HEAVY METAL Investidor: Gastar 15.999,00 reais num iMac novo ou 2.046,00 reais, por um iMac atualizado?

terça-feira, 4 de junho de 2019

Gastar 15.999,00 reais num iMac novo ou 2.046,00 reais, por um iMac atualizado?

 Bom noite! Como todo bom usuário dos produtos da Apple, nutro um grande amor e uma raiva proporcionais pelos seus produtos. A maneira com que abandonam as atualizações dos produtos mais antigos muito me incomoda, como as inovações apaixonam. 

 Num mundo que prega o combate a "obsolescência programada", mas ao mesmo tempo a perpetua, acredito que reciclar / conservar deveria ser uma atitude tomada por mais pessoas. Além de preservar o meio ambiente de forma efetiva e sem mimimi político-ideológico, é uma forma real de economizar - e muito. Já viram este antigo vídeo?



 Tenho um iMac de 27 polegadas, ano "late 2009". Comprei o mesmo de segunda mão, bem no começo de 2015. Estava sem um arranhão, anunciado na OLX, paguei 3.000,00 reais em dinheiro na época, fui buscar com meu filho mais novo participando de tudo (desde a negociação até o motivo de eu não estar comprando um novo, mas sim um bom e usado). O dono herdou ele numa dívida de uma empresa de marketing. Pesado como um elefante, mas é elegante também e soube que agora está classificado como "vintage" pelos Mac maníacos. Há uns 12 meses ou pouco mais, vinha ficando muito lento, demorando para abrir, para fazer as tarefas. Estava cansativo usar o mesmo.

 Tinha somente 4 gigas de DDR3 e um HD SATA3 de 1 Tera, lembrando que o computador é 2009! Já se vão aí 10 anos de uso. Decidi que ia comprar outro iMac do mesmo tamanho, usado, modelo mais recente (talvez 2015 ou 2016). Não encontrei o que queria no Mercado Livre ou OLX, e um novo (configuração mais barata no Brasil) custa "apenas" 15.999,00 reais. Dai, surgiu a idéia do upgrade e passei a pesquisar em inglês como e quanto custaria atualizar meu velho amigo. 

 Aprendi que a novidade (pelo menos para mim, leigo) era usar um "SSD" no lugar do meu antigo "HD", além de aumentar a minha memoria RAM para o máximo possível (de 4 para 16 gigas de DDR3). Pimba! Meu computador está um foguete, melhor do que quando comprei. Como disse o cara da loja: "depois do SSD, não existem mais computadores ruins".

 Gastei 2.046,00 reais no total nesta empreitada, sendo 350,00 de mão de obra (falarei sobre isso) e 1.696,00 reais em peças. As peças, trouxe todas dos Estados Unidos compradas na Amazon, muito mais barato que comprar aqui (absurdamente), fora que lá conseguimos comprar peças de iMacs antigos (todas elas). Lista de peças:

- Dois alto-falantes novos (os meus estavam estourados)
- Um suporte para o SSD (que é menor e bem mais leve que o HD)
- Um kit para conserto de iMac da marca "OWC" (instrumental, eles tem kits para todos os modelos de iMac antigos! EUA é foda), com um sensor de temperatura. Este novo sensor é fundamental, com o uso do SSD.
- 16 gigas de memória DDR3 novas, específica para o meu modelo e ano de iMac. Informação obtida no site da Apple. Esta é a capacidade máxima do meu modelo.

 O SSD, após ler e ver vários vídeos sobre o tema e pesquisar qual o melhor modelo, marca e custo/benefício, eu escolhi um SSD Crucial MX500 de 2 Tera 3D SATA 2,5" para meu iMac. Comprei também um SSD Samsung 860 EVO de 2 Tera 2,5" SATA 3 e coloquei no meu PS4 4k novo (último modelo)... Preciso falar como ficou muiiiiiiiiiito mais rápido? KKKKKK

 Voltando ao assunto "mão de obra", eu estava convencido que eu mesmo iria fazer o upgrade do meu computador, sem gastar com isso. No PS4, é fácil demais depois que se assiste os vídeos tutoriais corretos, mas sempre esquecem um detalhe e tive um contratempo bobo no upgrade do PS4, que resolvi com um vídeo em inglês mais completo. Só que o iMac, é preciso desmontar o mesmo, tirar a tela de LCD com cuidado e nos vídeos, parece fácil. Como o diabo mora nos detalhes, um detalhe me salvou: depois de 10 anos de uso, achei que uma limpeza interna de todo o computador seria necessária e muito útil. E foi.

