HEAVY METAL Investidor: Mudanças na Carteira Heavy Metal em 2020

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Mudanças na Carteira Heavy Metal em 2020

 Entre 2017 e 2019, acompanhei o rendimento dos meus Fundos Multimercado (FMM). Cobram taxa de administração em média de 2% e taxa de performance de 20% sobre o que exceder o CDI - o PIMCO cobra somente 0,93%, sem taxa de performance. 

 Na minha opinião, se pago um gestor profissional, ele deve bater o mercado com facilidade e numa média constante ou crescente. E pago caro: 2% é muita coisa, ainda temos a taxa de performance e o imposto "come cotas", cobrado duas vezes por ano neste tipo de fundo. 

 Seguem os gráficos de 1, 2 e 3 anos: 



 Como podem ver abaixo ("Rendimento Bruto"), exceto os fundos XP Crédito Estruturado (segue como um relógio, mas é de Renda Fixa), Giant Zarathustra (menos de 1 ano) e o novato Trend XP (ações), os demais perderam para o IBOV com folga nestes 3 últimos anos.


 Em 2017, 2018 e 2019, o IBOV subiu respectivamente: 26,86%, 15,03% e 31,58% (24,49% ao ano, numa média simples e tosca de cálculo). Os FMM ficaram longe disso, sendo que o Adam Macro (que mais rendeu em 3 anos), valorizou 37,04% e bem próximo do fundo de Renda Fixa da XP, com seus 29,34% e sem stress neste último. 

 Relendo um post do JL Collins (Stocks — Part IX: Why I don’t like investment advisors), achei mais uma vez dados sobre quanto perdemos ao pagar taxas de "apenas" 1 ou 2% ao ano. Segue:


 "(...) Mas existem cobras na grama também. Primeiro, 1-2% anualmente é um ENORME entrave no crescimento de sua riqueza... Supondo que você tenha um montante de 100.000,00 dólares... 

 Vamos supor que você invista por 20 anos e ganhe 8% ao ano. Vai terminar com 492.680,00 dólares. Nada mal. Agora suponha que você perca 2% em taxas. Seu retorno líquido agora é de 6% e após 20 anos rendem 331.020,00 dólares. São 161.660,00 dólares a menos. Você não perdeu apenas os 1 ou 2% a cada ano, você desistiu de todo dinheiro que este dinheiro poderia ter gerado com os juros compostos para você por 20 anos (...)" 

 Para quem acha que 1 ou 2% é "pouco", favor ler e reler umas 100 vezes as palavras acima. Isso, sem contar o imposto come cotas cobrado duas vezes ao ano e a taxa de performance de 20%! Lembro ainda que 95% dos "profissionais do mercado" perdem para o próprio mercado no longo prazo (10 a 15 anos), para investimentos passivos. Link: More evidence that it’s very hard to ‘beat the market’ over time, 95% of finance professionals can’t do it

 Comecei a vender meus FMM já em Dezembro de 2019, receberei parte já no dia 07/01/20. E hoje já solicitei o resgate do restante do Adam Macro, do Bahia AM e do Garde Dartagnan (100% liquidados). Seguirei com os demais, por ora. Penso em realocar repondo parte da RF (num fundo DI mesmo), comprar mais FII, ações via ETF e vi um fundo Multimercado que gostei muito, da Capitânia. Segue o gráfico:


 Li o prospecto no site da Capitânia sobre este fundo e gostei, provavelmente aportarei no mesmo uma parte deste dinheiro. Para finalizar, deixo abaixo o gráfico de SMAL11 (ETF de smallcaps) de 04/12/2008, quando custava 22,76 reais e 11 anos depois, no dia 03/01/2020 já custando 140,90 reais. 


 De forma passiva, sem stress, precisar estudar absolutamente nada e apenas alocar, quem comprou SMAL11 em 2008 um valor de 22.760,00 reais teria 140.900,00 reais hoje: 519% de alta.

 Cada vez mais me convenço de que indexar é o caminho mais tranquilo para investir em ações. Minha expectativa era de que os meus FMM tivessem um resultado entre 200% e 250% do CDI, não tiveram mas vários outros FMM sim. Algo a estudar, gestor tem que entregar resultado e bom, afinal são caros demais. 


