eu não sei sobre você, mas os últimos meses foram alguns dos mais loucos e interessantes que me lembro. De uma pandemia global e uma agitação social contínua de um lado a um lançamento incrivelmente inspirador da SpaceX e uma esperança emergente de um mundo melhor do outro, a montanha-russa de emoções está por todo o mapa. É imprevisível, intenso e às vezes totalmente desgastante.


 E os mercados refletiram claramente essa loucura. Parece que foi ontem que escrevi um artigo catalogando um dos piores meses para investir em registro, mas o mercado recuou muito mais rapidamente do que os investidores mais otimistas esperavam. Esse desenvolvimento encorajador parece ter mudado um pouco a mentalidade do investimento, estimulando um leitor curioso a fazer uma pergunta interessante sobre o futuro:


 Quais são os portfólios que tendem a se sair melhor após uma crise?

 Embora eu não tenha uma bola de cristal em funcionamento, tenho uma tonelada de dados históricos na ponta dos dedos. Então, vamos nos aprofundar e ver o que podemos aprender sobre recuperações de portfólio.

Reações iguais e opostas

 Para responder a essa pergunta, vamos começar de onde paramos alguns meses atrás, quando as coisas pareciam muito mais terríveis. Em Alocação de ativos no mês mais doloroso , falei sobre os rebaixamentos para cada portfólio, do pico das ações em 19 de fevereiro ao fechamento do mercado, 30 dias depois, em 20 de março, durante a pandemia de COVID-19 em desenvolvimento. E não foi bonito. Certamente, alguns portfólios lidaram com isso melhor do que outros. Mas não havia como escapar da dor.



 Embora não tivéssemos ideia de onde as coisas iriam a partir daí, por sorte, esse prazo apenas captura quase precisamente o rebaixamento máximo da bolsa de valores este ano. E a recuperação do mercado desde essa data não foi nada menos que surpreendente, dadas as circunstâncias. Para ilustrar isso, veja o retorno total de cada portfólio nos 2,5 meses seguintes, de 21 de março a 5 de junho.




 Observe que mantive a ordem do portfólio igual à primeira classificada por rebaixamentos, por isso é fácil comparar os dois gráficos. Dessa forma, é fácil ver a lição nº 1 em recuperações de portfólio:

A altura do salto é proporcional à profundidade da queda.

 Basicamente, perdas e ganhos estão relacionados à volatilidade geral. Os portfólios geralmente não mudam de caráter da noite para o dia, e grandes ganhos andam de mãos dadas com grandes perdas

 Mesmo assim, o que parece ter pego as pessoas desprevenidas é a altura desse salto. Embora o período do segundo gráfico seja mais do que o dobro do primeiro, poucos esperavam que o mercado de ações total ganhasse 45% tão rapidamente (em comparação com a perda inicial de 33%) quando os problemas subjacentes que causaram a queda em primeiro lugar são ainda ao redor. E os grandes números causaram um pouco de exuberância renovada no mercado, onde parece que alguns investidores estão subitamente clamando por acumular nas carteiras com os maiores retornos recentes.
      
Você não pode ver ganhos no vácuo
  
 Mas, como mencionei várias vezes, os números retirados do contexto geralmente levam você a tomar más decisões. Nesse caso, você deve se lembrar que esses grandes ganhos vieram imediatamente após uma grande perda. Expanda a análise para o período completo de 19 de fevereiro a 5 de junho, abrangendo a queda longa e a grande repercussão, e os resultados são assim:



 Novamente, isso tem a mesma ordem de carteiras, mas dá uma impressão muito diferente. Apesar de ter mais ganhos após o salto do que perdas antes, a maioria das carteiras ainda está abaixo do pico de fevereiro. E aqueles que voltam ao normal ou já estão registrando novos máximos têm os menores ganhos recentes. Eles só tinham um buraco muito mais raso para sair. O que nos leva à lição nº 2 em recuperações de portfólio:

Grandes perdas exigem ganhos ainda maiores para se equilibrar.

  As porcentagens de retorno são compostas e as perdas de um ponto inicial mais alto têm um efeito maior no saldo da sua conta do que o mesmo ganho percentual de um ponto inicial mais baixo. Lembre-se dessa lição sempre que avaliar retornos recentes. Esse enorme ganho de 45% para o mercado de ações pode parecer a melhor escolha no papel, mas o ganho mais escasso de 12% para o investidor do Portfólio Permanente que planejou com antecedência e apenas se manteve firme na verdade resultou em um retorno total mais alto no final. O rápido crescimento de uma recuperação é ótimo, mas não perder dinheiro em primeiro lugar é igualmente importante.

