HEAVY METAL Investidor: Comprar Fundos Imobiliários agora ou esperar?

sábado, 11 de julho de 2020

Comprar Fundos Imobiliários agora ou esperar?

 Boa tarde! Vejam a matéria de 08 de Janeiro de 2020, no site INFOMONEY (Fundos imobiliários têm pior pregão desde maio de 2017):

 


 Qual foi sua reação neste dia? Vendeu ou comprou? Bateu aquele frio na barriga, de que o fim do mundo se aproxima? Tenho certeza que ao ver o monitor com seus ativos de FII quase todos no vermelho, não foi legal. Pois é, já fui assim. E como sabem, perdi (muito) dinheiro com este psicológico indevido.

 Renda variável tem este nome e não é por acaso: ela oscila, sobe e desce, tem algo implícito que se chama "VOLATILIDADE". Graças a esta volatilidade é que podemos ficar ricos com investimentos, ao longo do tempo, mais rápido do que ficaríamos investindo no CDI. Acertar o timing do mercado não é fácil e na maioria das vezes, podemos perder um bull market que seria vital para o sucesso de nossa carteira (Sequence of Returns Risk) ao vendermos nossa carteira, acreditando que "o mercado está numa bolha". 

 No excelente blog Four Pillar Freedom, semanas atrás, li este post (Should You Buy Stocks Now or Wait?), onde o autor Zak faz a pergunta proposital: "Devo comprar ações agora ou esperar?". 


 Sugiro a todos visitar o mesmo, em inglês de fácil leitura e tradução (se virem!). Numa parte do post, ele diz:

"(...) Uma das minhas frases pessoais favoritas que parecem pulular na mídia a cada três ou seis meses é "o dinheiro fácil já foi feito". Ou, de outra forma, "já fizeram o dinheiro fácil" (...)".

 Esta expressão indica que o "smart money" (dinheiro inteligente) já entrou na baixa e que quem está entrando agora no mercado, perdeu o melhor da desta e logo o mercado cairá substancialmente. O lucro, que seria o "easy money", os investidores mais "espertos" que você (e ativos!), supostamente já colocaram nos próprios bolsos. Você, comprando agora, pagará a conta e perderá dinheiro. 

 Será verdade? Segue a imagem do gráfico e das repetidas vezes que a fala "The easy money has already been made", foram alardeadas pela mídia assustando aos incautos. Imagem icônica:


 Na última imagem acima, em resumo, o autor mostra que obviamente as pessoas se assustam com tais propagandas, mas que elas não mostram a realidade do mercado no longo prazo e nem no curto prazo! Em várias ocasiões, o mercado seguiu subindo mesmo depois do alerta catastrófico. E quando caiu, depois subiu mais ainda.

 Quem tiver o poder de acertar topos e fundos, ficará trilionário (em dólar!). Investir não é para ansiosos ou adivinhos. Especular, sim, mas é outro papo. 

 Nos itens 1 e 2 na última imagem acima, cita:

1. Enquanto seu asset allocation refletir sua tolerância a risco, você não precisa tentar comprar e vender ações nas "horas certas".

2. Comprar ações nos "picos" não é tão arriscado quanto se pensa. 

 O famoso "market timing", que é adivinhar a direção do mercado e investir ou sacar baseado nesta premissa (podendo usar diversos fatores como embasamento, um deles é especular picos e fundos) não se mostra uma ferramenta de fácil reprodução e em larga escala - que é o que mais importaria.

 Para tiros curtos em swing trade, usando como premissa cotação histórica de alguns FII para optar pela venda, eu obtive mais resultados positivos do que "não positivos" como queria. Como assim, "não positivos"? Simples: vendi algumas vezes e o ativo subiu mais e até agora não recuou. Nas outras ocasiões, vendi, caiu, recomprei no lucro em poucos dias. 

 MXRF11 vendi nos 13,73 (PM lá na casa dos 8 reais) depois de subir por 10 dias seguidos (saiu de 11,27 para 14,85 reais = 31,73% de alta) e com nova subscrição vindo logo a frente, para mim foi venda na certa. Não havia notícia que justificasse alta tão rápida e no percentual que subiu. Depois da minha venda, subiu por mais 2 dias e hoje está abaixo dos 12,80 reais. Um detalhe importante, peço olhem a imagem do gráfico abaixo.


  Olhem no canto direito a imagem da alta abrupta, com um gráfico fazendo um pico bem elevado em poucos dias e sem fundamentos justificando. Não falo de análise técnica, falo de desvio padrão. Depois a queda quase na mesma velocidade com que subiu. 

