HEAVY METAL Investidor: Coronavírus, histeria coletiva e a destruição da economia brasileira

sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus, histeria coletiva e a destruição da economia brasileira

 Como todos que seguem meu blog sabem, tenho esposa e um casal de filhos. Me preocupo com todos eles, como todo marido e pai responsável deve (ou, deveria) fazer.

 Posso parecer irresponsável, alienado, estúpido e desonesto com o que vou escrever a seguir, mas tenham certeza da minha boa fé e isenção em tudo que vou postar e escrever. Acima de tudo, sou humano como todos vocês e prezo pelo bem comum. Sigamos.

 Desde que toda a triste história de um novo vírus (Coronavírus - COVID-19), mais um dentre os mais de 320.000 vírus conhecidos (How many viruses on Earth?), surgiu como pandemia devido a irresponsabilidade da China semanas atrás - matando pessoas lá, na Itália, Espanha, França, Irã, Estados Unidos entre outros países- procurei me informar sobre o assunto. 

 Recebi estes gráficos, achei muito interessantes:

















 Recebi ainda esta outra imagem, e achei o link no jornal Estadão ("Sou contra o isolamento sem sintomas do vírus"). 



 Outra imagem recebida fala sobre o tipo de isolamento feito e os resultados na curva de contaminação.


 As 3 curvas: Vermelho - sem isolamento, Azul - isolamento vertical, Preto - isolamento total. No isolamento total, temos uma grande queda inicial na contaminação, porém existe um pico posterior muito pior. No "isolamento vertical" (Azul) a contaminação é gradativa, promovendo a imunização pelo contato entre as pessoas. Israel e Japão, pelo que sei, optaram pelo "isolamento vertical", isto é: isolar somente os de grupos de risco.

 Abaixo, o gráfico com as faixas etárias e a letalidade do Coronavírus até agora:



 No site do respeitadíssimo "CDC" (Centers for Disease Control and Prevention), orgão público federal norte americano (quem aqui nunca assistiu um filme sobre armas biológicas, zumbis ou pandemias e não ouviu falar do CDC?), pesquisei sobre a gripe ("flu") nos últimos 10 anos. Seguem as imagens:

 

 Para quem se assusta com o telejornal a gritar "temos 100 mil contaminados em Nova York", que tal 54 milhões com gripe, como mostra o próprio CDC na imagem acima???? 



 Retirado do slide a cima:




 Na temporada de gripe ("flu season") de 2017 a 2018, morreram 80.000 pessoas somente nos Estados Unidos (Over 80,000 Americans Died of Flu Last Winter, Highest Toll in Years). Os números que eram em torno de 12.000 a 56.000 casos no pior ano, tiveram uma explosão; o vírus era o H3N2. 

 Pergunta que não quer calar: por que não tivemos a OMS se manifestando e isolando os Estados Unidos na ocasião, em 2018? Temos hoje, dados atualizados, supostamente 27.355 mortes pelo Coronavírus no mundo todo, em 4 meses. As 80.000 mil mortes pelo H3N2 em 2018, em apenas um país, seria algo "normal" então? 



 Mais imagens do site do CDC, sobre as "Carga de Doença Gripal" (Influenza), por estação anual.





 Meu questionamento é simples, pois a matemática não mente e nem tem ideologia ou partido político: números são números. Me expliquem como se eu tivesse 10 anos de idade o porquê de estarmos a beira do fim do mundo, hoje, mas não em 2018 com 80 mil mortes em apenas um país? 

 Na Itália, país que visitei recentemente e tenho parentes que moram lá há mais de 20 anos, o sistema de saúde é uma MERDA. Sim, uma merda, o nosso SUS é primeiro mundo perto do sistema de saúde falido da Itália. Mais de 85% dos mortos na Itália pelo COVID-19 tinham mais de 70 anos de idade e entre 2 a 3 doenças graves associadas (comorbidades), fora os fumantes. 

