HEAVY METAL Investidor: Venda Coberta de Opções pelo método BXMD: estudo prospectivo inicial (2020)

domingo, 26 de julho de 2020

Venda Coberta de Opções pelo método BXMD: estudo prospectivo inicial (2020)

 Boa noite! Tive a idéia de fazer um teste prospectivo com a estratégia BXMD, de buy and hold com ações e venda coberta de opções com Delta o mais próximo de 0,30, conforme citei no meu artigo dias atrás (Venda coberta de Opções de Compra: vale a pena? - republicação).

 Mas antes, vamos reprisar a estratégia BXMD: compramos uma ação a mercado (ponto inicial) e fazemos a venda coberta de opções, vendendo uma opção OTM escolhida ("out of the money", ou, fora do preço da ação), com "Delta" o mais próximo de 0,30  - ao invés dos 0,65 a 0,45 de Delta das opções que estão ATM. Com isso, a venda coberta te paga um prêmio melhor ao permitir uma maior subida do ativo, que pode subir além do preço atual até seu strike vendido - e também lucra com o dinheiro das opções vendidas.



 Na imagem acima, como é calculado e a estratégia de venda coberta com Delta de 0,30 no índice (e também tem ETF) BXMD: BXMD Index Methodology Paper

 Relembrando do post anterior: há maior risco de perda sobre o valor inicial das ações compradas, pois ao vender uma opção OTM você recebe um prêmio menor do que receberia por uma ATM, que te daria mais "proteção" por ser mais gorda. Mas, o papel pode subir mais também! Maior risco, maior retorno... não tem como fugir da regra.

 Exemplo hipotético:

Compro VALE3 por 60,00 reais hoje, vendo de imediato VALEH64 por 1,00 real (esta opção tem Delta de 0,30 e por isso foi a escolhida). Tenho a proteção de somente 1,00 real de queda (até os 59,00 reais) e se o papel subir acima dos 64,00 reais, sou exercido e entrego o mesmo por exatos 64,00 reais; somados ao 1,00 real que recebi antecipado pela venda coberta OTM, são 5,00 reais de taxa que lucrarei (ou, 8,33% de taxa). Tenho menos proteção de queda, mas maior margem de lucro na alta. Assim funciona o BXMD.

 Inicio agora o teste prospectivo com venda coberta de opções em 5 ativos: PETR4, VALE3, BBAS3, BOVA11, B3SA3 (os que tem mais volume, 4 empresas com valuation de verdade e um índice).

 Exclui da lista as atuais "queridinhas" da Bolsa, VVAR3 e COGN3, onde vejo que muita gente sem informação e iludida por alguns que me dão muita vergonha, vão levar ferro... depois quero ver quem será o culpado. Educação financeira não é piada, nem mover manada com lives. Olhem a lista abaixo atualizada, das atuais opções com maior volume e liquidez na BOVESPA; me assustei ao ver estas duas no topo da lista (só perdem para PETR4 e VALE3, inacreditável!):

 

 Nossa compra hipotética inicial será de 1.000 ações de cada empresa citada, ao preço do dia 20/07/2020 (último vencimento de opções de ações na BOVESPA). Segue a tabela:


 O valor investido foi de 286.980,00 reais nas 5 ações. Recebemos 7.880,00 reais de prêmio pelas opções vendidas (todas com Delta perto de 0,30). Não achei opções com Delta 0,30 exato, então escolhi as primeiras logo acima. Tentarei conseguir os dados pelo menos de todo o ano de 2020 para termos já este ano avaliado, ou pelo menos até Agosto de 2019: daria um ano de backtest. 

 Quem puder me ajudar com dados retroativos de opções nestes 5 ativos, somente nas datas de vencimento das mesmas, de pelo menos 5 a 10 anos, eu agradeço! Em tempo: o urso parece que está com fome de novo, IBOV já deu uma boa subida. Sugiro a quem tiver interesse, seguir o Luiz Fernando Roxo, ele sabe muito sobre opções e estratégias antifrágeis para proteção e rentabilização de carteiras de investimentos.  







10 comentários:

  1. boa noite comecei a pouco operar com opções justo na cogn3, a espera do ipo...não entendi como calcula o delta,qual o risco x retorno aceitavel, ex. cognh100 ta com um preço de mais ou menos 0,35 centavos e preço da ação em torno de 8,30; vale a pena arriscar ou só milagre?

