HEAVY METAL Investidor: Empresas brasileiras estão recomprando suas ações: isso nos interessa?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Empresas brasileiras estão recomprando suas ações: isso nos interessa?

 Nas últimas semanas, principalmente após a "socada" que o IBOV tomou indo aos 47.793,50 pontos no dia 08/08/2011, algumas boas empresas brasileiras anunciaram ao mercado a "recompra" de suas ações. Vejamos alguns anúncios:

1- "São Paulo – A Hypermarcas (HYPE3) anunciou na noite de domingo (14) que irá recomprar até 9,5% das suas ações em circulação no mercado em até um ano, mostra comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 Os recursos serão debitados das contas de reserva de capital disponíveis. Os papéis serão mantidas em tesouraria para cancelamento ou posterior alienação. As ações poderão, ainda, ser utilizadas para o programa de opção de compra de ações da companhia.

As instituições financeiras que intermediarão as operações ainda não foram definidas. Além da recompra das ações no mercado à vista, o Conselho de Administração aprovou a negociação dos papéis por meio da aquisição de opções de compra (calls) e o lançamento de opções de venda (puts). O prazo para a negociação das opções é de 180 dias.

Os papéis da fabricante de bens de consumo acumulam uma desvalorização de 50% em 2011."



2- "SÃO PAULO (Reuters) - A Vale informou que o conselho de administração da companhia aprovou nesta quinta-feira a proposta da diretoria executiva de criar um programa de recompra de ações de até 3 bilhões de dólares. O programa prevê recompra de ações ordinárias e preferenciais classe A de emissão da Vale e de seus respectivos ADRs (American Depositary Receipts).

 As ações recompradas serão canceladas após o término do período de recompra.

 O programa compreende a recompra de até 84.814.902 ações ordinárias e 102.231.122 ações preferenciais, correspondentes até 5,9 por cento do número total de ações em circulação (free float), com base na posição acionária de 31 de maio, segundo nota ao mercado. O programa vai até 25 de novembro de 2011."

(Por Roberto Samora)



3- "GP Investments pretende recomprar até 12,2 milhões de ações. O GP Investments, maior fundo de private-equity da América Latina, disse que pretende recomprar até 12,2 milhões de ações Classe A até o dia 15 de agosto de 2012, segundo comunicado enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)."



4- "15 de agosto de 2011 - A Telesp divulgou que irá recomprar ações da própria companhia para permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento, sem redução do capital social, para fins de incrementar o valor aos acionistas.

 A recompra será efetuada mediante a utilização de parte da reserva de capital existente em 30 de junho de 2011, permanecendo em vigor até 20 de outubro de 2011, sendo as aquisições realizadas na BM&FBovespa, a preços de mercado e cabendo à diretoria decidir o momento e a quantidade de ações a serem adquiridas, seja em uma única operação, seja em uma série de operações, dentro dos limites legais.

 No entanto, a quantidade de ações a serem adquiridas até o máximo de 2.900 milhões ações ordinárias, que correspondem a menos de 10% das ações em circulação até hoje.

(Redação - www.ultimoinstante.com.br)
"


5- "SÃO PAULO (Reuters) - Um cenário de aumento da competição no mercado doméstico atrelado a uma alta no custo de combustível fez a Gol encerrar o segundo trimestre com um prejuízo quase sete vezes maior ante o mesmo período de 2010. A segunda maior companhia aérea do país teve prejuízo líquido de 358,7 milhões de reais, contra resultado negativo um ano antes de 51,9 milhões e lucro líquido no primeiro trimestre de 110,5 milhões.

 A companhia, que no final de junho cortou drasticamente a previsão de margem de lucro operacional em 2011, anunciou ainda um programa de recompra de até 10 por cento de suas ações preferenciais. No ano até o final de julho, os papéis da empresa acumularam desvalorização de 51,8 por cento.

 "Essa iniciativa tem como objetivo maximizar a criação de valor para os acionistas em razão da cotação atual das ações da companhia no mercado", afirmou a Gol no anúncio da recompra, que é válida por um ano a partir desta sexta-feira. Segundo o preço de fechamento da ação na véspera, de 10,34 reais, a empresa pode gastar cerca até 98,16 milhões de reais.

 Diante do resultado negativo e sinais de que o custo com combustível continuará alto, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., afirma no balanço que a empresa tomou medidas para cortes de custos que devem ter impacto completo no final de 2012. 

 "Após a implantação de todas as iniciativas em curso, estima-se uma redução de cerca de 650 milhões de reais de despesas (...) Com as medidas em implementação, a companhia deverá voltar a dar retorno adequado aos seus acionistas, já em 2012", afirma o executivo..."

 Agora muitos podem estar intrigados com toda esta "recompra de ações" por nossas empresas, que tem o capital aberto na BOVESPA. Qual a razão da recompra? Simples: nossas ações estão baratas, ao ponto dos próprios acionistas majoritários das empresas acima citadas terem em mãos a chance de diminuir o número de acionistas minóritários, de passar a dividir menos lucros com estes, por isso "recompram" as ações do mercado. E isso está sendo feito com dinheiro que as empresas tem EM CAIXA! Pensem nisso antes de sairem vendendo suas ações. Nada impede do mercado cair mais, ATENÇÃO!!! 

