HEAVY METAL Investidor: Os Pobres moram dentro de nossas casas

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Os Pobres moram dentro de nossas casas

 Reclamar de falta de dinheiro é um esporte nacional no Brasil. Pelo menos, ao meu redor, a sensação que tenho é essa. Isso, independente de época ou governo.

 Lembrando do ótimo livro "O Milionário Mora ao Lado (Thomas J. Stanley/William D. Danko)", o qual vou morrer recomendando a quem não leu, que leia, percebi também que "os Pobres moram dentro de nossas casas". Parece sem sentido? Mas logo verão que tem lógica esta afirmação.


 Sejam pessoas com 3 carros novos importados na garagem do meu prédio ou o nosso porteiro. Hoje, este morador do meu prédio (dos 3 carros) que era um grande empresário, faturamento de milhões numa empresa de bebidas, faliu e vendeu o apartamento, pois nem o condomínio tinha mais como pagar. Era rico “de mentirinha”.

 Colegas de profissão meus, com mais de 55 anos de idade, reclamam do mercado e trabalham duro para se sustentar. Tenho dó, pois alguns ainda sustentam "filhos carrapatos", com mais de 30 anos, as vezes casados e que tem seus próprios filhos.


 Um dos meus amigos, sujeito espetacular, tem um filho de 40 anos de idade que é... petista. O post não é sobre política, acreditem, mas fatos são fatos. Vamos chamá-lo de "Ademar". Certo dia, Ademar me disse: "acho bacana sua mentalidade política e de investimentos, você sendo mais novo que eu me renova as esperanças". Para resumir, acabou desabafando que seu filho mais velho (casado e com um filho) era petista desde a faculdade (universidade federal), que mal conseguia um emprego onde ficasse nele, há anos; e que ele vivia lhe pedindo dinheiro de rotina, também desde sempre. E que o filho não aceitava críticas sobre ideologia política.

 Perguntei por que ele ainda dava dinheiro para ele, sendo que socialistas não precisam do "vil metal". Claro, a resposta foi que como era seu filho, o coração "doía se não ajudasse". De forme educada, disse a ele: "Ademar, todo filho socialista é sustentado por pais trabalhadores e capitalistas. A culpa é sua e de sua esposa, meu amigo".

 Ele de rosto triste, disse que eu tinha plena razão. De forma justa, cito que conheço casos de filhos sem nenhuma ideologia política e que também são parasitas dos pais, avós, tios, mesmo sendo adultos com mais de 30 anos e barba na cara. Estes "filhos carrapatos" sugam o dinheiro, a energia, a vida, a aposentadoria e a felicidade de seus parentes que assim o permitem que façam. De quem é a culpa?

 Excluindo os casos reais de filhos, sobrinhos e netos bandidos, que ameaçam e batem em idosos de sua família e tomam seu dinheiro para os mais variados fins - aqui, a impunidade, o medo e a violência doméstica são as armas desses calhordas - a culpa deste tipo de comportamento é dos pais ou dos criadores.


 Pais não são obrigados a dar dinheiro a seus filhos. Nossa obrigação é dar amor, educação, casa, comida, saúde e orientá-los para a vida. Temos que ter uma relação saudável, amigável, fiel e frutífera para todos. E aí que entram a falta de educação regular e financeira dos pais, a qual é passada de "modelo" (monkey see, monkey do) para seus filhos que se tornam meros usuários do dinheiro sem esforço. O filho pediu a bicicleta mais cara? Papai compra, mesmo tendo uma ótima mais barata. A filha quer o vestido mais caro? A mamãe compra! Isso, mesmo com notas ruins na escola ou se comportando mal no dia a dia.

 A mistura da sensação da falta de obrigações e de responsabilidade, da falta de punição, somada com a premiação em dinheiro e coisas que agradem a criança, gera o meio perfeito para criarmos parasitas ao invés de cidadãos conscientes: eis que nascem os pobres, dentro de nossas casas. "Meus pais são ricos, tenho tudo que quero e na hora que quero; é só pedir", pensa aquela criança que não sabe de todo o empenho e trabalho que ocorreu, para que seus desejos fossem atendidos.