45 comentários:

  1. Oi Heavy. Concordo com você. Mas cuidado ao achar que um FMM é melhor, pois o melhor da última década pode ser o pior da próxima década. Gestores são como macacos atirando dardos aleatoriamente. As vezes um ou outro acerta o alvo!

    ResponderExcluir
  2. Só uma comentário: não dá pra comparar FMM com ações (índic ibov). FMM variam entre si, tem graus de risco bem diferentes, mas em geral, pelo que vejo são bem conservadores. A grande maioria dos FMM não investe muita coisa em ações, então sempre vão perder do IBOV num cenário altista, mas em contrapartida, provavelmente vão ganhar (ou perder menos...) num cenário de bear market.

    Fui olhar rapidamente, esse ADAM MACRO aí tem (ou tinha) uns 75% de Tesouro (pré e pós, divididos), uns 16% no exterior (num tal fundo Adam Alpha) e só 7,3% em ações B3 (grosso modo, em petr4 e bbas3).

    ENTRETANTO, eu concordo totalmente com o teor original do post. Simplesmente não faz sentido pagar alguém para fazer esse balanceamento pra vc, pq ele é bizarramente simples de fazer. A pessoa pode simplesmente comprar Tesouro IPCA , Tesouro Selic e BOVA11 na mesma proporção desse fundo, em corretoras com custos marginais baixos, e vai "ganhar" já de cara 2% da tx. de adm. economizada.

    Eu até "entendo" pagar um fundo, desde que seja FIA puro. Mas tb concordo que, MUITO PROVAVELMENTE, no longo prazo, o gestor vai ter um rendimento muito parecido com algum índice, simplesmente porque, o que se vê é o seguinte cenário:
    - um gestor brilhante de um fundo pequeno acha uma pepita na bolsa;
    - o fundo compra esse pepita, e valoriza bastante
    - o fundo valoriza absurdamente, e atrai muitos novos clientes
    - o P.L do fundo multiplica. começou com poucos milhões, chega nos bilhões
    - fazer gestão de "bilhão" é muito mais complexo que de milhões. vc simplesmente não multiplica um bilhão com a mesma facilidade, pois tem que concentrar em ativos mais líquidos
    - o fundo performa pior que os índices


    e o ciclo se repete..





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário. Obrigado por compartilhar!

      Excluir
    2. Comentário completo! Esses fundos podem ser mais útil para quem não quer fazer a alocação dos seus ativos e não quer perder dinheiro em momentos de crise.

      Excluir
    3. Peter Lynch diz que os gestores tem uma lista ou influência no que pode investir, há pressão de todo lado. Assim fica difícil achar o ten bagger.

      Excluir
  3. Seu raciocínio é o mesmo que o meu, HM. A única diferença é que ainda mantenho uma previdência privada pois o Estado duplica meu aporte na entrada, então, por ora, tem compensado, apesar do baixo rendimento da previdência (70% está em renda fixa).

    Só o futuro nos dirá se estamos certos ou não ao seguir índice. Esta dúvida ainda me faz carregar a posição formada em stock picking, o que me fez iludir nos últimos meses, pois praticamente tudo subiu. Literalmente, QUALQUER MERDA subiu.

    Mas como eu sei q isso é bem ilusório, não irá se repetir com a constância necessária, ainda vejo mais pros do que contras em investir em ETF. Veremos!

    Abs e boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TumTum, como você disse, qualquer coisa subiu - inclusive merda. A vantagem dos fundos indexados ou de ETF é que compramos “o mercado” e ele sozinho tira as empresas ruins e nascem novas boas para entrar no índice automaticamente. Ele mesmo faz o Stock picking. Tamo junto!

      Excluir
  4. Respostas
    1. IP, temos que ficar de olho para não perder pro índice e ainda pagar por isso!