 O perfil da Itália não é o mesmo do Brasil. Muito provavelmente, o vírus agirá aqui de maneira diferente do que ocorreu lá. Mas, de qualquer maneira, a histeria coletiva já está instalada e o fim do mundo é (quase) certo para a mídia carniceira e a massa de manobra acéfala. Depois do vírus introduzido no inconsciente coletivo, como curar e alertar as pessoas? Vejo pessoas de máscaras nas ruas e pegando na máscara (KKKKK), na comida do supermercado, no dinheiro, na porta do carro... Queridos, titio quer dizer algo pra vocês: vocês estão TODOS já contaminados. Quer isolamento de verdade? Talvez na Antártida ou no Ártico.

 E pensando com calma, antes desse Walking Dead 2020, não se faziam testes em quem morria de gripe no resto do mundo (não sei se faziam nos Estados Unidos). Agora, o cara morreu por causa de uma caganeira, é "Coronavírus". 

 O estrago na nossa economia e de outros países já está feito, só quem lucrou até aqui - inclusive vendendo testes para Coronavírus com alto índice de "falsos negativos" - foi a China (Testes rápidos de coronavírus comprados pela Espanha da China têm alto índice de falso negativo). Foquemos no Brasil, onde alguns estados tem "zero" mortes até agora. 

 Esta imagem do J.P.Morgan mostra quantos dias uma empresa sobrevive sem entrar dinheiro no seu caixa. Em 27 dias, metade delas quebra sem cash flow: 

 

 No Brasil, muitos que estavam desempregados até poucos meses atrás estavam trabalhando no Uber, com renda média de 3 a 4 mil reais, podendo chegar até os 7 mil. Agora, ganho zero e muitos devolvendo o carro muitas vezes alugado. 

 Vale começou a demitir, segundo soube sexta-feira passada. Posto de gasolina novo, perto da minha casa, demitiu 7 dos seus 12 funcionários também na sexta. Amigos empresários com medo de falência, conversei com alguns. A solução? Simples!!! O bom e velho socorro do dinheiro público!!! Mas... se ninguém trabalha para pagar os impostos, demissões em massa, falências = fim do "dinheiro público" (impostos), esta conta não fecha!

 Temos uma bomba nas mãos e temos sim que falar da quebra iminente da economia. Só alienados e os sacanas de plantão, que como abutres querem o sangue nas ruas para ganhar votos com demagogia eleitoreira, falam em "vidas perdidas pelo vírus importam". 

 Quando piorarem os saques a caminhões e supermercados (já começaram), as invasões de casas, os crimes violentos explodirem mais do que já temos; quando os desempregados que vão perder os seus planos de saúde (pagos antes por suas empresas) lotarem aos milhares as portas dos hospitais do SUS e implodirem a saúde pública já sofrida... estas mortes serão importantes também?

 Lembrem-se: antes de morrer de fome, pessoas desesperadas perdem a razão, roubam e matam por isso, se preciso for. Se você é um daqueles que estocou comida e não tem uma arma para se defender, sinto muito, mas você guardou comida para os outros. 

 Como diz a música do Black Sabbath, "The Mobe Rules" ( a multidão manda):



IF YOU LISTEN TO FOOLS, THE MOB RULES!!!

 Concluo explicando a vocês dizendo que sei que não existe solução fácil para problema difícil. O presidente do Brasil tem duas bombas nas mãos, uma conectada a outra. Hora de pensar de verdade no país. Temos que cuidar sim em relação ao vírus, mas até aqui não vejo justificativa para parar por completo o Brasil e levar miséria e desgraça permanentes a milhões de cidadãos. As mortes que virão (ou não) após o vírus também contam!


 Não somos os Estados Unidos, não podemos imprimir dólares... Volto a trabalhar normalmente Segunda-feira e só mudo de opinião com dados concretos, que mostrem uma justificativa séria e que não seja notícia do canal da Globolixo para me manter em casa. Não estamos numa onda de "Gripe Espanhola" e seus milhões de mortos, até agora

 Num mundo onde 800.000 crianças morreram de pneumonia somente no ano de 2017, entre 2,6 milhões de mortos totais pela mesma doença (sim, 2,6 milhões: Pneumonia), ainda acho que a estatística importa. Não me nego a aceitar fatos.








