HEAVY METAL Investidor: Loucos???

quinta-feira, 19 de março de 2020

Loucos???

 Boa noite! Hoje tivemos a sessão do "descarrego" nos FII, na "corrente dos 70 homens de branco"... KKKKKK

 Segue uma foto dos valores atuais e dos dividendos (todos acima de 0,96% a 2,11%) de alguns FII em liquidação no mercado. Muitos sendo vendidos abaixo do seu VP, com descontos de 20, 30 a 40% ou até mais.





 Claro, o primeiro da lista tem sérios problemas de um fim de contrato em Macaé (unilocatário) e não tem ainda um novo inquilino para alugar o edifício, até onde sei. Mas a tabela mostra também barganhas, como HCTR11 pagando um Yield mensal médio de 1,33% ao mês e 1,84% este mês, negociado abaixo do seu VP.

 Tem gente comprando ativos e muitos achando uma "loucura". Lembrei aqui de uma frase atribuida a Nietzsche:


 Quem não entende a dinâmica do mercado, não sabe nada sobre probabilidades e risco, nunca ouviu falar de "Cisnes Negros", desconhece a história de investir em renda variável e não tem capacidade ou conhecimento para "ouvir a música", acha que os loucos estão dançando... e comprando.

 Loucura é vender na baixa e comprar na alta, vender fundo e comprar topo. O desespero do coronavírus vai passar, a bolsa voltará a subir, não chegamos ainda no Apocalipse. Tenham coragem quando os outros forem covardes, a recompensa virá.

 Já passei por isso antes, foi literalmente uma merda, mas passou! Como sempre avisei aqui, desde 2011, nunca invistam o dinheiro do pão, do dia a dia. Tenham mentalidade de sócio, de reais investidores. Se comprar um negócio por 100 reais estava bom, por 50 reais ficou ruim???? Qual a lógica???

 Querem comprar com mais calma? Dividam as suas compras em fatias pelos valores do IBOV. Se caiu 10 mil eu compro "X", caiu mais 10 mil, compro mais e assim por diante. 

 Minha opinião de mãe Diná é que o IBOV bate os 50 mil pontos, pelo rumo das notícias e do pânico geral. Seguiremos na volatilidade por alguns meses, talvez, mas uma hora acaba. Terei um fluxo de caixa mensal este ano de 40 mil reais por mês para investir, seguirei aportando todos os meses. 

  "Escutem a música", plantem na terra arrasada: é mais barato e dá mais lucros. Deixo aqui pra vocês uma música que amo de verdade, do Rei do Rock:



24 comentários:

  1. Eu vendi SDIL11 em janeiro a R$ 154,26. Recomprei a R$ 92,54. Tava feliz até ver ler seu post e verificar que ele chegou a ficar abaixo de 60.
    Fui olhar os outros fii's que tenho e estão na mesma situação. Vou reduzir minha reserva de emergência de 3 para 1 salário e vou baixar o pm dos meus fii's hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foco para 5 anos. Por agora, volatilidade é a lei.

      Excluir
    2. Tenho 35 anos, meu horizonte de investimento é de mais 15 anos.

      Excluir
    3. Cara, reserva de emergência de 1 salário-minimo? Vc tá louco? Não tô dizendo q é apocalipse, mas qualquer coisa menor de 6 meses de teus gastos não cobre emergência alguma.

      Excluir
  2. Colega, qual site vc consegue pesqusar essa tabela?
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://investidorderisco.blogspot.com.br/2014/07/ranking-dos-fiis.html

      Excluir
  3. Cara, eu joguei as minhas sementes nessas quedas até os 64k. Agora estou esperando os 55k para jogar mais algumas "sementinhas" que, tenho fé, no futuro se tornarão frondosas árvores frutíferas, os quais me renderão mais sementes e segue o baile!

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras de quem já passou por isso. Assim como vc passei por 3 com esta, incluindo a de 2000 e concordo em tudo. Agora se ibov chegar a 50k vou ter que dar um jeito de comprar Brasil, nem que seja EWZ. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fuja do Brasil, AA40. O dólar terá sua queda...

      Excluir
    2. Acho que por questão de compliance ele estava proibido de fazer stock picking aqui. Ainda está proibido AA40?