      Excluir
  5. Concordo plenamente Heavy, já estou migrando minhas ações e fundos todos para ETF.
    25% SMAL11
    75% PIBB11

    Nosso colega AA40 tem um excelente material, muito rico em detalhes sobre o tema no link abaixo:
    http://www.aposenteaos40.org/2019/10/por-que-e-preciso-indexar-mesmo-no-brasil.html

    ResponderExcluir
  6. Legal HM. Tenho pensado bastante sobre indexar. Fiz com comparativo dos últimos dois anos e minha carteira de REITs e stocks empataram com o S&P 500. Vou manter minha estratégia esse ano e reavaliar final de 2020. Veremos...
    Você vai realocar essa grana em quais FIIs? Já escolheu?
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CPFF11, novo FII de fundos (FOF) da Capitânia. BARI11 quero completar as 3000 cotas (faltam 500).
      MXRF11 depois da cacetada de hoje eu devo comprar de novo (vendi nos 13,73, quero pegar abaixo dos 13 se possível). E devo aportar no fundo multimercado da Capitânia parte desse grana que entrará amanhã e parte em 06/02/20 que pedi o resgate hoje. E, uma parte em fundo de renda fixa para repor minha reserva de emergência. Se surgirem barganhas, tenho que ter caixa.

      Excluir
    2. Em tempo: Capitania REIT 90 (classificado como multimercado)
      https://www.sunoresearch.com.br/fundos-de-investimento/capitania-reit-90-cp-fic-fim

      Excluir
    3. Dando seguimento as respostas acima, caro EI: hoje graças ao tio Trump (cara de coragem) eu peguei CPFF11 nos 106 reais de média (comprei 700), MXRF11 vendido por 13,73 reais dias atrás comprei 200 cotas por 12,36 reais. DMAC11 (estou comprando por minha conta e risco) comprei 50 por 566,00 reais. BARI11 já está nos 112,50 e fundo grande encarteirando.
      Amanhã, se cair mais, compro mais FII.

      Excluir
    4. Muito bom! Rsrs.. desses qual seu favorito?

      Excluir
    5. CPFF11, estou apostando na gestora mais uma vez e nestes 3 últimos anos tem dado certo. Fundo novo, deve entregar resultado em 1 ano e não Tenho pressa. A capitania tem se mostrado uma ótima gestor, tudo aquilo que está sob seus cuidados mostra bons resultados. DMAC11 farei um post amanhã explicando o meu racional a respeito deste fundo. Eu não faria um aporte grande, mas terei parte do meu portfólio nele.
      BARI11 rumo aos 120 em breve, pelo visto.

      Excluir
  7. Oi HM, tudo bom? Queria lhe agradecer pela indicação do site do JL Collins, acho que vi ele no seu último ou penúltimo post. Site sensacional, passei o sábado lendo-o. Ainda tenho um certo bloqueio de deixar stock picks de lado e cair de cabeça em ETFs. Talvez o IR de 15% na venda seja o que mais possa doer. Porém, governo morde 20% de IR em FIIs e todo mundo aceita, né? Eu mesmo aceito kkk. Abs e adeus MMs (nunca gostei desse tipo de fundo, seu texto só comprovou o que eu já imaginava).

    ResponderExcluir
  8. AF, eu não tenho amada contra os FMM, mas eles tem que entregar resultados e bons. Cobrando 2% + 20% de taxa de performance + “come cotas”, te levam mais de 3% num ano como 2019. Fora a inflação!

    ResponderExcluir
  9. Heavy acompanho vc já há alguns anos e admiro o resultado que vc atingiu. Eu seguia uma linha parecida com a sua mas sem bolsa de valores e tendo apenas renda fixa e fundos multimercado e de ações. Percebi então q NENHUM deles batia o Ibovespa e vai por mim nos últimos 6 meses estudei mto bolsa de valores e aprendi que essas taxas e o giro da carteira q os fundos fazem corroem seu patrimônio. Ibovespa e ifix decolaram no último semestre e os tais gestores conseguem entregar um resultado péssimo. Bem, eis que descobri o tal do Buy N Hold. Que diabos era isso? Acho q a melhor estratégia pra ter tranquilidade em investimentos. Recomendo fortemente dois nomes - Fábio Faria (canal do holder) e Eduardo Cavalcanti (fundamentei). Resumindo é ter mentalidade de sócio de empresas com bom resultado. Se não conhece o trabalhos deles recomendo. Fiz curso também e vale muito apena. Eles têm mto material gratuito no YouTube também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cado Anon! Se possível, identifique-se com seu primeiro nome (real ou nick) pra saber quem é. Seu feeling é o mesmo meu e relendo muita coisa de investimento passivo X ativo, as taxas são algo fundamental a ser contabilizado no longo prazo: ela corroem seus rendimentos. 3% ao ano para o gestor é muita coisa!