27 comentários:

  1. A sua análise está correta. No entanto, a grande diferença que há entre está pandemia do covid-19 e os surtos anteriores de "gripe" ou "Flu" é um detalhe importante: A ausência de uma vacina.
    Esse é o principal fator que tem gerado histeria e fonte de comportamentos irracionais nas pessoas.
    Creio que o pais que melhor tem lidado com esta situação é a Alemanha, que tem efetuado testes em massa em toda a população, e adotado o confinamento vertical, ou seja, apenas são confinados aqueles pertencentes aos grupos de risco ou que tenham testado positivamente para o vírus.
    Os paises que conseguirem adotar essa postura serão os que mais rapido conseguirão superar a recessão econômica.
    Infelizmente o Brasil esta adotando uma postura oposta, principalmente pela AUSENCIA DE UMA POLÍTICA DE TESTES EM MASSA!
    Infelizmente a ausencia de uma visao de médio e longo prazo irá dificultar enormemente a saída do Brasil desta terrível recessao econômica que fatalmente se prolongará por boa parte desta próxima década.
    Inclusive ja vi alguns analistas que ousam comparar está crise de 2020 com o "crash" da bolsa de 1929, e a terrível recessao da década de 30 com essa que vira em nossa decada de 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A única vacina agora se chama imunização por exposição.

      Excluir
    2. Concordo!
      O problema será convencer toda essa multidão de pessoas histericas e neuroticas de que a melhor prevenção é a exposição ao vírus para adquirir anticorpos.
      Principalmente quando toda a mídia martela incessantemente na cabeça das pessoas de que estamos diante de uma nova "peste negra' que irá exterminar metade da humanidade.
      A mídia vai matar mais gente que o vírus.

      Excluir
  2. Olá, HM.

    Também fiz alguns comentários no meu blog.

    As pessoas estão com medo e estão agindo como gado. Acredita na imprensa e boa políticos cegamente.
    Muitos governantes estão agindo como ditadores. E quem era o ditador era Bolsonaro. Brincadeira.

    Quando a comida começar a faltar o país vai entrar em guerra e vai morrer mais gente.
    No meu ponto de vista as pessoas mais vulneráveis que deveriam ficar em quarentena. A vida não tem preço, mas sacrifica vida de milhões por centenas não tem cabimento.
    Muitas pessoas morrem por outras coisas, mas a imprensa e os políticos escolheram uma doença para controlar as pessoas.
    Boa sorte na sua volta ao trabalho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mais de 3000 mortes por dia de tuberculose no mundo, ninguém fala nada. Vamos acabar com a tuberculose, que tal?

      Excluir
  3. O problema é que o presidente se esconde e não decide por nada. O Ministério da saúde deveria gerenciar os isolamentos, porém o governo se recusa a tomar uma decisão pois sabe que em qualquer cenário haverá onus (mortes ou desempregos). Sendo assim, Bolsonaro age de como um covarde. A crise chegou aqui e ainda nem temos MP ou projetos de Lei para combater a pandemia ( ou suas consequências econômicas, que haveriam mesmo com o isolamento vertical). Isso tudo já deveria ter sido feito se houvesse o mínimo de planejamento por parte do governo Federal. Infelizmente a crise será brutal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquerdista detectado. Não sabia que esse pessoal frequentava blogs de finanças. Todo mundo que a esquerda tirou da miséria fica em casa o restante que volte a trabalhar.

      Excluir
    2. Você pelo visto, está fora do Brasil ou na Lua. O governo fez o que pode até aqui. Seu texto vomita ataques e não mostra uma linha de raciocínio lógico, em nenhum momento. Projetos de lei para combater pandemia??? PQP, você mora em que planeta, porra????

