HEAVY METAL Investidor: Proventos da Carteira HEAVY METAL - Fevereiro de 2015 (D.C.)

terça-feira, 3 de março de 2015

Proventos da Carteira HEAVY METAL - Fevereiro de 2015 (D.C.)

OBS: A + (B)+ C + D = empréstimos + (BTC, Proventos de ações e FII) +  RF + PP. A Previdência (PP) tem rendimento bimestral.

Janeiro: 3.000,00 + 3.113,29 + 8.768,73
Fevereiro: 3.000,00 + 3.038,06 + 3.502,44 + 9.109,53
______________________________________________

TOTAL: 33.532,05 reais

Obs: Lembrando que os proventos da PP são contabilizados de 2 em 2 meses, nos meses "pares". 




"IN JIMMY WE TRUST!"

10 comentários:

  1. Parabéns Heavy Metal, pelos proventos recebidos.
    E vamos AVANTE amigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns Heavy Metal, carteira muito invejável a sua!
    Gostaria muito de lhe fazer algumas perguntas referentes a seus investimentos, mas não consigo achar algum meio de comunicação que não seja através desta área para perguntas específicas à este post.
    Mas devido a isto, vou deixar aqui 3 questionamentos meus que muito me intriga. Sou um grande admirador de seus investimentos, do modo com o qual você aplica e o sigo como grande fonta de inspiração para uma futura carteira ao menos um pouco parecida com a sua.
    Minha primeira pergunta vem acompanhada de outras subperguntas referentes a principal.
    Com quantos anos , vcoê começou a investir? Nessa época, qual foi o seu verdadeiro primeiro investimento? Você hoje em dia , ainda possui algum dos seus primórdios anos de marinheiro de primeira viagem?

    Minha segunda pergunta seria se você utiliza alguns critérios específicos antes de escolher comprar algum FII. Acredito que esta técnica seja em sua grande maioria , mais comum em ações. Você possui alguma planilha em excel por exemplo com estes critérios e analisa a viabilidade do Fundo estar passando neles? Se sim, poderia expô-los para nós?

    Torço para que você visualize este meu comentário e possa responder minhas dúvidas.
    Não deixe de fazer suas postagens sobre sua carteira. É uma aula e tanto em investimentos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Igor! Saudações da Direita Liberal e Empreendedora, anti-petista e anti-socialismo lixo deste país! KKKK
      Vamos lá:

      1- Tive meu primeiro investimento em 2006, com 33 anos e foi um PGBL safado que me roubava todo o lucro, "dica" do gerente do banco... Tinha taxa de carregamento de 2% e de administração de 3%… Isto é, eu pagava praticamente para o banco guardar meu dinheiro, se estivesse em casa renderia mais. Este é o preço da ignorância financeira, por isso milhões de estúpidos investem na poupança. Depois em 2007 entrei na Bolsa de Valores gracas a uma amigo meu. Li vários livros de investimentos, desde como investir em ações a imóveis e mercado de derivativos, de análise técnica a Previdência Privada.

      Aprendi muita coisa, mas me arrisquei demais achando que sabia muito, quebrando uma regra sagrada: não perder dinheiro… Meu maior aprendizado foi na prática, com o "Dr. Ferro", mais conhecido como Sr. Mercado e ele não aceita choro nem reclamações, é "caixão e vela preta" mesmo! Perdi em ações até ontem (liquidei ontem minhas ELPL4 com perdas de 60%) algo em torno de 500 mil reais - isso mesmo, acho que até foi mais - e não sofro com isso, pois aprendi DE VERDADE. I did it my Way. Fui na onda do Byu and Hold, mas comprei as coisas erradas, (Buy) na hora errada e segurei (Hold) o que não deveria ter segurado. Nunca usei Stop, acredite.

      Enxerguei que o que me enriquece é meu trabalho, não meus investimentos. Sou um poupador nato, não preciso correr riscos desnecessários. Posso ir como a Tartaruga da fábula de Esopo: devagar, mas constante e a recompensa no fim da corrida estará certa para mim.

      2- Meus critérios são 3:

      A- Dicas de 2 feras do Forum do Smallcaps no ADVFN, Professor Paulo (e seu tabelão de FII que ele posta sempre atualizado) e do Anderson Lueders, o famoso "Smallcaps". Dois monstros do assunto investimento em valor. Acompanho o Forum do Small desde 2007, mas o burro aqui só foi seguir as dicas dele a partir do fim de 2009 (quando comprei meu primeiro

      Excluir
  3. FII, EURO11) para começo de 2010. O cara já falava em FII pagando 1,2 a 1,5% ao mês de proventos naquela época, sempre atento aos fundamentos de tudo que comprava e indicava. Nunca comprou Blue Chips, lucrou horrores nas smallcaps e middlecaps, algo agora quase impossível nos atuais valores conforme ele mesmo cita. Melhor do que inventar é copiar de quem realmente sabe do assunto, e isso de graça! O Rodrigo, do ótimo Blog "Desmistificando FII" também escreve por lá.