 Me lembrei de imediato, quando vi o gráfico de MXRF11, do gráfico do Bitcoin no ano de 2017, foi literalmente igual:


 Na aviação, existe uma expressão chamada "estol"(ou ângulo de sustentação do avião), onde caso o avião incline muito para cima o bico, além de um certo limite, perde sustentação e cairá em queda livre. Segue a explicação sobre o que é estol.


 Foi com esta visão que vi subir e cair MXRF11, entrando vendido na oportunidade. Sim, poderia estar hoje nos 20 reais, mas o gráfico me pareceu estar em "estol" muito claramente. Em tempo: sei quase nada de análise técnica, mas já li algo sobre ponto de venda claro neste tipo de gráfico.

 Ontem, comprei DMAC11, CPFF11 e MXRF11, com desconto. Hoje, esperarei o fim do pregão. Explicarei meu racional (ou, irracional) na compra de DMAC11 como parte dos meus FII num post talvez hoje ainda.

 Os FII vão cair mais? Quando? Vão subir? Eu NÃO sei. Mas seguirei aportando sempre que achar oportuno, na minha avaliação. Uma coisa é certa: ativo com gráfico tipo "estol", eu tenho muito cuidado de não entrar. 



  E meus atuais estudos de Análise Técnica tem me mostrado que sim, muitas e muitas vezes os gráficos tem razão. Principalmente em timeframes de dias, semanas ou meses. Usem a análise técnica a seu favor! Sugiro seguir o pessoal da L&S (link: L&S, cursos para traders), com Alexandre Stormer, Tiago Bisi, Leandro Ruschel, Fabrício Lorens, Kaplan e demais participantes: AT, sem picaretagem, sem "ganho fácil", sem criar pessoas falidas e iludidas. 



44 comentários:

  1. "Easy money has been made already" está sendo veiculada desde 2010 e quem ficou de fora se lascou. Não dá para fazer market timing e isto é cada vez mais evidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato AA40! Quem saiu do mercado em 2010, achando que era bear market vindo, se lascou.

      Excluir
    2. O bear tá vindo desde 2016 nos eua

      Excluir
  2. Imagino o desespero de muitos iniciantes em FIIS, vendo uma queda de mais de 10% em alguns ativos, devem ter se borrado de medo, rsrs.

    Hoje o setor financeiro despencou, o que eu ganhei em valorização de ITUB3 no mês passado já perdi nos primeiros pregões do mês. Isto é Renda Variável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CD, quem está construindo patrimônio deve rezar por um bear market. Que se aposenta agora ou está há poucos meses ou anos de se aposentar, pretendendo viver somente do seu patrimônio, deve se proteger ou tirar volatilidade do portfólio.

      Excluir
  3. Não comprei, tampouco vendi. Parece que as quedas continuaram hoje, embora mais amenas.

    HM, creio que esse assunto é de interesse geral, peço licença para tratar. A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237&voto=favor

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno-investidor/

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir
  4. HM,

    Taí um assunto que não vemos muito na blogosfera dos FIRE ou do pessoal acumulador de uma forma geral: análise técnica.

    Eu também não utilizava e achava que era besteira, mas não é. É muito assertivo na verdade: tanto quanto a análise fundamentalista que nós fazemos!

    Há cerca de 1 ano venho estudando e nos últimos meses encontrei o Roni Mendes e do AT PALEX no instagram. São pessoas com menos de 10k de seguidores mas muito bons no que fazem: análise técnica.

    A análise técnica tem me ajudado muito a evitar essas distorções bizarras (ex: HGLG bateu 222,00 - COMO FUNDAMENTALISTA vc senta e chora, pois não tem explicação). Mas pelo gráfico, com simples técnicas de médias móvel, vc consegue entender a força compradora e a probabilidade do ativo subir/cair. Lógico, não é 100%. A análise fundamentalista também não é.

    Acho que conhecimento não ocupa espaço e tenho me sentido confortável em, DEPOIS DE ANALISAR OS FUNDAMENTOS, fazer uma análise gráfica básica. Tem ajudado bastante!

    Abs e bons investimentos pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um pta conhecimento de analise técnica. Ajuda sim um pouco para tentar comprar com RSI abaixo de 30 por exemplo, mas a maior parte da analise técnica não funciona nem 40% do tempo e por isso desisti de usá-la. Fundamentalista tem muito mais relevância para o buy and holder

      Excluir
    2. Foi o que fiz, TumTum. Comprei nos 8,xx, segurei por anos, subitamente bateu nos 14,85 em 10 dias (31,73%) foi discrepante e o gráfico mostrou isso, como também não tinha fundamentos para tal alta na minha opinião. Vendi, lucrei bonito e agora estou alocado em outros FII que subiram neste meio tempo e estou voltando minha posição em MXRF11.