      Não existe lei contra vírus! Num país com a economia que já estava fudida e quase saindo do buraco, qual o milagre? Um congresso de vampiros que reza pra trazer Lula e sua distribuição de propinas do mensalão de volta, está preocupado com o quê? Quem faz leis, é o CONGRESSO. Agora o presidente legisla????

      Covardia é colocar a culpa do problema em quem não o criou e teve a coragem de dizer que temos dois problemas, não apenas um. Covarde é seu texto, que mente descaradamente ao dizer que quem avisa que "vão quebrar o Brasil" em cadeia nacional é covarde. Tosco, concordo, covarde não.

      Covarde foi Lula, que roubou bilhões de reais para fazer ESTÁDIOS DE FUTEBOL, num país onde faltavam escolas e hospitais. Isso é covardia e é criminoso. Agora, vagabundos como ele aproveitam a crise para surgir como os salvadores da pátria, quando deveriam ser pendurados pelo pescoço em praça pública, pela corrupção e pela má aplicação do nosso dinheiro.

      Pelo seu texto, a culpa é do governo??? KKKKKKKKK, vou rir e fazer de conta que alguma palavra do que você escreveu é racional e não apenas política. Se o presidente fala em isolamento, a culpa da piroca da quebra da economia é dele. Se ele não falar, as mortes pelo vírus também são dele. Escreva sua proposta para salvar o Brasil, postarei. Pode ser que alguém do governo leia e aprenda com você.

      Excluir
    3. Esses esquerdopatas são uma piada. Jogam a merda no ventilador e querem que os outros limpem. Presidente fazer leis??? QUE BURRO, dá zero pra ele! rssssss
      O governo está no samba do crioulo doido para ajudar o povo, o Bolsonaro foi massacrado por falar da iminente quebra da economia (que já ocorreu!), mas para gente como voc6e o governo nunca fará nada... exceto se der uma boquinha!

      Excluir
  4. Não existe solução simples para problemas complexos.
    O Brasil não irá escapar de sofrer por causa do coronavírus. O país é pobre, o sistema de saúde é uma bosta e, o pior, o povo é ignorante.
    Eu acho que no 1° momento deveríamos sim adotar medidas drásticas de isolamento social.
    Essa ideia de imunização por contato é muito perigosa quando se leva em consideração a capacidade do sistema de saúde de atender os casos graves.
    Se 20 milhões de brasileiros tiverem contato com o vírus e 0,5% precisarem de internamento, serão 100 mil pessoas nos corredores dos hospitais competindo por atendimento com aqueles que infartaram, tiveram avc, sofreram acidentes, levaram tiro, facada, etc.
    Dado o quanto o Brasil é desestruturado, vamos sofrer muito com essa epidemia.
    Do ponto de vista financeiro, pra quem investe visando longo prazo, pode ser a oportunidade de formar uma carteira previdenciária.
    Por maior que seja o problema, vamos sofrer mas iremos superá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anon, baseado em que você acha que devemos tomar medidas drásticas? Se nem infectologistas renomados falam isso, difícil "achar".

      Se te incomoda o risco dos "100.000" doentes lotarem os hospitais, imagine então milhões de desempregados e com fome o que farão. Estes mesmos desempregados perderão seus planos de saúde (pago pela empresa). Irão para onde? Sim, pro SUS já detonado!

      Hoje, as pessoas vão ao supermercado comprar comida, em breve irão para roubar. E caso você não saiba (eu tbm descobri dias atrás), o Brasil é o quarto melhor pais do mundo em número per capita de leitos de CTI.

