HEAVY METAL Investidor: Leitura obrigatória para se chegar ao primeiro milhão (republicação)

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Leitura obrigatória para se chegar ao primeiro milhão (republicação)

O caminho da independência financeira passa obrigatoriamente pelo controle do orçamento mensal, independente de quanto se ganha por mês. Já ganhei muito e gastava 100% do meu ganho, apesar de estar na época pagando meu imóvel (que na verdade, é um passivo enquanto eu nele morar).

 Aos que ainda não entenderam que a jornada para enriquecer começa exatamente na boa educação financeira (primeiro e mais importante passo), sinto muito informar: vocês vão fracassar.  

 Não existe o "investidor", sem antes existir o "poupador". Não adianta ter pressa e querer ficar rico em 1 ano, pois enriquecer leva TEMPO e JUROS COMPOSTOS! E mais importante é gastar menos do que se ganha, aprenda a viver com MENOS. Não adianta ganhar 15 mil reais por mês e gastar os mesmos 15 mil... Quem ganha 7 e guarda 2 mil reais mensais, tem tudo para dar certo. Entendam que existe o dinheiro para usar agora e o dinheiro que só será seu no "futuro" (sim, ele existe e chega sem pedir licença). Tudo depende da sua mentalidade e disciplina: mente treinada, resultado garantido.

Tem dois livros que li e gostei MUITO e indico a qualquer um que queira realmente se tornar um milionário - algo bem factível, num prazo de 10 a 20 anos, para quem tem uma boa taxa de poupança e faz aportes razoáveis mensalmente, vive de forma frugal e aplica em bons investimentos. São eles: "O milionário mora ao lado" e "A mente milionária", ambos dos autores Thomas J. Stanley e William Danko.




 Não são livros de auto-ajuda: são livros de ensinamentos reais e baseados em pesquisas feitas com os mais variados tipos de milionários americanos - muitos deles, a maioria das pessoas que os conhecem, nem sabem ou imaginam o quanto são ricos. Livros de leitura fácil, que prendem sua atenção até a última página. O engraçado, é que ao ler os livros você passa a observar as suas atitudes financeiras e exemplos de "PAR" e "SAR" entre seus amigos, conhecidos e dentro da sua própria família (inclusive, você mesmo!). Uma resenha de "O milionário mora ao lado":





 "Qual é a imagem que você tem de um milionário? Um cara cheio da nota, dirigindo um carrão, comendo nos lugares mais caros, comprando as roupas mais caras, certo? Mas você está totalmente errado! Thomas Stanley e William Danko passaram mais de 25 anos estudando o comportamento dos milionários dos EUA. Um estudo realmente sério, contendo entrevistas e análises minuciosas. O resultado: o milionário americano típico não tem carrão, não mora numa casa luxuosa, não almoça em restaurantes caros e tão pouco compra roupas de grife famosas e caras. O estudo mostra que os verdadeiros milionários, são pessoas que passam despercebidas no meio da multidão, e daí o título "O Milionário Mora ao Lado".

 Mas o que dizer dos esbanjadores, dos ricaços que têm carrões, almoçam todo dia em restaurante francês e só compram roupas de grife? Segundo os autores, esses indivíduos não são milionários, mas sim profissionais com uma alta receita e, ao mesmo tempo, um alto padrão de gastos. Os autores classificam essas pessoas como "SAR" - Sub Acumulador de Riqueza. Já os verdadeiros milionários - classificados pelos autores como "PAR", Prodigioso Acumulador de Riqueza - levam um estilo de vida que permite que eles juntem dinheiro (e não gastem tudo, ao contrário do SAR).

 Assim, é muito comum um milionário inclusive ter um salário menor que um SAR esbanjador, como um bem sucedido médico ou advogado, por exemplo. Se esse SAR perder o emprego ou não puder mais exercer sua profissão, ele perde tudo de um dia para o outro, ao passo que um verdadeiro milionário não precisa mais trabalhar pelo resto da vida (muito embora, as estatística mostram que os milionários continuam trabalhando ativamente mesmo não precisando).