      Excluir
    3. Anon e HM,

      Pois é, sabemos que a análise técnica não é perfeita. Mas se você já domina os fundamentos (e a maioria aqui na blogosfera costumar saber exatamente no que está investindo), a análise gráfica básica pode ser um plus.
      É claro que não compensa aprofundar demais, não estamos fazendo daytrade. Mas enfim, é válido!
      Abs.

      Excluir
  5. Independente do que acontecer eu seguirei comprando mês a mês ou então estarei rebalanceando minha carteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também seguirei! Mas eu acho que os FII precisam cair mais pra voltar a normalidade, FIIs com P/VP maior que 1,5, é loucura, uma hora iria corrigir.

      Excluir
    2. Bilionário, para isso é que temos que ter RF: fundo de reserva para as promoções do mercado. O sangue nas ruas uma hora volta, enquanto isso seguimos em céu de brigadeiro. Comprar mais barato é sempre melhor.

      Excluir
  6. Olá Heavy Metal,

    Essa notícia poderia ser lida, sobre um empresário morto após um desentedimento acerca de um emprestimo:

    https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/01/09/preso-suspeito-de-ordenar-assassinato-de-empresario-em-pacajus-no-ceara-homem-era-amigo-da-vitima-diz-policia.ghtml

    Serve de alerta para o pessoal que pratica agiotagem aqui na blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou contra emprestar dinheiro, desde que cada um saiba os riscos envolvidos. Depende para quem, a quanto e como se empresta. Meus empréstimos hoje são para duas empresas de amigos meus, valores de 100K para cada uma e que tenho plena tranquilidade neles. Já quiseram quitar, disse que eu não tenho pressa. Mas, emprestar a 10%, meu amigo, tem maluco que na hora do aperto decide matar do que pagar, isso eu sei quem já passou por isso e foi entre irmãos.

      Excluir
    2. Na dúvida não empreste.
      E diga que não tem pra emprestar.
      Podem falar você não empresta nem pra parente? Eu respondo, os meus únicos parentes são meus pais, e pra eles eu não empresto, eu dou o dinheiro mesmo, eles não precisam me pagar, afinal, fizeram muito por mim.
      Outros parentes, tios, primos, etc., eu não empresto nem dou, até onde sei todos podem trabalhar, tem seus respectivos empregos, portanto, eles têm condições suficientes pra se virar.
      Já emprestei e me fudi, várias vezes, já emprestei dinheiro pra tios e não recebi, já emprestei pra "amigo" e não recebi, então, hoje não empresto mais, quando questionam dizendo que eu tenho dinheiro, eu digo que eu tenho dinheiro, mas não tenho dinheiro pra emprestar, não sou banco, e eu nunca pedi emprestado, portanto, não estou em débito.

      Excluir
    3. Empreste com garantias de bens, com contrato bem feito. Emprestar para parente é o mesmo que doação: uma hora você perde e não receberá nada.

      Excluir
  7. Eu estou esperando oportunidades pra entrar mais em FII. Não que não valha apena entrar agora ou não, mas prefiro focar em outras coisas. Já vem um bom tempo que quero fazer um colchão de emergência e um hedge dolarizado, então já que to achando tudo um pouco "caro" vou ajustando nisso. Comprar uns ETF de ivvb11 e um fundo de RF por enqt.
    Tb faço parte da MXRF, mas eu comecei a comprar ele por "troco" (que sobrava dps das operações). Qdo fui ver ele teve uma puta valorização, vou até investigar dps
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. HM

    Meus FIIs em 2019 só alegria, em média 30% de rentabilidade, alguns mais de 40%... O que fiz no dia 08/01/2020? Comprei mais cotas.
    Imagina a situação. Eu tenho um bom ativo em mãos, acredito nos fundamentos, está dando lucro, distribuindo bons dividendos, quando aparece oportunidade de comprar mais ativo eu vou vendê-los? Qual sentido disso?

    Claro que não, aproveitei a Blackfriday e adquiri mais cotas.... Ou seja, mês que vem terei mais dividendos.

    Sigamos aportando



    ResponderExcluir
  9. Olá Heavy. Sei que, assim como eu, gosta muito dos investimentos indexados e ETFs e está lendo JLColins.
    Poderia por favor, se puder, divulgar e votar nos seguintes projetos?
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131454
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237
    Abcs

    ResponderExcluir
  10. Aportes constantes de bons ativos sempre. É assim que faço na Carteira Batalha.
    Esse negócio de market timing é pra ninjas rs..

    ResponderExcluir
  11. Boa dica! Entrei no mxrf11 no começo de dezembro e fiquei receoso em entrar nessa alta absurda. Vou tentar aplicar esse conceito na escolha dos meus aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ativos que subiram absurdamente, por dias seguidos, com gráfico em “estol”, uma hora cai com força. E eu ainda sabia que MXRF11 estava com subscrição monstra pela frente. Market timing é fria, mas tava na cara que iria cair. Subiu nada de novo que justificasse.