    B- Preço patrimonial da cota e proventos proporcionais pagos. Bom ver o histórico dos últimos 12 meses. Procuro FII que estejam pagando hoje próximo ou igual a 1% ao mês, desde que tenha uma previsibilidade de manutenção ou mesmo aumento deste provento futuramente. Diversificar os FII e setores tbm é indicado, sendo uma oçpão fundos como FIXX11 e BPFF11. Não gosto muito dos FII administrados pelo BTG Pactual, são péssimos no quesito TRANSPARÊNCIA e qualidade de informação aos cotistas. Não compro em 90% das vezes os FII com renda mínima garantida, exceto aqueles que já tenham HOJE uma renda própria (isto é, já tem este fluxo de caixa) igual ou bem próxima a renda garantida que vai acabar em breve, e está será então sua renda real. Não tenho planilha, guardo os preços de compra dos ativos. Investidor das cavernas, hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Uma outra curiosidade que eu tenho, mas que não sei se devo lhe perguntar, seria referente a algo pessoal seu. Porfavor, não quero que em momento nenhum se sinta na obrigação de responder qualquer dúvida minha que achar desnecessária HM,já estou completamente grato por sua resposta anterior e se achar que esta próxima pergunta que eu fizer ou alguma outra não for de acordo com qualquer código ético seu, sinta-se a vontade pra ignorar. Notei que você comentou que começou a investir com 33 anos. Mas pelo que vi, você já iniciou com um aporte incrivelmente alto certo? Minha curiosidade seria referente ao que você fazia antes de iniciar seus investimentos. Qual era / é sua profissão ?

    E por último mas não menos importante, você que já possui uma boa experiência no mercado atualmente, teria alguma dica/sugestão/técnica/conselho para mim nesta minha idade e que está iniciando no mercado agora ? Algo que você fez quando iniciou e que voltaria no tempo para fazer diferente?

    Bom seria isso, desculpe pelo livro que acabei fazendo. Me empolguei um pouco AHAHAHHA. Desde já deixo meu MUITO OBRIGADO pela ajuda/atenção que já me deu. Fora PT!!!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Igor,

      Fique tranquilo, não me incomodo com suas perguntas. Não revelo minha profissão por segurança, mas para você ter a idéia de como uso a cabeça no meu trabalho surgiu uma nova oportunidade de prestação de serviço (eu sozinho sou o prestador, mas receberei através de minha PJ) que deve aumentar minha renda mensal em +- 10.000,00 a 20.000,00 reais (15.000,00 eu aceito, mas quero os 20.000,00 pois sei quanto vale meu serviço e a economia que vou gerar para quem me contratar). Fecho nos próximos dias.

      Eu na verdade ganho muito e guardo hoje mais de 50% do que ganho, as vezes 60%. A troca de apartamento (e que ainda estou acabando de montar) tem diminuindo meus aportes, também precisei trocar de carro há 30 dias (destruíram meu carro há 29 dias, perda total, mas estou bem) e ai optei por um maior e mais robusto, com 11.000 KM novinho em folha, gastei mais 100.000,00 nisso aí. Comprei com dor de cotovelo, mesmo pagando 25.000,00 reais mais barato pelo carro (chorei muito na compra) praticamente novo e revisado, fiquei pensando que estes 100.000,00 reais poderiam estar aplicados. Mas um amigão meu falou: "compra logo, cara, você merece... trabalha muito pra isso". Aí, relaxei. Ele tinha razão, de vez em quando temos que nos dar um presente.

      Meu patrimônio se deve ainda muito mais aos aportes que a rendimentos, perdi muito investindo mal na Bolsa. Como te falei, o que te deixa rico é seu trabalho. Você vai me achar maluco ou retardado, mas além de trabalhar muito, sempre tive certeza que ganharia muito dinheiro. Alguns livros que li, apesar de muitos não acreditarem nisso, me ajudaram demais a ter metas, a mentalizar o que eu queria e a alcançar isso, trabalhando muito. Quanto mais trabalho, mais "sorte" eu tenho. Certa vez, minha esposa viu a Santa Fé na rua e adorou o carro. Fui na cosercionária e vi o carro tbm, peguei o folder e colei na porta do armário do meu escritório (um cantinho) em casa e disse para ela: "Nós vamos comprar este carro um dia"... ela riu e disse que eu estava doido, tinha ainda uns 18 anos de prestações do nosso apartamento para pagar. Quitei o apartamento em 14 meses e comprei o carro ZERO
      para ela,não achava usado na época...

