HEAVY METAL Investidor: Tira da barriga, bota no umbigo...

sábado, 28 de março de 2020

Tira da barriga, bota no umbigo...

 Boa tarde! Post será sobre investimentos agora, "investimentos nos tempos do Coronavírus".

 A expressão que dá título a esse post eu aprendi uns 20 anos atrás, com um amigo meu. Literalmente, significa tirar de um lugar e colocar no mesmo lugar. 

 Fiz isso nestes últimos dias. Liquidei fundos como MFII11, RBRD11 (com problemas sérios de inquilino) e vendi parte de IRDM11 (tinha mais de 5.400 cotas, vendi mil) e comprei outros FII: HCTR11 (mais cotas), FIGS11 (voltou pra carteira, preço atual vale muito comprar), HFOF11 comprei 80 cotas para completar 3.000 cotas, RBFF11 aumentei posição. Assim, espero ter aumentado o Yield médio da CHM com esta troca de ativos.

 Comprei ontem ITSA4, 1.000 cotas e dias atrás, comprei 100 cotas de SMAL11. Devagar, vou comprando mais ações. Mas, estamos num mercado irracional e movido unicamente por notícias. Para termos mais uns 3 ou 4 circuit breakers nos próximos dias, pouco custará, principalmente se as notícias da pandemia piorarem. 

 Transformei toda minha previdência privada mais conservadora (150 mil reais) que restava, em um fundo de ações. Aloquei no fundo Safari. 

 Bom, comprei volatilidade na crise, teoricamente o melhor momento para se fazer isso. Lembro quando PETR4 foi nos 5 reais e não tive coragem de comprar. Desta vez, entrei no jogo e da maneira que posso. Daqui a 2 ou 3 anos, revejo minha posição. 

 Se fiz o certo ou errado, o tempo mostrará. Na expectativa de um mercado Urso, que pode durar de 6 meses a 2,8 anos (dados históricos), seguirei aportando e como já estou lotado de FII é hora de aportar em ações. Vejo uma oportunidade ímpar de se fazer riqueza na bolsa de valores, que demora a surgir e está diante de nossos olhos. 

 Segue agora uma ótima notícia, como tenho dito e esperado até aqui:



 Nossa linha de crescimento viral está bem baixa e abaixo da curva da Alemanha. LINK: Curva mais baixa no Brasil que na Alemanha, Espanha e Itália



 Saúde e emprego ao povo brasileiro. Amém!


26 comentários:

  1. "Nossa linha de crescimento viral está bem baixa e abaixo da curva da Alemanha" há muita subnotificação do Brasil e ainda é cedo para confiar nesses números

    no mais, excelente post!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, pelo contrário. Tenho medo de excesso de notificações. Casos suspeitos serão contados como Coronavírus. Acredite em mim.

      Excluir
  2. Excelente escolhas de compra, também pretendo comprar amanhã ITSA4 e RBFF11, ótimos pagadores de dividendos e estão em promoção.

    Espero que a situação da nossa curva de coronavírus seja realmente a do slidw, precisamos que tudo se resolva rápido pelo bem da saúde e da economia, o desastre em ambos pode ser imenso.

    Que Deus nos ajude!

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Também acho que há muita subnotificação. conheço alguns profissionais da área da saúde que me relataram que há muitos casos principalmente em hospitais particulares e não estão notificando as secretarias de saúde. Muito sério isso. sem contar que deve haver muitos casos assintomáticos e não há kit para testar todo mundo.

    Achei interessante sua estratégia de trocar previdência privada para uma mais arrojada no período de queda. Geralmente só lembramos de comprar ações e fiis e esquecemos desse grupo de ativos (PGBL). Como vc fez? portabilidade?

    Estava pensando em fazer isso com meu PGBL de renda fixa, mas fico com receio da portabilidade demorar muito e eu perder o timming.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FNIF, nunca teremos kits para testar todo mundo... Nem é necessário, pois 80% são assintomáticos e nunca terão sintomas da doença, vamos testar todos com que função? Mais histeria? Tenho parentes médicos, inclusive infectologista e bom, morrem muito mais pessoas de outras doenças todos os dias no mundo todo, não vejo a mesma preocupação. Falo dos dados presentes.

      No meu post anterior, provei que tiveram 80 mil mortes em 2018 nos Estados Unidos, mas NADA saiu de alarme na mídia mundial ou da OMS. Até aqui, não estamos numa Gripe Espanhola. Não temos uma escalada galopante no número de mortos. Pode acontecer? Só o tempo dirá. Quantos já morreram antes pelo coronavírus, em anos anteriores e nada foi testado ou divulgado? O vírus não é novo, temos mais de 320.000 tipos de vírus (alguns estimam mais de 100 milhões) e sofrem mutações, podendo ser mais ou menos patogênicos. Na verdade, o vírus mostrou que os sistemas de saúde estão falidos em muitos países, como da Itália, onde morrem por falta de respiradores e assistência médica adequada.

