HEAVY METAL Investidor: Bolsa nos 66 mil pontos: comecei a comprar ações HOJE

quarta-feira, 18 de março de 2020

Bolsa nos 66 mil pontos: comecei a comprar ações HOJE

 Hoje a bolsa bateu os 63 mil pontos, fechando nos 66 mil. Tudo que está ruim, pode sempre piorar... mas há argumentos racionais para iniciar as compras.

 Com quase 50% de queda desde o topo do IBOV dias atrás, agora o fim do mundo parece certo. Morreremos todos nos próximos dias, as empresas vão falir, portanto não há mais razão para investir em bolsa ou qualquer coisa que o valha. 

 É esse seu sentimento? Então, aperte o botão da venda e vá viver seus últimos dias, da maneira que achar melhor e foda-se o mundo, dinheiro, etc... O que vier, agora, é "sexo, drogas e rock and roll". Só sobrou a "Highway to Hell"!

 Mas se você tem bom senso e sabe que o mercado é bipolar, que estamos na fase depressiva e que esta maldita fase é exatamente assim, peço que me escute com atenção: estamos numa oportunidade ímpar de acumular riqueza, nos próximos ANOS. Leu corretamente? Próximos ANOS.

 Recebi esta imagem abaixo num email, entre tantos que recebo e não leio, mas este em especial eu abri por algum motivo:


 Hoje tive o prazer de conversar com um conhecido meu, tem seus 34 anos, trabalha numa empresa de siderurgia em cargo mediano - ganha 4 mil por mês. Falei: "quer uma dica? Compre ações agora, bolsa caiu quase 50% já". Para minha surpresa, eis a resposta: 

- "Cara, o dinheiro acabou! Comprei tudo que podia nestes dias de queda. Agora é esperar uns 5 a 10 anos. Se entrar o PL (participação nos lucros), vou comprar mais Itaúsa e Bradesco". 

 Isso me fez ganhar o dia, ouvir de um cara simples a mentalidade que muita gente com curso superior não tem. A imagem acima postada mostra a probabilidade de se perder dinheiro na bolsa de acordo com o tempo investido. Isso quer dizer que mesmo os ferrados (eu estou no grupo!) nesta atual queda, terão seus dias de glória de volta uma hora - e pode ser na semana que vem, no mês que vem, no ano que vem, daqui a 3 ou 10 anos. Em 20 anos, certeza de prejuízo zerado. Na pior das hipóteses, reinvestindo proventos e comprando com desconto, terá um preço médio menor e estará no lucro.

 O que eu penso não importa, nem peço que me escutem ou sigam. Eu, sou um ninguém na fila do pão, um fragmento de átomo que veio de nenhum lugar e vai para lugar nenhum. Repito: reconheço minha insignificância no Universo que é o mercado financeiro, mas preservo minha mentalidade e tudo que aprendi até aqui, nestes 14 anos como investidor. 

 Nem sei quanto minha carteira caiu, acho que já bateu em 1 milhão de queda e com viés de baixa (KKKKKKK, tome chumbo!). Mas coloquei uma meta mental de 60 mil pontos no IBOV para iniciar meus novos aportes. Estaria eu maluco ou errado? Bom, não tenho como esconder, todos aqui saberão em breve. 

 Comecei a comprar ações hoje, comprei 1000 cotas de SMAL11 por 72,80 reais e pretendo comprar mais. Bolsa seguirá na volatilidade, se eu soubesse quando vai parar de cair, ficaria bilionário vendendo "dicas certas". Ao longo dos próximos meses, vou separar as compras feitas a partir de hoje da minha carteira antiga, apenas como um exercício que achei interessante para ver como será o repique de alta das novas compras. 

 Como avisei antes, muita notícia ruim para sair com a onda do Coronavírus. A China adora exportar doença pro mundo e esconder a merda que é sua política ditatorial, que esconde mortos e dados do mundo. Na Itália, o número de mortes é absurdo, só teremos o real número de mortos daqui alguns dias. Escrevi isso ao final do meu post anterior:




 Hoje, tivemos mais um Circuit Breaker e creio que já foram 3 depois deste post. Quantos mais teremos? Não sei! Mas uma coisa eu sei: comprar uma boa empresa com desconto no preço, que está pagando mais de 10% ano de dividendos ou um FII pagando mais de 1% ao mês, não é algo para ser ignorado. 

 Outro dado importante: a economia mundial caminha para uma recessão econômica com o impacto, seja real ou por pânico, da atual doença na vida e trabalho das pessoas e na atividade das empresas obviamente. Turismo, exportadoras de carne, empresas aéreas, fábricas de aviões, hotéis, montadoras de veículos, etc... todas terão queda de lucros e produção. Isso, é inevitável. 

 Quanto tempo vai durar a crise? Meses, talvez. Mas não será eterna. Hora de plantar na terra arrasada e colher, anos depois. Ter coragem com a bolsa em alta, é facil! Quero ver ter coragem de comprar ações e FII agora.