      Sinto te informar, mas praticamente todos nós já tivemos contato com o vírus, meu amigo. Ele tem 70% mais poder de infecção que o H1N1, só que a gigantesca fatia que é a maioria nem vai morrer ou ter sintomas. E não vou seguir a massa histérica, enquanto não tiver estatísticas que me provem isso.

      https://noticias.r7.com/saude/coronavirus-nao-ha-motivo-para-populacao-entrar-em-panico-11032020

      Excluir
    2. Em tempo: o Japão não fez o isolamento radical e teve apenas 49 mortes = NADA. E vamos sim ter problemas na economia mundial, não tem mais jeito. Sua visão de investimento é perfeita. Hora de investir é quando tem sangue nas ruas.

      Excluir
    3. https://thediplomat.com/2020/03/japans-limited-response-to-the-covid-19-pandemic/

      Site sentando o cacete no governo do Japão.

      Excluir
    4. Olá HM... Poucos dias após essa postagem o infectologista Kallás afirmou que o isolamento estava funcionando.
      O problema é que o isolamento vertical, defendido à época por você, desconsidera o quadro de desigualdade preponderante no Brasil.
      A minimização dos efeitos drásticos da pandemia e o relaxamento das regras de isolamento foram "testados" em Manaus.
      Acredito que seu posicionamento acerca do enfrentamento à pandemia tenha mudado.

      Parabéns pelo blog.

      https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/15/covid-19-medidas-de-isolamento-tem-mostrado-eficiencia-diz-especialista.htm

      Excluir
    5. Sou contra Lockdown, a favor de medidas de higiene e tenham a certeza que TODOS nós seremos contaminados pelo vírus chinês, cedo ou tarde. Fome e desemprego matam igual ou mais que o vírus.
      Manaus sumiu com milhões de verba pública federal, isto é fato. Exceto o Zema, de MG, raros governadores e prefeitos do Brasil agiram como gestores de verdade na pandemia: agiram politicamente e contra o governo.
      Mas, no Brasil o que importou por 4 governos do PT foi roubar e desviar bilhões dos nossos cofres, com lixos como Copa do Mundo, Olimpíadas e Mais Médicos (programa escravagista e de desvio de dinheiro para Cuba). Nossa saúde seria outra se por quase 16 anos os filhos da puta dos petralhas tivessem realmente cuidado do Brasil.

      Se derem o deserto do Saara pros esquerdistas governarem, vai faltar areia em poucos meses.

      Excluir
    6. Em tempo: concordo com você, a galera vai pra praia lotada, baile funk... foda. Nosso povo carece de educação em todos os sentidos, inclusive sanitária. Mas o bom não pode pagar pelo mal.

      Excluir
  5. O que muitos fingem não entender ou querem mesmo sacanear é: o pobre vende o almoço para comprar "a janta". Não sobrevivem um dia sem dinheiro.
    Muito melhor enfrentar o tal "vírus mortal", que mal tem matado pessoas por aqui, do que ter a certeza de quebrar ou passar fome. Será que não enxergam isso??? Eu sou um fudido, trabalho com representação de vendas e tenho 9 funcionários. Nem dinheiro pra pagar a demissão deles, eu tenho agora. Quem me deve, disse que não pode pagar por 60 dias. Quem comprava, cancelou. EU VOU FAZER O QUÊ???? Que os fodões que falam para ficar em casa paguem as minhas contas!!!! Poooooooooooorrrrrraaaaaaaaaaa!

    Que desespero, meu Deus! Ainda estou tomando uma surra na bolsa e vou ter que tomar prejuízo e resgatar dinheiro nessa queda toda, pra honrar alguns compromissos. Heavy Metal, o que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandro. Vou tentar te ajudar. Ligue também para quem você deve e renegocie suas dívidas. Peça ajuda ao BNDES (se possível) e tenha calma. Se precisar mesmo sacar seu dinheiro das ações, paciência e faça sem dó e esquece o assunto. Realize o prejuízo e quite as dívidas.

      Me desculpe, mas você cometeu um erro: não tem um colchão de reserva. Aprenda com tudo isso e de a volta por cima. Vida segue. E concordo
      com você: prefiro ir pra rua trabalhar e foda-se o vírus. Até aqui, não temos estatísticas que me justifiquem ficar em casa e nem você.