      Isolamento vertical, sim, pelo que li até aqui. Isolamento total não!

      A hora de mudar seu PGBL de RF para ações é agora, não perca a oportunidade se pensa em pegar recuperação da Bolsa. Fiz portabilidade mesmo. Torço para isso tudo passar e rápido, de qualquer maneira o país sairá muito prejudicado e quanto mais tempo, pior.

      Excluir
  4. Farmacêutico Investidor29 de março de 2020 às 12:04

    Olá HM! Coronavirus provavelmente vai ser vista como a peste negra da historia contemporânea, não pela taxa de mortalidade, mas por suas consequências no plano social e econômico.
    Também estou comprando ações - ITUB, ITAUSA e ABEV, que estão com preço descontado Em relação aos FIIs, acho que só ficaria um pouco de olho no FIGs, fundo de shoppings. Li uma noticia de que os lojistas não pagariam aluguel enquanto durar o isolamento, ou seja, esses meses podem ser de queda ou redução total no proventos. Mas para médio-longo prazo, pode ser uma boa.
    Abs e boas compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprem enquanto o vírus vai acabar com o mundo. Depois, voltaremos a programação normal

      Excluir
  5. "Nossa linha de crescimento viral está bem baixa e abaixo da curva da Alemanha"

    Óbvio né? Este país é uma zona e só faz o teste do COVID19 quem já estiver com 1 pé e meio no saco preto....caso contrário manda para casa dizendo que é uma simples gripe.
    Multiplique os nossos números por 10 (sendo conservador) e teremos um número mais próximo da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EUA e Itália tbm só fazem dos casos graves. Ninguem no mundo tem testes suficientes

      Excluir
  6. Também tomei algumas decisões como você. Dado que não tinha recurso novo, liquidei parte dos fiis para compra de ações. Troque yield e tempo dirá se a decisão foi acertada. Não curto girar o portfólio mas foi a única possibilidade. Uma pena que não vivemos num país economicamente civilizado. Nos EUA/Canadá, se o score e a renda são satisfatórios, existe financiamento para compra de ações a taxas interessantes.

    Já te adicionei no meu projeto também.

    Abraço,

    Monster
    http://monsterinvestimentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, HM.

    Eu acho que a maioria das pessoas já está infectada.
    Acredito que no Brasil vai morrer menos de mil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, até aqui morreram 136 pessoas pelo COVID-19. Sigamos os números, eles sim importam. Até o presente momento, não vejo um crescimento em escala geométrica dos casos de morte.

      Excluir
  8. Excelente Publicação! ..................

    ResponderExcluir
  9. Acha que o governo brasileiro pode confiscar os investimentos em tesouro direto pra ajudar na crise? Pessoal gosta de um fervo e já começaram falar isso.

    Outra coisa, acha interessante se manter 95% em renda fixa e no máximo 5% em criptomoedas? Pra quem tem pouco dinheiro, priorizar segurança da renda fixa e a alta capacidade de retorno das criptomoedas no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai confiscar e acho doideira ficar só em RF e criptomoedas. Quem te garante o alto retorno de criptos?

      Excluir
  10. Fala, HM!
    Você usa/conhece algum site para ter informações detalhadas dos FIIs?

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quer informação de qualidade? Assine o Desmistificando FII. Muito barato pelo tanto de dica boa que o cara dá. Vale a pena!

      Excluir
  11. Puxa te confesso que está dificil lidar com o bando de petistas e comunistas esquerdistas que estão aparecendo trolando o AA40 ultimamente viu. Como faz para lidar com isso? To pensando em ativar o moderador embora não queria fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40, primeiro já manda tomar no rabo. Petista não é gente: é criminoso. Coloque moderador, a Internet deu voz aos idiotas e em escala exponencial.

      Excluir
  12. A curva é muito mas muito mais baixa. Lembre-se que aqui todos os governadores estão contra o Bolsonaro e todos estão colocando na conta do COVID-19 as mortes mais diversas possíveis. A mídia corrupta liderada por aquela que perdeu muito dinheiro público, a rede esgoto de televisão, tenta de todas as formas juntos com os corruptos derrubar o presidente. Não concordo com certas atitudes dele, mas ele é nossa salvação contra a cambada que quer voltar ao poder e ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO como faziam.
    Não sinto saudades de nenhum presidente anterior, todos corruptos ou capacho de corruptos, Bolsonaro pode não ser o ideal mas hoje é a salvação da lavoura, os abutres estão de olho nos bilhões que roubavam e agora não conseguem mais.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PDC, simples assim. Prefiro um bronco que não está roubando e tem uma equipe excelente do que a quadrilha de ratos que tomaram conta do Brasil por décadas. Eu não quero um ator de Hollywood, quero um presidente que faça o Brasil sair do atoleiro criado pelo PT e sua turma de vagabundos.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.