HEAVY METAL Investidor: Rendimentos dos FII (Fundos Imobiliários) e Empréstimo (Renda Fixa) - FEVEREIRO 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rendimentos dos FII (Fundos Imobiliários) e Empréstimo (Renda Fixa) - FEVEREIRO 2011

 Acabei de somar o lucro dado para o período de um mês pelos proventos recebidos dos FII e do empréstimo (1% ao mês), até a data de hoje: 3.065,21 reais. A média de juros recebida foi de 0,90% para os 6 FII que tenho, que somados ao 1% (empréstimo) me deram uma média de 0,92% - líquidos!

 Isso seria impossível sem o Asset Allocation. Bendito o dia em que procurei estudar sobre o assunto, sobre FII e renda fixa! Dizem que a bolsa é cassino: concordo (em parte). Nossa minúscula bolsa - perto da americana - é facilmente manipulada pelos gringos. Boas empresas são literalmente pulverizadas as vezes em poucos dias, mesmo sem razão justa para tal. O que fazer nestes dias? Ah! Eu tenho stop loss!!!!! Sinceramente... conversa de sardinha. Nestes dias VERMELHOS, escolho bons ativos e compro (quem não gosta de desconto?). Mas nunca se esqueçam: o que caiu muito pode cair ainda mais. É aí que acredito no uso da Análise Técnica como auxiliar ao Valuation. Nunca uso stop loss, uso "stop compras mal feitas e caras", funciona muito bem e sem pagar mais dinheiro para as corretoras.

 INVISTAM NA BOLSA O QUE SOBRA, O DINHEIRO QUE PODE ESPERAR ATÉ 2, 3 OU 5 ANOS PARA DAR RETORNO!!! Quem tem necessidade do dinheiro no curto prazo (leia-se, 2 anos) para comprar um carro, uma viagem, a faculdade dos filhos, a casa própria NÃO DEVE COLOCAR ESTE DINHEIRO EM AÇÕES, MAS NA RENDA FIXA!!! 
 Dicas para quem pretende investir em renda variável:

1- Tenha primeiro sua casa própria e seu carro, quitados de preferência. Pior do que ter dívidas e poder pagar as mesmas com certa dificuldade é ter dívidas e não poder pagar porque seu dinheiro está aplicado em ações - e elas despencaram!


2- Tenha no mínimo 50% do seu capital em renda fixa de boa qualidade. Pelo amor de Deus, poupança e títulos de capitalização são sacanagem... me nego a comentar tais absurdos de aplicações. Nos dias de sangria da bolsa, enxergue os mesmos como OPORTUNIDADE de comprar bons ativos com desconto, não como o Armagedon. Este equilíbrio 50/50% te permite transferir recursos da R.F. para  R.V. nas horas certas e maximizar seus rendimentos. Bolsa rompendo máximas, ações sobrevalorizadas, venda parte da carteira e coloque na renda fixa. Bolsa afundou, "vamos aos 20.000 pontos", compre progressivamente novas ações com o dinheiro da R.F., pois ninguém adivinha o fundo do poço. Para esta regra (compra em parcelas) eu tenho uma excessão onde indicaria uma compra mais agressiva, com maior aporte imediato de dinheiro em ações de uma só vez. Isso, discutirei em outro post.

3- Fuja do cemitério de malandros! (venda descoberta de opções e operações de trades rápidos). Isso, com o passar do tempo, na maioria das vezes ou te quebra ou esgota emocionalmente. Frase do autor, infelizmente já falecido, Décio Bazin: "O futuro é generoso com os pacientes". O livro deste autor é um pouco antigo, mas seus ensinamentos podem ser aplicados hoje perfeitamente ("Faça fortuna com ações, antes que seja tarde"). Sugiro a leitura do mesmo, mais livros serão sugeridos aqui em breve.


4- Foque no médio e longo prazo, tenha o tempo ao seu lado. Investir em ações não significa comprar e esquecer as mesmas na corretora. Se vc decidiu tomar conta do seu dinheiro (why not???), tente ser o mais profissional possível. Caso contrário, é melhor colocar sua grana num banco ou em fundos de ações/renda fixa para não correr o risco de perder (MUITO) dinheiro. Claro que no curto prazo pode ocorrer um dia de "desvio padrão" (alguém aqui estava vendo o monitor no dia que PETR4 na especulação do poço de Tupy subiu 25% num dia e mais 20% no dia seguinte? Eu estava!). Num dia destes, de insanidade compradora do mercado, vale a pena sair fora com o lucro no bolso (parcial ou total), lucro esse que talvez você levaria uns 2 a 3 anos de uma boa renda fixa para alcançar. NADA SOBE PARA SEMPRE, nunca esqueçam isso. O mercado tende a uma média de preços, entre mínimas e máximas. O acompanhamento das empresas em que se investe é fundamental para não "casar" com um ação de uma empresa que pode estar rumo a uma falência ou má administração e que leve a mesma a enormes prejuízos, o que seria péssimo para o acionista.


5- Poupe no mínimo 10% do que você ganha todos os meses ("se pague primeiro"). Se possível, poupe 20 ou 30% - mas sem viver em miséria, de forma doentia (ser econômico demais também é doença). Aprendi isso no livro "Pai Rico, Pai Pobre", do Robert T. Kiyosaki. E ele, por sua vez, aprendeu isso num livro que também li e gostei muito, como cultura geral e financeira (bom livro, minha esposa adorou também): "O Homem Mais Rico da Babilônia". Você deve se premiar todos os meses com o dinheiro poupado, ele pertence ao seu futuro, a uma velhice mais tranquila e isto é muito sério. A expectativa de vida do brasileiro hoje é em torno dos 72 anos de idade, a velhice pode ser cruel principalmente com quem não tem reservas financeiras (que deveriam ter sido feitas 40 ou 50 anos antes). Mas antes de investir, procure a educação financeira devida; ela começa com pequenas atitudes, pequenos passos. Tão importante quanto procurar aumentar seu capital é não desperdiçar o mesmo. Uma simples negociação com sua operadora de Internet e que lhe traga economia, já conta! Ter dinheiro não é o quanto se ganha, mas quanto se conserva dele. Pequenas despesas supérfluas, tanto pelo que se pagou como quanto foi pago (isto é, mais caro se existem opções iguais e mais baratas), tornam-se um verdadeiro ralo de dinheiro com o passar dos anos. Se pague primeiro, para poder gastar depois...




4 comentários:

  1. Boas dicas, também concilio valuation com técnica. Gosto de macro economia também, mas a técnica pesa mais na decisão.

    Gostei do tema do blog! Maiden!

    ResponderExcluir
  2. Caro FI,

    Você é o primeiro a postar aqui, valeu a força! Já adicionei seu Blog nos meus favoritos, que aliás eu descobri no Blog do Hc Investimentos. Aceito sua ajuda!!! (e preciso).

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Cheguei ao seu blog avaliando as visitas no meu (http://rendimentofundoimobiliario.blogspot.com). Agradeço ter colocado o link. Vamos em frente.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,

    Achei seu Blog uma verdadeira utilidade pública! Muito bom, e eu invisto bem em FII. Seja bem vindo, conto com sua ajuda aqui.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.