      Excluir
  6. tomara que vc esteja certo.

    o problema de errar nesse caso é ter uma situação parecida com a Itália e nem os especialista tem certeza do que vai acontecer no BR.


    sobre o japão "Apesar do relativo sucesso na contenção da epidemia, há um grande temor no país de que o vírus esteja se espalhando silenciosamente no país, com uma aceleração do número de pessoas doentes. E que isso leve a medidas mais duras, como quarentenas obrigatórias." (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52047782)

    sou servidor público e meu trabalho estará suspenso até o final de abril. então vai dar bastante tempo para esperar para ver o que acontece nas ruas: sim, estou em uma posição cômoda e longe de passar fome. Se estivesse faminto, não estaria parado

    dessa forma, para mim vale a pena ter paciência e esperar mais 30 dias pelo que acontecerá na raça humana, afinal não posso quero contrair risco mínimo de dano letal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, esse é axatamente o problema. Você tem seu salário garantido por ser funncionário público. Mas, mais de 90% dos brasileiros não tem garantia de salário como você.
      A fome e o desemprego estão sendo mais rápidos que o vírus no Brasil, até o dia de hoje (não sei amanhã).

      Excluir
  7. Sr HM, acompanho vosso blog desde sempre.

    No entanto, este post, educadamente, discordo totalmente (assim como discordo de todos aqueles que aduzem ser apenas mais um vírus).

    Para discordar e demonstrar que este não é apenas mais um vírus, não preciso de tecer comentários longos, preciso apenas que quem é defensor desta teoria me responda:

    Qual outro vírus com o qual coabitamos neste Planeta tem causado colapso em sistemas de saúde do mundo inteiro?

    Se alguém me responder, eu mudo meu posicionamento.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então me responda: 30 mil vidas valem mais que 80 mil? Um abraço.

      Excluir
    2. Anônimo.

      Em primeiro lugar o sistema de saúde que colapsou foi apenas o da Itália. Aqui no Brasil quase nem tem gente internada apesar de quase 4 mil casos.

      Qual outro vírus com o qual coabitamos neste Planeta tem causado colapso em sistemas de saúde do mundo inteiro?
      O da gripe espanhola. Está bom para você?
      Veja as outras neste link.
      https://exame.abril.com.br/mundo/mortais-e-imprevisiveis-as-ultimas-pandemias-que-assolaram-o-mundo/

      Abraços!

      Excluir
    3. Cowboy, leu isso? https://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/2020/03/tira-da-barriga-bota-no-umbigo.html

      Tem notícia ótima sobre o vírus no Brasil.

      Excluir
  8. Pois é cara, bem isso mesmo. Até ontem era Economia com estado zero, sem intervenção, capitalismo puro, hoje é estado tem que garantir renda minima...mas vão tomá no olho do cú ! Povo tem que tomar no cu para aprender a não guardar um puto tostão quando tem.
    Aquele Dória e alguns outros governadores só castrando para aprenderem. E pior que vao sair candidatos nas próximas e a massa de manobra da globo vai votar nele ou no gordinho da globo ou no batoré do senado.
    Vou te dizer uma coisa só Heavy e todos, tirem seu dinheiro daqui enquanto é tempo, se bolsonaro não deu um jeito nisso aqui ninguém mais vai dar. Escutem, nao desdenhem, vcs vao lembrar de mim. obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá HM! Concordo com sua avaliação. Como small business owner aqui no Canadá estou tendo que trabalhar na franquia todos os dias, domingo a domingo, de 10-12 horas para não reduzir o risco de quebrar. O governo está oferecendo diversos incentivos aos small business aqui mas como você bem disse até quando conseguem manter isso?? E eu ainda tenho “sorte” pois sou considerado setor essencial (alimentação), mas difícil viver só com delivery e take out (quase 50% de queda nas vendas nas últimas semanas). Veremos o que nos espera.
    Abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc declarou FIRE no pior momento possivel hein EIn

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.