 Lendo hoje um artigo no Infomoney, vi um texto bacana sobre a relação entre padrão de vida e felicidade (não são diretamente proporcionais). A certa altura, diz o texto: 

"Aladdin, o pobre ladrão de bom coração, tem a sua vida transformada no dia em que liberta o gênio de sua lâmpada mágica. Ele tem direito a três desejos e pode pedir basicamente o que desejar – exceto mais desejos.
Sua reação? “Por que apenas três?”, ele pergunta ao gênio.
Para quem não tinha direito a desejo nenhum, sua perspectiva muda rapidamente."  

 Assim é o ser humano, independente de onde mora, de sua cor, sexo, etc. Se não ouvirem o "não" na idade e na hora certa, se não tiverem exemplos dentro de casa no dia a dia, se não souberem que seus atos tem consequências, que o cartão de crédito não é "dinheiro mágico", estamos criando "filhos carrapatos" e que nos sugarão o resto de nossas vidas. E quem tem mais, invariavelmente quer mais.

 Como certa vez, meu filho aos 6 anos disse que para pagar as coisas, era só usar o cartão... Percebem a visão errônea, mesmo que inocente, das crianças? Coube a mim explicar que se ele tivesse um cartão de crédito, teria "zero de dinheiro" nele, justamente por que não trabalhava. A idéia do "cartão mágico" morreu ali mesmo e sem direito a lápide.

 Só podemos dar educação financeira se primeiro dermos educação básica de qualidade, pois no mínimo as crianças precisam saber matemática (coisa rara no Brasil). Depois, ensinar princípios de vida, dando o exemplo no dia a dia as mesmas, como a não gastar mais do que se ganha, ensinar a poupar para o futuro, a não comprar as coisas apenas por comprar (consumismo). Ensinar o valor e o preço das coisas, ambos são importantes. Ensinar valores morais, nunca se esqueçam disso!

 Feito isso, vem a educação financeira, que pode começar cedo também (o AA40 tem um post novo bem legal, sobre EF para crianças), de forma gradativa e de acordo com a idade delas.




 Sugiro a leitura deste belo post (Pare de sustentar filhos adultos. Não comprometa sua aposentadoria), do Blog do Clube dos Poupadores. Parte do texto:

 


  Agora, a frase "os Pobres moram dentro de nossas casas", te faz algum sentido? Temos duas pobrezas, uma financeira e outra espiritual, sendo que a segunda leva a primeira com muita facilidade. Você pode combater as duas, ao educar a si mesmo, aos seus filhos e cônjuge quanto ao assunto independência financeira. Quem não se educa ou também não educa a família desde cedo, verá sua aposentadoria ser comprometida sustentando marmanjos, como ficou bem claro no texto do Blog do Clube dos Poupadores.

 Creio que não é isso que deseja para si mesmo, muito menos para seus filhos. Não seja você o sabotador do seu futuro - e deles! Faça uma análise de sua família (parentes inclusive) e veja se não há idosos sustentando filhos e netos. Essa história, eu conheço.

 Para rir um pouco... KKKK





33 comentários:

  1. Excelente.

    Eu ainda tenho idade para ser o filho, porém não sou carrapato.

    Na verdade eu passo por algo que muitos filhos passam, a gente aprende educação financeira não necessariamente porque os pais ensinam mas sim devido a "ignorância" deles.

    Ora, fui criado em um ambiente onde nunca passei fome e sempre tive o básico e mais um pouco. Esse estilo classe media me levou para perto de pessoas sempre com mais condições que eu. Todo mundo tinha tudo, já viajou pra tudo que é lugar e eu sempre me arrastando.

    Quando pedia pros meus pais, os via e ainda se arrastando em empréstimos, pagando aluguéis e na verdade apenas sobrevivendo.

    Tive a mentalidade de aprender com seus erros e cresci falando que não queria ser igual a eles.

    O medo é, quando chegar minha vez de ser pais e tendo uma boa condição financeira, como ensina-lo todos os valores que aprendi sem as dores que passei?

    "Tempos difíceis geram homens fortes, homens fortes geram tempos fáceis. Tempos fáceis geram homens fracos e homens fracos geram tempos difíceis."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI, palmas pra vc! Eu amo esta frase citada no final do seu comentário. Também cresci vendo meus pais com problemas financeiros, quando poderiam ser ricos até hoje. Faltou educação financeira. Meu pai era rico na cidade do interior onde nasci. O primeiro carro MONZA da cidade foi ele que comprou, depois veio o modelo CLASSIC, ele também foi o primeiro a comprar. Tivemos duas fazendas e 3 lojas, perdemos tudo. Os caras que compraram as duas fazendas de meu pai, em 1986 e 1985, são donos delas até hoje.