    ResponderExcluir
  2. Caro anon, existem sites com os cálculos prontos das gregas (calculadora Black and Scholes), como o OpLab, o Opções.net.br
    Quanto a sua operação, o valor da opção segue automaticamente o preço de mercado do ativo. O Delta significa quanto vai subir ou cair a opção, de acordo com o preço da ação no mercado. O Delta da ação é sempre 1. Se a ação sobe um real, uma opção com Delta de 1 também sobe um real, com Delta de 0,50 vai subir 50 centavos. Qual operação você vai fazer: compra a seco de calls? Venda coberta? Cuidado para não rasgar dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. um dos responsáveis pela bolha da cogn3 e vvar3 é bem conhecido pra quem tá há mais tempo: Ferri, responsável pela BOLHA DO ALICATE em Mundial (MDNL3 e MNDL4)..... inacreditável que bandido nesse país seja influenciador digital

    ResponderExcluir
  4. to ja comprado nessa opção de compra cognh100(1000 opções) to com prejuizo de mais ou menos 40% o que da uns 300 reais de prejuízo, pelo que entendi se chegar a 9,80 tenho opção de compra a 9,80 mesmo que ela vá a 15? dúvida é se realizo com prejuízo, pois fui na onda desses sites e to com medo de perder tudo embora não seje muito dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, a cada dia as opções perdem o valor extrínseco (VE) e só resta o valor intrínseco no dia do vencimento (VI). Exemplo: sua opção de 9,80 vai valer ZERO se no vencimento COGN3 estiver valendo até 9,80. Isso mesmo. Se o papel estiver nos 10 reais, você só ganhara 0,20 centavos (VI) no dia do vencimento. Se estiver nos 12 reais, aí você ganhará 2,20 reais por opção. Você fez compra a "seco", apostando numa alta. Cuidado! Estude antes opções, pois quem não estuda ou entende perde MUITO dinheiro.

      Excluir
  5. Como é prazeroso ler seus posts meu amigo.

    Vamos lá, meus cents sobre opções, um tema que estudo a muito tempo.
    As melhores estratégias são aquelas com perdas limitadas e lucros ilimitados. O lançamento coberto é ao contrario, vc ganha pouco e perde muito. Limita seus lucros e seus prejuízos sempre são maiores.

    Pra mim as melhores estratégias são as que o Luiz Fernando Roxo, com o conceito talebiano preconiza: estratégias convexas nas duas extremidades.

    Separa 10% do capital divide por 12 e faz compras todos os meses, sempre no pozinho de 0,01 centavos
    Com 90% do capital fica comprado em boas ações, recebendo dividendos e surfando a alta e quando o mercado afundar estar protegido em opções de 0,01 centavos que explodem. Em março vi opções sairem de 0,01 centavos para 4 reais dando 40.000%

    O que tenho feito é comprar opções de 0,01 centavos toda semana, compro 50 reais, e já coloco a ordem de saída a 1 real. A assimetria está muito a meu favor.

    Quando tiver com um saldo superior a 20 mil reais vou começar um carteira somente com BOVA11 e comprando essas PUTS de 0,01 centavos e aguardar o próximo crash.

    O legal é que já vi minhas opções sairem de 0,01 para 0,20 centavos várias vezes e não sai, mas vale muito mais a pena fazer isso do que lançamento coberto.

    A liquidez é infinita dá para operar dezenas de milhões assim e dormir sempre tranquilo. Surfo a alta do mercado e quando ele afunda dobro meu capital.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abordagem interessante RW.
      Confesso que tirei uns bons trocados comparando puts da ogx, mas para ser sincero foi muito mais "sorte" por ver que os projetos não se sustentavam, que técnica em si.
      Após esse período passei um tempo fazendo lançamentos cobertos até que precisei tirar parte do dinheiro da bolsa para deixar na renda fixa enquanto focava em outros projetos pessoais.

      Estou voltando agora esse dinheiro que ficou na renda fixa e analisando estratégias para ter rendimentos positivos reduzindo riscos.

      A priori sua estratégia é de alto risco, apostar todas as semanas 50 reais para em alguma
      delas ganhar 5000 me lembra um Casino. Se a probabilidade de isto acontecer for maior que 1% vc ganha no longo prazo, se for menor que 1% vc perde no longo prazo.
      Por outro lado fazendo uma alocação pequena do recurso pode ser válido. Afinal toda virada de ano eu jogo na mega sena....

      Excluir
    2. RW, nos veremos no curso presencial do Stormer assim que possível!

      Excluir
  6. HM,
    Faço venda coberta com parte da carteira, no máximo 1/3, ou venda de PUT (quando a intenção é comprar ações mas elas estão caras - então lanço a PUT, se cair, bem; se não cair, fico com o prêmio).

    No passado eu fiz bastante venda coberta e apesar de nunca ter dito um real prejuízo com isso, me toquei que eu perdi o grande barato da bolsa, que é as explosões em determinados ativos (se vc tem uma carteira com uns 15 ativos bem escolhidos, com ativos de "defesa" e outros mais arriscados, hora ou outra isso vai acontecer).

    Com a incerteza do momento atual, acho q todo mundo tá com o c* na mão e o jeito é rentabilizar a carteira mesmo, aos poucos, sem aumentar muito a exposição direta em bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A venda de puts para quem quer comprar as ações é uma ótima estratégia! Compra mais barato, com prêmio. Pelo visto, o IBOV testará seu topo. Seguiremos em alta? Não sei, nem sei se iremos mesmo testar o topo, mas meu feeling é que o urso logo acorda. Tendência do mercado ainda é de alta, mas nada é eterno.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.