      Excluir
  12. olá,
    Eu nao invisto em FIIs mas uso estratégia similar de análise nos swing trades que realizo na B3.
    O mercado continua cheio de oportunidades, de altas sem fundamento,quedas idem. Costumo dizer aos mais próximos que adoro os "ataques de pelanca" e "voos de galinha" que se propagam a cada divulgação de resultados, de noticias alarmantes de politica, etc... Coisas do tipo;
    o mercado projetava lucro de 3,2bi e o resultado foi 2,8bi, nossa! que decepção! lá vão as ações caiem 5% e é hora pra quem tem sangue frio aproveitar. Ai no mesmo dia, uma empresa toda "fu*@da divulga que perdeu 1,5 bi ao inves´dos 2,3bi que o "mercado" previa e acham que é uma maravilha! e surgi uma avalanche de recomendações que resultam num novo "voo de galinha".
    Meus metodos não são nada ortodoxos, não se lê nos livros nem se vê nas palestras do Youtube, mas pra mim funciona e isso que importa. Afinal, detesto comportamento unico, frases prontas e mantras financeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, I47. Se seus métodos funcionam, isso que importa. Eu estou aqui martelando para começar a investir nos Estados Unidos. Comprei o livro do JL Collins, em inglês, começo a ler semana que vem.

      Excluir
  13. HM! Blz?
    Não comprei pq tou pagando um capex feito aqui na loja e tb to esperando sair o ETF do iFIX que o banco inter disse que vai lançar.
    Se ele lançar mesmo, só vou comprar o ETF mesmo e parar de estudar fiis.

    Mt bons os gráficos do post.
    Essa mídia das finanças fala muita besteiraaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frugal. O AA40 postou abaixo: https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos-imobiliarios/noticia/2020/01/06/banco-inter-cria-indices-de-fundos-imobiliarios.ghtml

      A mídia "deseduca", triste demais.

      Excluir
  14. Tá de férias Heavy?
    https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos-imobiliarios/noticia/2020/01/06/banco-inter-cria-indices-de-fundos-imobiliarios.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40, comprei o livro do JL Collins, em inglês, começo a ler semana que vem (The Simple Path to Wealth).

      Excluir
  15. HM, sei que você é um entusiasta de CPTS11B o que acha da nova subscrição? Vai manter a exposição relevante no fundo? Como enxerga uma nova captação nesse momento do mercado para um Fii de papel? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, todos eles estão fazendo subscrições monstras. Se for abaixo do valor de mercado, vale a pena comprar e manter ou, comprar e vender a mesma quantidade que subscreveu e colocar o lucro no bolso.

      Excluir
  16. HM, esse DMAC11 fiquei curioso... É bom? Fiz algumas pesquisas e é muito complexo... Se puder dar uma explicação.. Obrigado! Como sempre aqui é Showw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, arrisquei e está dando certo até aqui. Ativo tem VP mais que o dobro do preço de mercado, paga religiosamente dividendos e amortização. Supondo que o VP seja apenas 50% o valor do preço a mercado, ganharei uma bela gordura na amortização nestes 50%.
      Em resumo: comprei 1 real por 0,50 centavos. Mas, jamais colocaria posição grande: maior retorno, maior risco.

      Excluir
  17. Primeiramente. Feliz DIA DO ROCK!
    O que acha dessa nova emissão da IRDM? Exercer o direito de subscrição é uma boa pedida?
    ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmm!!! Papel foda, gestora considerada talvez a melhor do mercado.

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno.
      LONG LIVE ROCK N ROLL!!!

      Excluir
  18. Fala Heavy, beleza? MXRF11 é um excelente ativo e pagou religiosamente os dividendos mesmo durante essa pandemia. Meu receio apenas é com relação ao preço, pois tem um tempo que está laterizado em 10,70-10,99. Qual a sua estratégia? Permanecer posicionado até um gain específico + dividendos ou outro objetivo?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Sigo comprado e se realizar devo aumentar posição. Não se preocupe como preço, quando andar bate 12 a 13 reais. Forte resistência nos 11 reais
    Faz semanas. Tenha fé!

    ResponderExcluir
  20. Fala, Heavy Metal,

    Eu sou bem por fora de fundos imobiliários, mas recentemente comecei a ler mais sobre o assunto e acompanhar o funcionamento deste mercado. Um fundo que me chamou a atenção pela queda recente da cotação, ainda que atrelada em parte ao preço fixado pela subscrição de novas ações emitidas pelo fundo, é o BRCR11. O que você acha desse fundo?

    Abraço.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.