Os benefícios mensuráveis ​​da persistência

 Para avaliar o quanto o mercado se recuperou em pouco mais de dois meses, aqui está a grande queda de um mês e o retorno total, incluindo a recuperação subsequente combinada em uma imagem:



 Que diferença alguns meses fazem! Quando parecia que o mundo inteiro estava desmoronando, ninguém previu que as perdas acentuadas evaporariam assim. Quem permaneceu no curso deve estar muito satisfeito com os resultados.

 Infelizmente, muitas vezes é muito mais difícil do que parece, e eu sei que muitas pessoas vendem com medo exatamente no pior momento. Entendo totalmente suas emoções e suas frustrações agora. Quando você sabe que poderia ser a coluna vermelha ou azul, mas ficou trancada no cinza, é uma pílula difícil de engolir. De fato, essa é uma boa lição # 3:

As pessoas que vendem quando os tempos são ruins, perdem qualquer recuperação.
     
 Enquanto você pensa intuitivamente que está diminuindo o risco de mais perdas, provavelmente está aumentando a chance de acabar com menos dinheiro a longo prazo.

 Está certo. Todos nós já fizemos isso em algum momento. Portanto, tente transformar o negativo em positivo. Encontre um portfólio com o qual possa manter-se, mesmo quando os tempos forem difíceis, e você se manterá posicionado para se beneficiar da recuperação inevitável, enquanto os comerciantes ativos e nervosos ainda estão sentados na linha lateral imaginando o que fazer a seguir.

Nem toda bola salta da mesma maneira
    
 Tudo isso dito, eu entendo que os eventos que envolvem essa falha e recuperação em particular são bem únicos. Sei também que portfólios diferentes podem ter dificuldades em momentos muito diferentes. Então, vamos explodir isso e pensar em um quadro geral. Se realmente queremos estudar como diferentes carteiras se recuperam de grandes perdas, precisamos de uma queda maior.

 Para cada portfólio no site, primeiro medi o rebaixamento composto mais ajustado pela inflação desde 1970 (usando dados de final de ano). Para capturar o comportamento de recuperação, encontrei o retorno real anual do primeiro ano após o final de cada portfólio individual. E, finalmente, calculei o rebaixamento do portfólio resultante desse ponto inicial até o final do primeiro ano de recuperação.

 Traçar os dois rebaixamentos no mesmo gráfico é uma boa maneira de avaliar a “bounciness” de qualquer portfólio após a maior perda registrada nesse portfólio. Eu não tinha certeza do que esperar e, francamente, os resultados me surpreenderam.



 A primeira coisa que notei é que a recuperação de 1 ano foi bastante semelhante na maioria dos portfólios do portfólio Sandwich à esquerda. A maioria recuperou de um quarto a um terço de suas perdas um ano após o pregão. Definitivamente, demonstra quão notável é a recuperação mais recente em um sentido histórico e também ilustra a dor duradoura dos problemas sistêmicos que causaram rebaixamentos ainda mais profundos do que experimentamos este ano.

 Mas vá para a direita do gráfico e as rápidas recuperações de várias carteiras realmente se destacam. Não só alocações de ativos como o 7twelve Portfolio , Pinwheel Portfolio , All Seasons Portfolio , Carteira Permanente , e Golden Butterfly não perder tanto como o pacote, mas eles também se recuperou muito mais rápido e postou muito melhores finais retornos. Pense nos portfólios à esquerda como uma bola de boliche caída de um telhado e os da direita como uma bola super saltada caída de uma mesa. Qual saltaria mais alto? Nem tudo é sobre a altura da queda.

 Outra maneira de estudar a recuperação do portfólio é examinar os gráficos de Drawdowns. Por exemplo, aqui estão alguns portfólios diferentes ao longo do espectro:


 Nesse caso, ignore as linhas vermelhas e observe o preenchimento cinza abaixo delas. Imagine essa área como um pedaço de tecido. As perdas para o mercado de ações total são como jogar uma bola em um colchão macio, enquanto as perdas para a Borboleta Dourada são como pular em um trampolim esticado. O mercado de ações pode levar mais de uma década para se recuperar de grandes rebaixamentos, enquanto a Borboleta Dourada se recuperou completamente apenas um ano após seu pior rebaixamento de todos os tempos.