      A melhor maneira de ensinar, é educar desde cedo e não dando tudo que querem, mas que merecem ou que você julgar que deve comprar. Vou abrir uma conta pra minha filha em breve, se gastar tudo, acabou. Ou administra, ou fica sem dinheiro.

      Excluir
  2. Olá, HM.

    "Reclamar de falta de dinheiro é um esporte nacional no Brasil". Isso é verdade. Ouço isso praticamente todos os dias. E o pior que essas pessoas que reclamam, mas não procuram mudar para ganhar mais dinheiro.

    Conheço muita gente na zona rural que sustenta os filhos, criam netos, aliás tenho uma tia que cria uns 3 netos de suas filhas vagabundas.

    Minha mãe já deu até surra em meu irmão para ele aprender a poupar e não gastar tudo. E ele aprendeu a lição.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, filho morar em casa não é o problema. O problema é a vida que esse filho leva! Tem que trabalhar, produzir, ajudar, ser solícito. Jogo do ganha-ganha. Conheço filhos que sustentam seus pais e moram com eles. Eu, com uma ajuda financeira menor (mas deram o que podiam) das minhas irmãs, ajudei meus pais e ajudo até hoje. É uma obrigação moral e uma retribuição.

      Excluir
  3. O que mais vejo hoje são mães solteiras que não trabalham e deixam o filho nas costas do avô/avó cuidarem e mesmo assim não saem das baladas e ostentação, chega ser repugnante isso.

    A tendência é termos uma geração acomodada, que não sabe o real valor do trabalho, pois se acostumaram com muletas das mais variadas formas, seja via Governo, parentes, as modernetes através dos capachos agora chamados "suggar daddy" e etc.

    Esse livro "O milinonário mora ao lado" está na minha watchlist, o que mais vejo são pessoas vivendo de aparência. Levam uma vida de subsistência para ostentar seu carro novo, moto nova, apartamento, viagens, enquanto o cheque especial vive estourado. Enquanto o frugal é ridicularizado!

    Enfim, ótimo post HMI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CDD, simples assim: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". Ridículo e viver reclamando de falta de dinheiro.

      Excluir
  4. "Reclamar de falta de dinheiro é um esporte nacional no Brasil" - É que vcs nao entendem pq isso - É tudo estratégia para que os parentes, amigos e folgados não peçam dinheiro emprestado. Simples assim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKK, assim eu não tenho nem como contestar sua resposta!

      Excluir
    2. hahaha pior que é exatamente isso. Sempre quis escrever um post sobre isso mas não dá assunto suficiente, mas é essa a verdade mesmo ! Abcs

      Excluir
  5. Tenho um vizinho que possui 2 filhos gêmeos. Ambos atualmente tem 22 anos. Nomes Karl Marx e Adam Smith (fictícios). Na epoca do ENEM, o Karl Max pensava em fazer o curso de história. Alertei meu vizinho que o filho iria se contaminar no meio da turma de humanas. Foi em vão. Passou no ENEM e o Karl escolheu o curso de história (numa federal). O Adam Smith escolheu fazer o curso de direito (particular).

    Após 4 meses notou-se a mudança brusca do Karl. Fumava maconha, bebia até tardar e foda-se o resto. Passaram-se mais 3 meses, arrumou um emprego de garçom no outback, foi morar com 3 amigos da faculdade de história.

    O Adam continuou morando com os pais, fazendo faculdade e posteriormente arranjou um estágio na área.

    Resumindo atualmente: Karl Marx foi mandado embora do outback (parece que tentou fazer uma "rebeliao" questionando o patrao da exploracao sobre os empregados, ficou desempregado uns meses, o pai dele começou a dar uns R$ 700,00 para que ele se mantivesse morando com os amigos. Largou o curso de História, vive fumando maconha e bebendo com os amigos. Arranjou um emprego nas lojas americanas, ganha um salário mínimo e o pai ainda repassa uns R$ 700 a R$ 800 reais todo mês. Altamente petista e revoltado com o mundo.