 Com isso, desisti de fazer eu mesmo o serviço, pois não tinha os equipamentos para a limpeza (somente para trocar o HD). Contrariado depois de ver tantos vídeos explicando o passo a passo e tendo a falsa sensação de que eu era capaz de "resolver a parada", procurei uma loja especializada em notebooks e iMacs. Fui falar com o dono pessoalmente, que cara educado e seguro em tudo que me explicou! Curioso, pedi para ver como tirar pelo menos a tela de LCD, que parecia ser a parte fácil do serviço. Resultado: fácil para quem faz isso todos os dias, eu iria estragar a minha tela! Tem 4 pequenos sensores espalhados que mais parecem umas fitas de 4mm, "que quem não sabe, mesmo puxando a tela devagar após abrir o iMac, rasga os sensores e inutiliza a tela de LCD" - me disse na hora, sem eu nada perguntar, o dono da loja. Parecia que estava desarmando uma bomba tamanho o cuidado com que abriu a tela poucos centímetros (suficiente para entrarem dois dedos paralelos), escorou a mesma e desconectou os sensores.

 Nesta hora, vi o risco desnecessário que eu correria. O barato sairia muito caro, ainda mais quando falamos de conhecimento técnico. Lembrei na hora de uma parte do texto de um livro, creio eu que é do "Milionário Mora ao Lado", onde o cara se acidentou gravemente ou morreu ao tentar, ele mesmo, consertar seu telhado querendo economizar na mão de obra. Pedir desconto, SIM! Fazer aquilo que não sabe, TOME CUIDADO. Ver vídeos é bem diferente de executar o que está no vídeo. Seguem as fotos de como estava meu computador, após aberto:




 Para fazer uma analogia, quem nunca dirigiu uma moto de corrida, assista alguns vídeos do Valentino Rossi e depois pegue uma moto e tente fazer igual. Claro, existem coisas que nós mesmos podemos e devemos executar, mas temos que ter bom senso!

 Além da limpeza caprichada, trocou as pastilhas térmicas (eu nem sabia que precisava disso e aprendi mais uma) e instalou um progama gratuito de nome "Macs Fan Control", que programou para a ventoinha não esperar a temperatura interna subir muito para armar. Top! Eu também não teria feito isso. Fiquei muito satisfeito com a rapidez com que melhoraram meu iMac (dois dias estava pronto) e com o grau de conhecimento técnico de quem me atendeu. Valeu os 350,00 reais, com sobra.

 Para finalizar, na loja de computadores tinha um quadro de um cara que eu e muitos brasileiros perdemos tragicamente, Ayrton Senna. Sou fã dele até hoje, e acredito muito no texto abaixo. Saudades desse cara...



4 comentários:

  1. Heavy
    Muito bom, tentei mexer uma vez em um iPod depois de ter visto vídeos pela Net mas não rolou, quebrei o aparelho.
    Você pode passar o nome da loja?
    Valeu grande mestre

    ResponderExcluir
  2. Excelente HM! Eu tambem sou usuario de Apple. Sempre tive iPad e iPhone (a anos) e mais recentemente comprei um MacBook pro Mid-2012. Comprei uma versao "turbinada" com 16GB RAM, 512GB SSD e processador i5 e a maquina voa! Dependendo da sua necessidade, acredito que ainda vai aproveitar muito esse seu iMac!
    abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
  3. Olá HM,

    Muito interessante seu relato.

    Eu só uso PC e eu mesmo compro e instalo peças. A vantagem é que o upgrade é bem simples. O meu é de 2011 e já fiz upgrade de memória para 8GB, coloquei 2 SSDs e atualizei a placa de vídeo, pois a anterior queimou.

    Precisei de assistência justamente para detectar o problema da placa de vídeo. Eles têm mais equipamentos e peças para testar. Também pedi para fazer uma limpeza. Estava parecido com o seu.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. II, obrigado pela visita! Realmente, PCs são bem mais baratos e práticos que os computadores da Apple. Minha placa de vídeo vou trocar em breve, ainda não deu defeito (aqueles listras na tela ou outra porcaria símilar). O cara que fez o upgrade me orientou a trazer uma nova, vou em Janeiro pros Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.