HEAVY METAL Investidor: Como evitar o Imposto de Renda no Mercado de Ações

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Como evitar o Imposto de Renda no Mercado de Ações

 Boa noite, pobres investidores da Renda Fixa! KKKKKKK, menos 0,5% de rentabilidade agora e espero que vire muito mais em ganhos na renda variável. 

 Postarei aqui um vídeo do Paulo Portinho, investidor "raiz", das antigas, educador financeiro de primeira categoria (ele não sabe, mas fiz um curso com ele em 2009, no antigo INI).  O conteúdo dele sempre foi muito bom, sugiro que sigam o mesmo. Segue o link, para que possam acessar o blog citado: 


 No dia 26/10/2019, ele postou um vídeo no Youtube, linkado ao blog, explicando como diminuir as despesas com Imposto de Renda sobre uma carteira de ações. Eu já conhecia o tema, mas achei importante compartilhar com vocês. Quem gosta de pagar Imposto de Renda? Ainda mais se for possível evitar pagar o mesmo (ou, pagar menos), de forma legal?

 




 Gosto da didática simples e clara do Portinho, é um cara que merece ser ouvido e que tem um livro muito legal sobre o mercado de ações ("O Mercado de Ações em 25 Episódios"), que em breve terá uma nova edição. Assistam e bom aprendizado!



6 comentários:

  1. E ficar girando patrimonio, tredando todo mes....ta louco, não! Até entendi a logica mas olha o trabalho, nada passivo. Pro investidor IF não rola não.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Sei que dá trabalho, mas não deixa de ser uma estratégia para diminuir o IR sobre venda de ações da carteira. E tudo aquilo que trás economia, devemos analisar com carinho. Não confunda investimento ativo com a estratégia citada. E claro, cada um escolhe aquilo que vai fazer ou não com sua carteira.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal tem mania de achar que usar os 20k da isenção depois corre o risco de não conseguir comprar a mesma quantidade de ações.

    Veja bem, a pessoa comprou por 10k. Vende por 20k. O IR acumulado aí é de 1.500 reais. Ele recomprando a mesma quantidade de ações pagando até 21.500 reais, tá no lucro então. Pagou menos do que vai pagar no futuro.

    Ou seja, só vai dar merda no caso de um black swan danado em que o papel suba mais de 7.5% de um dia pro outro. Muito raro. No geral, vai ganhar mais do que perder.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa estrategia bem interessante. Infelizmente nao temos isso aqui no Canada.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Amigo HM
    Talvez eu esteja enganado, mas dê uma olhada nos comentários desse vídeo no Youtube. Pelo seu post um dos cometarios parece bem você ("te conheço desde 2009", "desde o INI" ... ). Caso você prefira o anonimato, talvez valha a pena retirar os mesmos...
    Caso não tenha nada a ver, favor deletar esse post.
    Um abraço
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, sou mais bonito! Rssssss
      Fique tranquilo, não sou eu. Uma grande coincidência. O Portinho rodou o Brasil dando cursos pelo antigo INI.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.