HEAVY METAL Investidor: Venda Coberta de Opções de Compra: vale a pena???

sexta-feira, 18 de março de 2011

Venda Coberta de Opções de Compra: vale a pena???

 Vou discutir rapidamente sobre um assunto que muitos falam, criticam as vezes e poucos fazem de forma correta: Venda Coberta de Opções de Compra ("covered-call" ou "financiamento", como é também chamada esta operação com as opções de compra ou "Calls"). Não tenho a intenção de mudar a opinião de ninguém, apenas vou citar minha experiência pessoal sobre o tema. 

 No começo da minha jornada como investidor eu tinha algumas ações em carteira, mas muito concentrado em VALE5 e PETR4. Foi então que descobri o assunto OPÇÕES, li muito a respeito do tema (talvez uns 6 livros), fiz um curso e pratiquei das maneiras mais diversas possíveis: venda coberta de opções de compra, venda descoberta e muito alavancada (a famosa corda para enforcar a si próprio...), compra a seco de opções de compra, compra de opções de venda (ou "Puts"), travas de baixa, travas de alta, collar, algumas borboletas... Enfim, uma loucura de tempo desperdiçado e saindo com enorme desgaste emocional e pouco retorno financeiro. Foi quando aprendi uma regra básica e simples: venda coberta é para remunerar sua carteira, te pagar uma taxa de juros extra, visto não haver garantias de alta de suas ações (ou queda). Mas o dinheiro recebido pelas opções vendidas, entra no seu bolso de verdade...

 Podemos perder uma alta do ativo, mas nunca perder dinheiro na operação. Existe um artigo intitulado "Better than Buy and Hold", do Site "The Motley Fool",  que mostra claramente que nos últimos 20 anos do S&P 500 a venda coberta de opções de compra (de empresas sólidas) teve um retorno de aproximadamente duas vezes o índice!!! Isso é ruim? Arriscado? Não acho. Leiam parte do texto do citado artigo: 

"Because of the income they bring and the defensive power they can add to a portfolio, covered calls have approximately doubled the return on the S&P 500 over the past 20 years. Combining covered-call writing with solid stock selection and a buy-and-hold mentality is a Foolish recipe for even better performance -- making you extra money on quality companies while letting you sleep well at night."

 Cito agora minha experiência com a VCOC nos últimos 12 meses: fiquei meio de saco cheio de vender opções no início de 2010 e dei uns meses de folga na operação. PETR4 estava subindo e eu deixei a ação "andar" sem estar travado com as opções. Erro Crasso: PETROSSAURO de 39,xx veio aos 23,85. Voltei então a fazer VCOC há aproximadamente 5 meses e recebi mais de 56.000,00 reais limpinhos nas últimas vendas somadas. Continuo com a mesma quantidade de PETR4 em carteira e todo o lucro virou novas ações ou Fundos Imobiliários - menos novas PETR4, pois minha posição ainda é muito grande na mesma. Hoje, ela patina entre os 26 e os 29 reais (está "de lado") e não tenho tanta fé em alta sustentável no curto prazo. Baixei meu preço médio em mais de 3,50 reais até a presente data e sei que vou mais longe, pois no meu atual patamar de preço eu estou seguro se for exercido ou mesmo precisar rolar a operação para o mês seguinte. O segredo da venda coberta é se deixar exercer se a taxa de lucro for boa, recomprar a mercado e vender novamente ATM ou 1 Strike acima (OTM). Sugiro a leitura do artigo que citei, tirem suas próprias conclusões.




"Make Your Money Happy!!!"


6 comentários:

  1. Quem realmente fez venda coberta esses ultimos 12 meses tem ganhado bem!
    Um bom tempo atrás tb fazia isso com petr4 e vale5... Nao foi ruim não...Mas depois passei tudo para PIBB11...
    Creio que é uma forma interessante de diversificar a forma de investir pelo menos uma parte do capital. Mas não tenho certeza se é uma estratégia de sucesso a longo prazo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Amigo,
    essa conta de 56k de ganho líquido de petro em 5 meses, nao bate, só se vc tiver de 6k de ações pra cima, pelo que vi, vc tem 3k de petro.
    isso lançado bem ITM, pelo que li, vc lança ATM ou 1 série acima. ( Vide Petrc28/29 )
    Exemplo lançado a R$ 2,00 ( Virados pó, contando com muita sorte ). todo mês com 6,5k de ações = +-13k - 15% = 11,05k limpo, que dão 55,25k em 5 meses.
    Se for bem itm, já teria sido exercido, pois ela está subindo a 5 meses, desde os 24,00.
    Tbm faço LC, a 6 meses com 6k de ações e meu rendimento OTM Primeira. Me da 1,5% +- 2,5k Limpos. Bem longe desses 56k LIMPOS seus.
    No mais, o blog e sua estratégia é boa, gostei.
    Vou acompanhar.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Casa Trader,

    Tenho 16k de PETR4. Acho que respondi sua pergunta. Agora, só não sei de onde vc tirou que eu tenho apenas 3k de PETR4... te venderam o peixe errado.

    Antes de postar, sugiro que tenha certeza do que vai escrever para não ser filtrado. Assim, será bem vindo. É no mínimo deselegante postar aqui como vc fez, pois me tornou ou um mentiroso ou ruim de matemática pela forma como escreveu. Se vc tem apenas 3K de PETR4, outras pessoas podem ter mais... ainda não é ilegal.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do post e dos comentários apesar de não entender quase nada ai kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. não entendi, a vc vale a pena somente na baixa do mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vale a pena em qualquer momento desde que você saiba os riscos envolvidos. É uma opção de investir limitando perdas e ganhos, HEDGE como todos sabem. O artigo do Motley Fool mostra isso, acesse o site.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.