 O que leva a uma quarta lição sobre recuperações de portfólio que é nova até para mim:
     
Algumas carteiras são mais seguras que outras e se recuperam mais rapidamente após uma grande perda.    

 Embora a magnitude geral de uma recuperação seja geralmente proporcional à perda, o tempo de resposta pode ser muito diferente para cada alocação de ativos. Quando confrontados com seus próprios cenários de pior cenário, as carteiras insufláveis ​​têm uma qualidade interessante de retornar rapidamente, em comparação com suas contrapartes mais esponjosas. O que naturalmente torna muito mais fácil confiar em seus investimentos e manter o curso.


 Exatamente como isso funciona vale a pena estudar mais, mas claramente algumas carteiras são apenas mais resistentes às turbulências do mercado do que outras. E essa robustez inerente parece se estender além dos rebaixamentos iniciais e também às recuperações resultantes.

Está tudo na estratégia

 Independentemente dos mecanismos precisos que conduzem as recuperações do portfólio, os resultados são realmente muito interessantes e uma lição valiosa para quem pensa em como gerenciar melhor seu dinheiro. Recapitulando os pontos altos do que aprendemos:


  As carteiras que perdem mais também ganham mais, mas perdas maiores criam um buraco mais profundo do qual você precisa de ganhos ainda maiores para escapar. Você precisa combater seus instintos e permanecer investido para capturar a recuperação, e algumas carteiras se recuperam mais rapidamente do que outras".
    
OBS: os links nas palavras grifadas em azul foram mantidos! Sugiro que cliquem nos mesmos e terão mais informações, muito legais, sobre os portfólios. E agora estou também no Instagram (celular: @heavymetalinvestidor ou no link https://www.instagram.com/heavymetalinvestidor/)

 Link para a postagem originaldo artigo que originou este post, em inglês: WELCOME TO THE BIG BOUNCE 



9 comentários:

  1. O permanent portfolio é porreta. Estou pensando em usar ele, não tem tempo ruim com ele e a vol é bem menor tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muita coisa boa. Estou sempre tentando ver onde posso melhorar meu portfólio.

      Excluir
  2. Você sempre elevando muito o nível da discussão da finansfera.
    O portfoliocharts.com tem uma quantidade absurda de informação de qualidade pra quem tem interesse.
    Nada é por acaso e você com certeza merece tudo que conquistou, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI, conhecimento só serve se a gente dividir. Assim é o mundo, assim é a vida. Quero todos ricos! Quem gosta de pobreza é socialista!

      Excluir
  3. O mais quente é o dragon portfolio, mas não é muito simples de fazer não, necessita de uma gestão mais ativa e meio complicado com as opções que temos no querido Brezil. Eu ainda estou estudando como adaptar para a nossa realidade

    Resumo 21% em ações, 19% em ouro, 18% em renda fixa e agora complica 18% em tendência de commoditys (dólar, prata, café, boi o que quiser com tendencia, isso demanda estudos) e long em volatilidade que é a mais complicada.

    https://taylorpearson.me/thedragon/

    ps: botão direito "traduzir para o portugês", pois o texto é longo

    ResponderExcluir
  4. Olá HM, venho acompanhando seu blog há alguns meses e gostaria de uma sugestão. Se estivesse começando agora a acumular patrimônio, porém, tendo todo o conhecimento e vivência que tem hoje. Qual seria o tipo de investimento que realizaria para se expor a câmbio, dólar, euro, outras moedas mais fortes? Consideraria ouro físico ou fundos de ouro? investiriam em fundos cambiais? abraços

    ResponderExcluir
  5. 1- Papéis (moeda) = prefiro comprar e guardar.
    2- Ouro = ou compra físico (mas não conte a ninguém) ou compra em Londres (bolsa, ETFs). O pessoal da XP Liberta pode te ajudar nisso, é o melhor custo benefício.
    3- Pense na estratégia do Golden Butterfly ou Portfólio Permanente, links estão no texto acima.
    4- FII, uns 20 a 30% da carteira, muito me ajudaram até aqui. Uma boa renda fixa, outros 30% para reserva de capital. Ouro, de 5 a 10%, moedas de 5 a 10% e o resto em ações (20 a 30%).

    Montou a carteira, tome conta e vá reajustando. Investir é algo PROFISSIONAL! Se não levar a sério isso, vai se lascar. Estude sempre! Sugiro aprender mercado de opções também, sem nenhuma dúvida.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.