      Se quiser meus conselhos, vou dar. São simples, visam evitar que você perca dinheiro e mostrar que a bola de neve leva um tempo, mas ela surge e depende dos aportes de cada um E do tempo que você deixa ela crescer. Não existe mágica:

      1- Viva com menos que você ganha, sempre, guarde todos os meses pelo menos 20% ou mais do que você ganha. Os 10% servem para quem não pode guardar mais.

      2- Procure ser empreendedor, mas sem fazer loucuras. Procure orientação de qualidade antes. Renda variável pode te deixar rico, salário muito difícil. Olhe por que patrões tem um padrão de vida e os empregados tem outro.

      3- Comece com renda fixa e alguns FII, ações no Brasil temos muita interferência deste governo vagabundo, mas eu se fosse ter uns 10% a 20% da carteira eu pensaria em bancos e algumas elétricas. Prefiro não indicar ações.

      Excluir
    2. 4- Reaplique os proventos na Carteira todos os meses. Este dinheiro não é seu, é do seu futuro!

      5- Fuja das dicas quentes e dos ativos que vão bombar. FII caem quando a renda fixa sobe (hora de comprar com desconto é agora) e vice-versa. Olhe LCI, LCA, LC e Debêntures tbm, rendem mais que Fundos de Renda Fixa.
      Quem entende MUITO de títulos do tesouro é o amigo DIVIDENDOS. Pergunte lá no Blog dele, o maluco é fera em Renda Fixa.

      6- Procure ter sua casa própria antes de investir. Muitos são contra isso, eu não. Se perder nos investimentos, você ao menos tem sua casa. E te digo mais: meu primeiro apartamento de 72m² valorizou 90% em 3 anos, meu segundo apartamento de 170m² valorizou 80% em 7 anos. Pulei de um para outro (fui vendendo) e cheguei onde estou, num de 260m² - claro, colocando uma parte em dinheiro meu a cada nova compra. Sei que sempre tem alguém que diz ter ganhado XXX% neste período no ativo WWW, mas não sou adivinho e estou feliz em ter casa própria.

      7- Tenha um colchão de segurança caso precise de dinheiro para uma emergência, numa boa RF de liquidez diária.

      8- Se tiver previdência paga pela empresa, aporte o máximo que puder. Muitas aplicam 2 reais para cada um que você coloca, aí é uma maravilha.

      9- Seja conservador, ser afoito demais em busca de lucro rápido é o caminho mais rápido para se tomar prejuízo. Dinheiro não admite erros...

      10- Lotes em áreas que ainda serão urbanizadas são excelentes opções de investimento.

      11- Fuja do mercado de trouxas das Blue Chips, maioria delas estão caras demais. Sugiro que você leia o Post do Smallcaps todos os dias.

      http://br.advfn.com/forum/advfn/2234977

      Espero ter ajudado, depois se eu lembrar posto mais dicas.

      Excluir
  5. HM, muito legal esta discussao aqui!

    minha historia lembra a tua, porem minha pós-graduaçao em naba foi em HRT... achei q ia ficar rico kkkkk
    depois disso cai na real, assumi o preju e foquei na profissao
    hj trabalho igual a um monstro e desde entao aumentei minha renda em cerca de 2 a 2,5 vezes
    tenho uma meta bem semelhante a tua que espero chegar logo.

    abraços
    jp

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vindo! O que te enriquece é quanto vc ganha, nada de correr riscos malucos achando que vai ficar rico em 2 anos... Fechei o contrato de 20.000,00 por 25.000,00 - pediram mais trabalho eu pedi mais dinheiro e não dei direito a desconto. Ou pagavam ou estava fora. Toparam, mas eu mesmo botei um revisional de contrato trimestral e se se tudo estiver bem ele é renovado para mais ou os mesmos 25.000,00. Tenho certeza que não vai baixar, meu trabalho é certeiro e sei a economia que já estou dando a empresa que me contratou. Estavam pagando 3.000,00 reais em itens que consigo por 1.500,00. se deve tudo errado, ganhei 75.000,00 a mais em 90 dias. Isso sim vale a pena arriscar!

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.