 O livro apresenta ainda um cálculo muito simples para saber se você é um PAR ou um SAR, usando a sua idade e o nível de riqueza esperado. Este livro (título original: The Millionaire Next Door) é freqüentemente citado nos livros do nosso ídolo Robert Kiyosaki e lendo ele fica muito claro que este livro foi uma das principais fontes de inspiração para Kiyosaki escrever "Pai Rico, Pai Pobre". Se você é fã do "Pai Rico, Pai Pobre", você irá adorar "O Milionário Mora ao Lado". Se você não leu a obra prima de Kiyosaki, ficará difícil entender algumas coisas em "O Milionário Mora ao Lado", por causa da tradução." 

 Desejo uma boa leitura aos que seguirem a dica. Links para comprar os livros:


2 - A Mente Milionária - Entenda Como Pensam os Ricos



OBS: Post inicialmente publicado de 27/02/2011.

18 comentários:

  1. Fala HM!

    Ótimas recomendações pra quem tá começando, obrigado por repostar mesmo depois de tantos anos! Já vou investir nestas leituras!

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tenho um que li alguns anos, segredos da mente milionária, pra quem está começando é bem interessante. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li, foi o de número 41, rsss. Também gostei, apesar do foco ser mais o mindset - que também importa!

      Excluir
  3. Muito bom. Acho que Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro livro de educação financeira que a maioria das pessoas da blogosfera das finanças leu. Embora eu não concorde com algumas coisas do Kyosaki, aquele diagrama do fluxo de caixa e a diferença entre ativos e passivos foram grandes contribuições para a área das finanças pessoais.
    Esses que você indicou no texto eu ainda não li, mas vão entrar na fila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar. Não são livros de auto ajuda, isso é muito importante. São práticos, te ensinam, dão dados e usam sua mentalidade.

      Excluir
  4. Ótimo texto! HM você tem algum post explicando a sua estratégia de investimento? Gostaria de saber como você realiza os seus investimentos. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá HM!!!!!

    Pai rico, pai pobre foi meu segundo livro para o despertar FIRE,o pontapé inicial veio de "os segredos da mente milionária"! E depois vieram muitos e ainda tenho um longo caminho a percorrer nesse vasto mundo literário que nos cerca... Agora irei adicionar estes indicados por ti! Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Olá HM,
    EXCELENTE post, li todos, mas kyosaki e' meu top.
    Vejo, que, além de informação , falta motivação para as pessoas. E procuro sempre trabalhar tem a motivação nós meus post.
    Sucesso
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ter a mente treinada, nada mais vai pra frente. Conhecimento é poder.

      Excluir
  7. Pessoal nos comentários está confundindo "a mente milionária", que é um livro ok, com "os segredos da mente milionária", que é uma auto-ajuda de quinta categoria.
    Atenção pessoal, são livros distintos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anon, também tenho este livro que você citou: Os segredos da mente milionária. O foco dele realmente é outro, mas eu também não o descartaria para leitura. Creio que para quem começou a investir, tudo soma.

      Excluir
  8. Oi Heavy, já li os 3 livros e realmente todos são muito bons. Eu sou a completa PAR, vivo uns 3 degraus abaixo do padrão que meu salário permite, poupo bastante e estudo bastante também. O milionário mora ao lado é um dos meus livros preferidos, queria até ler o que foi publicado com a filha dele, o The Next Millionaire Next Door (o autor escreveu até a metade, morreu, e a filha concluiu o livro - acho que a história é mais ou menos essa), mas ouvi dizer que o livro não é muito bom. Você chegou a ler? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Yuka! Não li! Me mande o link do livro por favor. Descobri que era PAR ao ver quanto economizava, como vivia, vendo parentes meus que são completos SARs. O livro em caiu como uma luva.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.