HEAVY METAL Investidor: Fundos Imobiliários: recorde de 1 milhão de investidores pessoas físicas

domingo, 23 de agosto de 2020

Fundos Imobiliários: recorde de 1 milhão de investidores pessoas físicas

 Seguindo o fluxo natural da debandada da renda fixa zumbi (morta-viva) atual, para a renda variável,  a BOVESPA tem mostrado novos recordes de investidores, tanto em ações quanto em FII. 

 Postei falando sobre o tema em 28/07/2019, (Por que investir em Fundos Imobiliários: como comprar imóveis, outros fundos imobiliários e renda fixa, num só ativo), e também neste post de 25/11/2019 (Fundos Imobiliários atingem recorde de 500 mil investidores pessoas físicas). De lá para cá, em 13 meses, o número atual de investidores pessoa física em FII chegou a marca de 952.435 cotistas, um salto de 144%.


 A previsão da XP é de que a marca de 1 milhão de investidores em FII seja batida nos próximos dias:


 Seguem mais alguns gráficos, com dados sobre o crescimento do número de investidores em FII e da indústria dos mesmos no Brasil. 


 O patrimônio líquido no período de 12 meses (Julho de 2019 a Junho de 2020) subiu de 66 para 105 bilhões de reais, alta de 60%


 Participação por tipo de investidor em FII:


 Número de fundos e mercado primário em 2020:


 Tenho apostado em FII há anos, mais que em ações (opção minha por fluxo de caixa) e hoje boa parte da minha carteira é de fundos imobiliários. Na minha opinião, devem fazer parte de todo portfólio que busca a Independência Financeira. 

 Mais queda da taxa SELIC em breve, mais gente terá que correr para renda variável. A era do ganho fácil na RF acabou, o que não quer dizer que devemos estar 100% em RV (jamais, na minha opinião e de muita gente que estuda o mercado): a renda fixa serve ainda como fundo de reserva, para diminuir o Beta da carteira e para o rebalanceamento nas quedas fortes do mercado. 

4 comentários:

  1. Que boa notícia, saber que mais pessoas estão entrando no mundo dos investimentos. Acho que a blogosfera das finanças e o Bastter são em parte responsáveis por isso.

    ResponderExcluir
  2. Esse aumento do número de investidores na renda variável gera uma certa valorização dos ativos mesmo sem a melhoria dos fundamentos? Será esse o motivo da alta das ações do Bovespa mesmo em época de pandemia? Outro problema é a quantidade de gente desinformada que acaba gerando essa onda de assessorias em investimentos e cursos de trade.

    ResponderExcluir
  3. O que significa....
    ..diminuir o Beta da Carteira....???????

    ResponderExcluir
  4. Com alegria e entusiasmo faço parte desses 1m há anos, FII é vida, valeu HVI! Excelente post!

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.