      Excluir
    2. Em tempo: de certa forma, estou holder nos meus FII. As compras que fiz ao longo dos anos mostraram-se todas acertadas até aqui, uma hora posso errar a mão - faz parte do jogo

      Excluir
  10. Grande HM!!! Tentei publicar em outro post pelo celular mas acho que deu algum erro.
    Sobre os FMM, realmente vai ser difícil achar bons produtos, e atualmente eu estou tendendo a considerar FMM como uma renda fixa mais turbinada....render 9% a.a frente ao IBOV que rende 20%-30% nessa época parece muito pouco, mas 9% é o dobro da nossa taxa Selic. O único porém é a trava de pelo menos 30 dias para sacar o dinheiro. E realmente agora pagar 2% + 20% de taxas com a Selic a 4,5% é muito caro, o cara pode simplesmente sentar com o dinheiro alocado em Título do tesouro, sem correr risco, pra continuar ganhando.
    Também tenho Bahia Marau e Kapitalo Kappa de FMM, e de FIA tenho Alaska Black e o Real Investor (aqui de Londrina o cara, muito bom por sinal).
    Tá difícil escolher onde colocar o dinheiro, eu agora que vou diminuir meus aportes esse ano por causa da compra do apto não sei o que faço.
    O meu grande problema do ETF é o imposto de 15% na retirada, e também o problema que ETF não distribui dividendos. Mas acho que se pensarmos que é difícil bater o índice mesmo para gestores, imagina a gente. SMALL11, BOVV11 e IVVB11 realmente estou tentado a alocar uma parcela.
    Sobre esse novo FMM da Capitania, não consigo opinar, só sei que fundos criados recentemente vão ter ótimas rentabilidades....ele investe em cotas de outros fundos multimercado/ações? Qual é a taxa de adm? Por que você não monitora outros grandes fundos de ações que vivem fechados, mas que de tempos em tempos abrem para captação e deixando o dinheiro em caixa dá pra aproveitar oportunidades. Exemplos: Bogari, Brasil Capital, Dynamo, até o Verde...se eu soubesse que pelo menos um desses iria abrir pra captação uma vez só, colocaria uma grande parte do patrimônio neles.
    Outra coisa, você não tem alguma parcela em ouro? Tem o OZ1D, e o fundo da Vitreo que cobra apenas 0,4% de taxa.
    Grande abraço e vamos conversando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Henrique! Que a deusa da fortuna te faça cada a vez mais rico. OZD1D eu comecei a acompanhar nos 198 reais e já bateu bateu nos 213!
      Qual é o fundo da Vítreo?

      Excluir
    2. capitania é um fundo que investe em Fiis. abs

      Excluir
    3. A política de investimento do FUNDO consiste em aplicar, no mínimo, 95% de seu patrimônio líquido em cotas de fundos de investimento independentemente da classe destes, com o objetivo de obter retornos superiores à variação do Índice de Fundos de Investimento Imobiliário ("IFIX") no longo prazo. Para alcançar esse objetivo o FUNDO atua primariamente na aquisição de cotas de fundo de investimento imobiliário negociados na BM&F Bovespa. O objetivo do FUNDO é obter retornos superiores ao seu benchmark ("IFIX") no longo prazo.

      Excluir
    4. Olá, Leo! Sei disso, mas eles fazem gestão ativa com um resultado absurdo e de uma maneira que muitas vezes o pequeno investidor não pode fazer. Por isso, vejo como uma diversificação. Se fazendo sozinho você conseguir bater o mercado, não precisa investir em fundos. Mas, na minha humilde opinião, este fundo é um fundo que entregou e deve entregar bons resultados. Posso estar errado!