    O Adam Smith, ao contrário, está quase terminando o curso de direito, meio que se afastou do irmao gemeo por causa das ideias fanáticas dele de esquerda, foi admitido num cartório para trabalhar e tira uns R$ 2.000,00 mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo babaca maconheiro comuno-socialista, tem um "mecenas" que banca sua vida inútil e imbecil. Tenho nojo dessa escumalha de drogaditos, foda é ver os pais se matando para sustentar esses vermes. Aqui em casa, essa praga nunca crescerá. Agora, a culpa é dos pais.

      Excluir
    2. Trágico, aposto que o Karl não agradece aos pais, creio que ele pense que é obrigação dos velhos ajudarem financeiramente, só quero ver quando os pais resolverem cortar a "mesada", a revolta será imensa, afinal, eles são "obrigados a dar dinheiro" pra ele, aposto que ele vai ficar revoltado, vai dizer que eles gostam só do irmão que fez direito, vai alegar que o irmão sempre deu despesa, pois durante o curso ficou morando com os pais, enquanto ele sempre procurou se virar sozinho, vai fazer um escarcéu, vai ameaçar a própria vida e depois vai pedir pensão judicialmente para os pais, sem contar o desabafo nas redes sociais acerca do privilégio do irmão capitalista bom moço.

      Excluir
  6. Meu filho fica sem ir para escola, mas ele não crescerá sem ler e ENTENDER "o homem mais rico da babilônia" e o "milionário mora ao lado". Acho mais importante do que aprender sobre plantas pteridófitas e camadas da atmosfera.

    "Quem não se educa ou também não educa a família desde cedo, verá sua aposentadoria ser comprometida sustentando marmanjos, como ficou bem claro no texto do Blog do Clube dos Poupadores".

    Eu já vi tanto exemplo de marmanjo e "marmanja" sugando os pais que dá até um desânimo. Eu só peço sabedoria para criar os meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta espetacular! BLP, você já está no rumo certo, tenha certeza disso. O lugar mais perigoso para nossos filhos, hoje, se chama "escola". Professores doutrinadores por todos os lados. Vigiem e conversem com seus filhos! O meu dedurou a professora de história, KKKKKKK, e ele tem 10 anos. Falou: "pai, a professora fica elogiando Chico Buarque e Caetano e critica os militares. Mas eles não apoiam o Lula e os militares não salvaram o Brasil?".
      QUE ORGULHO! Meu filho de 10 anos sabe que a professora dele é petista e me conta tudo. Quis ir na escola, minha esposa me segurou. Mas entendeu que se isso se repetir, nós iremos lá reclamar.

      Excluir
  7. A verdade é que eu conheço vários bolsominions também carrapatos dos pais... Reclama do bolsa-família que sustenta vagabundo, fala mal de servidor público, xinga porteiro, garçom, manobrista e qualquer um que ache inferior, mas mora com papai e mamãe aos 30 e poucos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala petralha! Publiquei seu post de propósito! Seu perfil é Fake, como seu presidente ladrão. Que aliás, levou 10 metros de rola hoje do TRF... KKKKKK

      Excluir
  8. Nossa, pesadíssimo e real
    A geração dos Nem-Nem (nem estudam e nem trabalham) só aumenta. O país não tem ajudado muito com relação a emprego, mas não é por isso que devemos parar de buscar melhorar no cenário e nos capacitar.
    Essa sua história me fez lembrar algo, no oriente a cultura/religião é sempre em buscar a SUA paz, a SUA evolução,o seu DESENVOLVIMENTO. Já no ocidente é muito mais em relação "se deus quiser eu vou ter" "deus não me falha" "uma hora deus vai me dar".
    Ou seja, reclamar e esperar cair do céu é muito mais fácil do que agir pra mudar.
    Ótimo texto! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos UFRJ, os últimos 22 anos de governos socialistas: criou uma legião de vagabundos, destruiu nosso ensino, glamorizou o crime e a estupidez, viciou o povo no pão e circo e no estado gigante, destruiu valores morais e a família, cultuou o encantador de asnos, criminalizou a polícia, protegeu o bandido. Criou a cultura do "todos querem fazer concurso público"(igual o lixo da Grécia) e ninguém quer empreender - exceto os amigos do poder, com grana baratinha aos bilhões do BNDES e as propinas dadas aos amigos políticos.