      Excluir
    3. Sim, não me é permitido ter conta em corretora no Brasil.

      Excluir
  5. Olá, Heavy Metal,

    Os dividendos dos FIIs evidentemente devem cair bastante no curto prazo, em decorrência do enfraquecimento temporário da economica, que resultará em renegociações de contratos e aumento do índice de imóveis ociosos, por exemplo.

    Mas, é claro que, no longo prazo, tende a ser um bom negócio, sobretudo em um cenário de juros baixos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAX, hora de escolher os alvos. Falo para os que buscam IF, mas os que entendem que o caminho é longo, tortuoso, tem que ter disciplina e sangue frio e saber arriscar em horas como agora. Os proventos podem cair, mas a cotação foi junto! Chega um ponto que muitos FII de tijolo estão mais baratos prontos do que para "construir": isto é, na cotação atual não seria possível construir o prédio com o preço pago no mercado, o VP despencou. Isso se chama desconto.

      Claro, todo mercado tem seus riscos: pode levar anos pra recuperar. Mas não existe maior retorno sem maior risco.

      Excluir
  6. HCTR11, FII de recebíveis: VP = 115,95 reais, valor de mercado atual = 103,00. Compre uma nota de 115,95 por 103,00 reais. "Mas os CRIs podem ter default...", como também podem pagar em dia. Quer mais retorno? Mais risco.

    ResponderExcluir
  7. Belo texto!
    No momento em que todos entram em pânico é necessário manter a calma e remar contra a maré.
    A música "My way" é ótima, e fez sucesso originalmente na voz de Frank Sinatra. Vale a pena também conferir a versão "punk" dos Sex Pistols, que simplesmente desconstruiu a música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço! KKKK, gosto de Sex Pistols tbm. God save the Queen!

      Excluir
  8. Oi Heavy, nunca agradeci tanto de ter renda fixa na minha carteira. Eu, que estava seriamente pensando em não ter mais renda fixa na carteira, descobri a tempo a importância dela nos momentos de crise. Graças à ela, tenho conseguido aproveitar as compras das ações semanalmente. Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Quem nao queimou o caixa nos primeiros Circuits e ainda tem grana de aporte recorrente tem tudo pra se dar bem. Agora vemos oportunidade de 1% a.m em RV, coisa q só acontecia em RF há um tempo atrás. Acredito que muito do pânico foi gerado pelo número recorde de investidores que explodiu, mas ngm nunca entendeu q renda variável tb varia pra baixo
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto, antes de 3 meses não vejo menor volatilidade na bolsa. Amanhã o couro come.

      Excluir
  10. Grande HM!!!! A minha mão tá coçando para comprar, tem coisa muito barata em FIIs que não víamos desde 2016. Problema que aquela reforma do apto que ia sair por 100k saiu por 200k....to com medo dessa crise aumentar e acabar minha reserva de emergencia comprando ações kkkk. Nossa clínica vai cair uns 80% o faturamento mês que vem....como recebo produtividade, abril vou receber o salario de março e em maio não devo receber nada.....esse mês ainda tenho que pagar 30k final da reforma, e ainda tem os financiamentos e cartao de crédito com as compras para a obra.....
    Por uma incrível coincidência, estou com pouco caixa igual em 2016 no auge da crise......fiz algumas vendas de ações em dezembro e janeiro pra deixar o caixa de RF mais livre, e fiz umas poucas vendas no repique que a bolsa fez na semana passada (tinha EZTEC a PM de 25 e vendi a 40, e TIET11 a PM de 11 vendi a 16). Até agora não vendi as minhas ações que agora estão abaixo do PM, e pretendo não vender...mas comprei bem pouco nessa queda toda (comprei umas 600 ITSA com preços entre 11,5 e 8,8).
    Vou preservar o capital da renda fixa por enquanto, infelizmente a promoção ta boa mas não quero passar apertado em junho/julho se a coisa continuar feia por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, gente boa, vc faz bem. Próximos meses o baque pelo visto será maior com este isolamento domiciliar. A economia não tem como andar assim e os baques na bolsa não terminaram, na minha opinião.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.