HEAVY METAL Investidor: Enfrentando o Leão em 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Enfrentando o Leão em 2011

 Sugiro aos que vão fazer o devido acerto com o Leão do Imposto de Renda em 2011 que leiam antes este artigo da Revista Exame.com para que não caiam na malha fina.  Caso tenha comprado ações e não as tenha vendido com lucro, NUNCA atualize os valores das ações compradas nos anos anteriores!!! Se você comprou 1.000 VALE5 por 40 reais em 2009, um valor total de 40.000,00 reais e hoje VALE5 está cotada a 47,00 reais, seriam 47.000,00 reais. Certo? Talvez na matemática, mas para o Leão está ERRADO!

 Não se deve atualizar o preço das ações compradas (e mantidas em carteira) em anos anteriores, apenas REPITA o mesmo valor de  compra das mesmas que foi declarado em 2009 (ou 2008, p.ex.) no espaço onde aparece a data referente a  31/12/2010. A Receita Federal quer saber se você obteve lucros ou prejuízos com compra e venda de ações, portanto para as ações mantidas em carteira e sem movimentação das mesmas é só repetir o preço médio de compra delas, sem atualizar seu preço pela cotação do último dia do ano. Ao atualizar o preço pela última cotação do ano anterior, estaríamos afirmando que houve lucro nas ações compradas, fato que só ocorre quando se vende as ações que por acaso tenham sido valorizadas. Enquanto as ações estão na carteira, o lucro ou prejuízo é virtual. Segue o link para uma leitura mais completa do assunto.

LINK: Como declarar ações no IR 2011






"Lion, We Who Are About to Die Salute You!!!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.