      A esquerda é um câncer. Esses Nem-Nem são frutos do brilhante trabalho de PT/PSDB/PP/PMDB/PSOL/ PC do B e demais asseclas.

      Mas o país tá andando, a cachorrada vermelha está gritando igual saci em sessão de exorcismo, mas vamos pra frente assim mesmo!

      Excluir
  9. Filho meu virasse comunista não ia ter 1 centavo, nem de presente de natal e se retiraria da minha casa capitalista. Duas coisas que eu não apoiaria de jeito nenhum seria filho virando criminoso ou comunista. Uma coisa é ter algumas divergências políticas - todo mundo tem, outra é usar drogas, camisa do Che Guevara e humilhar o pai "bolsominion" na internet, justo aquele que banca os luxos do revolucionário. Quer ser socialista, aprende a viver de forma "coletiva" e vê se o modelo dará certo...E hoje o mais chato ainda são os adolescentes de 16, 17 anos "lacradores", que não tiram a bunda do sofá, ou "feministas" que não gastam 1 segundo dando atenção à própria mãe, reclamando do "sistema" usando iPhone e internet pagas pelos pais capitalistas.

    Pretendo que meus filhos trabalhem a partir de 14 anos, como jovens aprendizes, só vai ganhar mesada e presente se for bem na escola e participar das tarefas domésticas. No máximo até a faculdade. A mesada diminuirá quando começarem a trabalhar. NUNCA terão carro aos 18, celular de +R$5 mil ou cartão de crédito...Como você disse pai e mãe deve dar atenção, amor, apoio e incentivo, para que o filho aprenda a caminhar com a$ própia$ perna$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa é a mesma coisa. Os dois já sabem e já conversamos algumas vezes sobre isso: quer fumar maconha? militar pela esquerda? defender Karl Marx? proteger o planeta do efeito estufa? defender corruptos? LEGAL! "Saiam de casa e paguem suas contas".

      Repito: falei "saiam, a porta está aberta". Não falei "eu entendo", falei para se virarem no mundo, pois com meu dinheiro e da minha esposa, parasitas não serão criados. Peçam dinheiro por MST, PT, PSOL, pro professor maconheiro, pro traficante... Não darei um centavo. E eles sabem disso, eu não sou de mudar de opinião quando o assunto é combater essa doença vermelha.

      Excluir
  10. Cara é bem real isto mesmo. Minha filha teve o mesmo comportamento.
    Disse não para ela quando me pediu uma boneca super cara ela me disse: "é só passar o cartão papai" e depois quem paga o cartão indagando-a "tem que pagar o cartão?" Percebi que estava educando errado minha pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro celular usado (seminovo) e mostro aos meus filhos, explicando que vai me servir do mesmo jeito e sai mais barato. Comprei meu carro há 5 anos (usado) e também disse a eles o motivo. "O líder, dá o exemplo".

      Excluir
  11. Fala, HM. Beleza?
    Veja essa situação agora, por favor:
    O filho médico de 39 anos, que só foi trabalhar com 28 anos de idade e hoje ganha 40 mil por mês, tem carro de 130mil, mora em cidade média com custos baixos e continua pedindo ao pai um média de 100k por ano, sugando o coitado. (patrimonio do médico: 600k)

    O outro filho (eu), de 34, trabalha desde os 14 em casa, hoje ganha bem menos que o irmao(BEM MENOS), trabalha na maior cidade do país, sem carro, paga aluguel+condominio acima de 3k, não pede nada ao pai faz um bom tempo e quando já pediu uns 5k, por exemplo, teve uma enorme resistência do velho e além de se sentir envergonhado. (patrimonio desse filho: 600k).

    E aí??? já dei bronca nos meus pais e já ouvi deles "nunca mais vou dar dinheiro pro fulano (meu irmao! Ele é um folgado mesmo!" mas segue ano... meu irmao só espera a poeira abaixar e logo pede novamente.

    E ai, HM????!?!? TÁ FODA MEU!!!! ta foda ne!!!! fico calado ad eternum????

    abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, situação chata. Ou dá igual pros dois, ou não dá nada: isso é o justo.

      Mostre este post para um dos seus pais e veja a reação. Se quiser, apago seu comentário pra você não ter problemas. Mostre numa boa. Mostre o também artigo do Blog Clube dos Poupadores:
      "Pare de sustentar filhos adultos. Não comprometa sua aposentadoria" (https://www.clubedospoupadores.com/aposentadoria/sustentar-filhos-adultos.html)

      Tenha uma conversa franca e se pedir dinheiro, tente devolver o mesmo.