      Excluir
  11. Mestre, esqueci de outra coisa: o MXRF11 caiu porque eles vão fazer nova emissão de cotas pra praticamente dobrar o patrimonio do fundo. Emissão a R$ 10,xx. Será que é melhor esperar essa emissão? Apesar que ela terá preferência para os cotistas atuais, e atualmente não tá sobrando nada para novos entrantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei a comprar MXRF11 hoje, vi isso também, querem capar 499 milhões de reais:
      https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=74694&flnk

      É muito dinheiro! Compre algo agora, a outa metade você compra com seus direitos de subscrição. Faça um preço médio. Este fundo tem um dividendo razoável e a valorização tem sido destaque - fora a alta liquidez.

      Excluir
  12. Tenho uma posição em fundo mas o que aprendi é que eu posso fazer o trabalho deles, talvez não tão bom quanto, mas compensa pelas taxas que não pagamos.

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto de fundos. Acho um desperdício de dinheiro pagar taxas de adm, taxas de performance. O come cotas não tem jeito porque tá na renda fixa. Mas prefiro alocar num fundo DI o que achar necessário e fazer eu mesmo minha estratégia em ações, fiis, ouro, dollar, ações internacionais e reits. Acho que foi uma excelente mudança.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,

    No Brasil os FIA (Fundos de ações puro) batem constantemente o indice, então acho que vale a pena, alguns fundos que eu gosto: alaska black, real investor, equitas selection, brasil capital, GTI dimona são alguns exemplos.

    Mas também gosto da ideia de indexar, realmente é o melhor custo beneficio rentabilidade x estudo.

    Hoje minha alocação em ações está 50% em FIA e 50% em stock picking (Que estou diminuindo mensalmente), talvez eu indexe uma parte em SMAL11 e DIVO11.

    abs.

    Tom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom, penso hoje igual a você. Basta ver o gráfico de SMAL11, fala por si mesmo.

      Excluir
  15. pessoal deem uma olhada no meu blog.
    feliz 2020
    https://medicoinvestidor2020.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Estou fazendo o mesmo. O adam foi o primeiro. Pífios 0.48% am em 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ney, bem vindo! Gestor caro tem que bater o índice, senão é só indexar e partir pro abraço.

      Excluir
  17. Comprar ações tem disso, a empresa cai e vc vai junto. Índice é mais suave nesse ponto. ETF tem o problema do IR, ações que vc não gostaria, não ter o timing de comprar individualmente, alguns acumulam dividendos. Pra Brasil prefiro stock picking, seja ações ou FII, pra exterior prefiro ETF.

    ResponderExcluir
  18. Pois é heavy metal concordo com tufo que fou dito acima. É ridículo um fundo gerido por experts (que certamente tem muita informações privelegiadas em muitas vezes). Penar pra poupança. Estou migrando boa parte pros fiis e os renda fixa ipca+ com ratting bom. Nada de oi ipca+ galera.

    ResponderExcluir
  19. HM, nunca fui fã de fundos, sempre achei que meia dúzia em um universo de centenas perfomaram bem e as propagandas vem em cima desses aí. Tem muita discussão sobre o assunto mas realmente pagar 2% de taxa mais 20% de performance hoje em dia com selic baixinha, é perder grana. Sigo fazendo minha estratégia independente do resultado ser melhor ou não, pelo menos fico mais tranquilo com as decisões.

    Já quanto à indexar, escrevi um post no comoinvestirnoexterior.com mostrando como o SPY VOO e IVV performaram em 2019 e como perdi pra eles. Realmente travar uma parte da carteira em índices pode ser muito bom.

    Quanto aos SMAL11, o problema são os 20% de imposto né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você segura o ativo, o imposto sai na urina. Se a rentabilidade é alta, tá tranquilo.

      Excluir
  20. HM vc chegou a ver o BRZ FIP-IE? Recebi o report da eleven e achei bastante interessante pra longo prazo. Sem IR e com dividendos a partir de 2025 (mas a espectativa é que em 2 anos paguem).

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.