 Certezas deste atual momento:

1- O mundo não vai acabar; não agora. 

2- A bolsa está barata e pode ficar ainda mais.

3- Hora de plantar e colher depois, anos a frente. Olhem a foto acima e depois olhem de novo. Imprimam e coloquem num lugar que vocês possam ver todos os dias. 

4- Empresas que exportam, se o seu negócio segue normal ou mesmo com uma redução aceitável, estão ganhando muito com a alta do dólar. 

5- Não venda suas ações ou FII, exceto que esteja precisando do dinheiro para um caso de "vida ou morte". Não faça parte da manada suicida - a qual eu, um dia, já fiz parte. 

6- Tem medo de mais quedas? Faça aportes fracionados. 

7- Tomem todas as medidas protetivas possíveis contra o coronavírus, o assunto é sério e merece nossa atenção. Se todos ajudarem, teremos um guerra mais curta e com menos mortos. 


17 comentários:

  1. Acho que só eu que to torcendo pra cair mais pra poder comprar ainda mais barato !

    ResponderExcluir
  2. Haha, quero ver comprar criptomoedas então como eu compro ao invés de ações e fiis! Ações eu não curto muito porque o potencial de lucro é baixo pra quem investe menos, tem que arriscar muito pra ganhar quem sabe 300, 400, 500%.

    Fundos imobiliários é pra gerar renda e tem que ter bastante também, porque não é uma coisa que valoriza muito, compra por 100 reais um fundo barato ai ele valoriza no máximo a 180, 200. Criptomoeda não, arrisca menos pra tentar fazer lá na frente 10 mil por cento, 30 mil por cento, até 50 mil por cento como já aconteceu com algumas moedas.

    É se manter ali a maior parte na renda fixa e uma parte em criptomoedas. Dá vontade de comprar ações baratas, mas ai tu paga imposto, corretagem, desanima, fora que ir aplicando 500 reais, mil reais cada vez não vai mudar nada. Tem que botar uns 50 mil cada queda.

    Pau e corda nas criptomoedas.

    ResponderExcluir
  3. Boa, acho que a preocupação de quem não tem um bom colchão de segurança não deve ser comprar e sim fortalecer o colchão de segurança para evitar ter que vender no fundo. A maioria das pessoas não se preocupam em ter um colchão de segurança e isso neste momento pode ser devastador, caso a pessoa precise realizar prejuízos para bancar despesas essenciais.
    Quem já aprendeu a ter uma reserva para dormir tranquilo, vai plantar num momento excelente para esperar um tempo e fazer a colheita. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. HM, eu dividi meu caixa em 6 meses, que está/estava em Tesouro Selic. Esse mês já fiz minhas compras e tenho pouco caixa. Mês que vem "libero" mais uma parcela e vou as compras de novo... também já passei por outras crises, mas nunca com tanto patrimonio derretendo. Estou pensando como vc, acho que está na hora de comprar, e continuar comprando na queda...
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, estou a procura da turma que falava da bolsa nos 150 mil pontos. Sumiram????
      Quero a bolsa barata por 1 ano, posso estar enganado mas vejo o fundo nos 50 a 60 mil pontos.

      Excluir
  5. É sangue nas ruas que dizem? Tá começando. Gosto da casa de 40 mil pontos, voltar a 2016.

    ResponderExcluir
  6. O mundo está em pânico, então na minha opinião o fundo do poço ainda está longe... Acredito que somente quando o cenário de controle da pandemia estiver desenhado é que o mercado para de piorar... Não vendi, tampouco comprei. Sigo somente acompanhando! No momento oportuno farei um rebalanceamento da carteira dobrando o valor original que aportei em ações. Que eu tenha sangue frio para concretizar o plano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única burrice neste exato momento: vender. O resto, tá valendo.

      Excluir
  7. Eu comecei a comprar quando caiu abaixo dos 90k. Foi caindo eu fui comprando, ontem acabou meu dinheiro. Hoje pela manhã estava perdendo 20%, mas vi que petro e enauta subiram e elas são quase 20% da carteira, então chegar em ksa verei como está. Ontem desinstalei o app da corretora do celular, pra não ficar o dia todo olhando. Comorei empresas que considero boas e pra longo prazo, agora é só esperar. Já vi no CEI que tem jsc provisionado, grana legal do BB e elétricas. Vai dá pra comprar mais no fracionario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, compre, tenha paciência e vai lucrar. Siga sua estratégia!

      Excluir
  8. Eu comprei tudo que pude desde que baixou de 70mil pontos, mas o dinheiro acabou. Estou torcendo para a bolsa continuar patinando até dia 01/04 para eu comprar mais uns 150mil com uma grana que vai entrar.
    Eu enxergo essa crise como a grande oportunidade para consolidar definitivamente minha independência financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I47, bela oportunidade nos FII, hoje tomaram uma bela porrada!

      Excluir
  9. Puts....
    Não tenho grana.....
    Nada.......
    Há se tivesse
    10 mil
    100 mil
    1 000 000

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.