      Excluir
    2. Tem a questão do status, o filho médico é bem visto pela profissão e o carro, já o outro parece que é vagabundo, ninguém liga para os seus esforços se você não "demonstra" o seu progresso.
      De certa forma, quem tem irmãos sabe que os pais têm as suas preferências, não adianta alertar, eles sempre vão pensar que é ciúmes de irmão.

      Excluir
    3. Este comportamento dos pais darem ajuda financeira a algum dos filhos em detrimento dos demais também é citado no excelente livro "o milionário mora ao lado".

      E no livro, tal comportamento está associado a pior desempenho financeiro de quem recebe em comparação com os irmãos.

      É chato ver seu irmão receber dinheiro mesmo sem precisar, mas melhor que reclamar com seus pais é focar em você e no crescimento do seu patrimônio. No máximo usar isso como combustível para o sucesso.

      Excluir
    4. ola, caros.
      Voltei aqui para dar um feedback.


      HeavyMetal, eu nem cheguei a mostrar o post. Mas hoje tive uma conversa com minha mãe, que veio me visitar, e ela me confidenciou que meu pai pensa mais nisso do que eu posso imaginar, chegando a dizer várias vezes que "precisa retribuir" a mim de alguma forma, pois ele ajudou meu irmão bem mais que eu, como a fazer um curso caro, por exemplo.
      E relatou que meu pai sonha em receber um dinheiro que ele para receber para dar a mim.

      Ou seja, se até hoje por um lado eu tenho visto que meu pai tem colaborado financeiramente mais meu irmão do que eu, por outro lado, meu pai também tem essa consciência e ainda sente um "peso" por isso mais do que eu imaginava.

      Anônimo, não é o caso em tela.

      MedInvestidor, valeu pelo comentário e é nisso que eu realmente tenho me focado: "usar isso como combustível para o sucesso". Isso me dá muitas forças para seguir a minha caminhada fortemente.

      Abraçao, heavy!!!


      Excluir
    5. Caro Anon, pai de verdade é assim. Parei de culpar meus pais há muito tempo e passei a acolher. Seu futuro é seu e de mais ninguém, nem dos seus pais. Veni Vidi, Vici!

      Excluir
  12. Texto cirúrgico, Heavy Metal! Eu também tenho parentes que vivem nessa situação de sustentar carrapatos... sei como é duro e chato. Uma coisa é sustentar alguém que tem problemas de saúde, deficiências físicas ou mentais graves, ou então sustentar durante um tempo enquanto a pessoa se qualifica ou busca um emprego, mas desde que a pessoa ajude pelo menos nas tarefas de casa. O ruim é quando nem com isso a pessoa contribui. Sei lá, se eu tivesse numa situação dessas, de morar de favor oi ser sustentado pelos meus pais, eu no mínimo iria ajudar limpando o banheiro, fazendo a comida, lavando o carro, etc. Eu me sentiria envergonhado de só sugar e nada contribuir...

    Mudando de assunto, respondi teu comentário lá no meu blog, (quase um mês depois hahaha) - eu estava de férias.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudar é questão de criação. Basta ver como as crianças japonesas são educadas, ajudam em tudo. Se não fomos educados a ajudar, viver apenas para "sugar" nunca será uma vergonha: é o normal para os parasitas.

      Excluir
  13. "E quem tem mais, invariavelmente quer mais." Exatamente, o modo de pensar do ser humano é complicado de se alterar. Quanto mais temos mais queremos isso é fato.

    Como chamar a atenção de um milionário ? basta levantar uma nota de 10 dólares...
    E de um Bilionário ? levante uma de 5 Dólares.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Assunto muito atual e pertinente.
    Pra complementar seu artigo, dá uma olhada nesse video do Canal Meu Poupe, é a dura realidade de muitos jovens que não tem a mínima noção de como as coisas são, https://www.youtube.com/watch?v=BSaK6mjCh8o

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário, vi o vídeo. Um belo exemplo da geração vagabunda mimimi "rebelde sem causa", cara de drogadito do DCE do "Piçol".
      São dementes como esse que serão o "futuro do Brasil".

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.