 Mas caso isso ocorra, acreditem, mais e mais empresas brasileiras sairão a mercado recomprando suas ações (com o dinheiro do lucro excepcional que as mesmas vem apresentando).

 O raciocínio é simples: você é sócio do Paul Di`Anno, um vocalista porralouka (mas muito bom) e junta-se com mais dois guitarristas e um baixista (você na bateria) e montam uma banda de Heavy Metal. Essa banda em 4 anos "explode" nas rádios e shows pelo Brasil. Surgem gravadoras atrás de vocês e ofertas para shows internacionais, inclusive com bandas já famosas. O nome da banda, a princípio, seria "WARRIORS OF VALUATION". Mas, por algum motivo, você e o Paul, após gravarem dois discos junto com a banda WV não acreditam muito no futuro da mesma... o guitarrista principal é muito certinho e o baixista gosta de escrever as letras!!!

 Reunem-se e o pau quebra: ambos decidem sair da banda, Paul muito doido e você chateado (que achou o segundo disco uma porcaria, mas esta é a sua opinião...), mas acreditando que fez um grande negócio... "a banda vai acabar logo" - diz Paul.

 Os outros 3 metaleiros compram as cotas de vocês neste momento de crise, discórdia, confusão, notícias ruins sobre o mercado de música global ("Heavy Metal está em decadência, coisa passageira..."). E nos 3 anos seguintes a banda WV simplesmente decola... até o novo vocalista contratado literalmente voa: é piloto de aviões comerciais!!! Um negócio que para você e o Paul não estava bom, mas para os demais era a oportunidade de crescer e ficarem livres de alguns sócios. Fiz apenas uma analogia, mas é assim "que a banda toca...". 



 
"Die With Your Boots On!!!"





 


15 comentários:

  1. Belo post, o teu exemplo foi sensacional!
    Me diz uma coisa HM, voce teria uma planilha de investimentos para disponibilizar no blog, pois eu tenho uma aqui mas nao é completa queria uma bem organizada e acredito que voce tenha, se for possivel eu e muitos outros leitores do seu blog ficariamos muito agradecidos, abraço e boas compras!

    ResponderExcluir
  2. Grande HM

    Sensacional o post. Simples e direto. Este foi na veia.

    Adorei o nome da banda.

    Quando eu tiver 1,5M na carteira, vou entrar pra esta banda tb e tocar com vc.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  3. I40 e Saimon,

    Tem espaço de sobra no avião do Iron Maiden, a passagem de vocês eu pago!!!

    ResponderExcluir
  4. Separa uma passagem aí pra mim também ...rsrsrsrs... realmente está na hora de comprar... parabéns pelo excelente post.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Opa,

    Mais um na fila para a aeromoça servir a vontade!
    KKKKKKKK

    Não se assustem se tivermos um pull back, uma cacetada até os 44 mil pontos (ou menos). Hora de aproveitar e comprar mais caso isso ocorra.

    ResponderExcluir
  6. Me diz uma coisa HM, voce teria uma planilha de investimentos para disponibilizar no blog, pois eu tenho uma aqui mas nao é completa queria uma bem organizada e acredito que voce tenha, se for possivel eu e muitos outros leitores do seu blog ficariamos muito agradecidos, abraço e boas compras! rumando aos 44k!

    ResponderExcluir
  7. Saimon,

    Eu sou um verdadeiro analfabeto em uso de planilhas. Na verdade, anoto todos os meses minhas compras, tenho meus preços médios e calculo a rentabilidade mês a mês da carteira (sem planilhas). Realmente, isso é ultrapassado... mas ainda funciona.

    ResponderExcluir
  8. ok, estou estudando o excel aqui pois tbm eu faço dessa forma com anotacoes e faço preco medio na calculadora manualmente as compras feitas, mas pretendo fazer uma planilha bem bacana com as porcentagens mes a mes para saber onde se deslocou da minha estrategia de 50%RF e 50%RV para que possa adquirir mais tesouro ou acoes, abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei tanto dessa idéia de blog + investimentos que criei um pra mim. Ainda falta muuuuito pra chegar no saldo que você tem, mas pelo menos comecei... rs
    Se puder da uma passada lá, adicionei seu blog nos favoritos.
    abraços
    Investidor Anônimo

    oinvestidoranonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostamos do post e do exemplo!

    http://www.encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Grande HM

    Esquenta não, protegido pelo anonimato é fácil meter o pau em outros.

    O negócio é ignorar e seguir em frente.

    "Cachorro que late não morde"

    abraço

    i40

    ResponderExcluir
  12. I40, não sou petista... mas a luta continua, companheiro!!! KKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Grande HM

    Cara, vou ser sincero. Nunca me achei o sr de nada, o sabe tudo, fiz o blog somente para me forçar a estudar e aprender. Se mexo na minha carteira, é pela tentativa de acertar, de conseguir maiores rendimentos.

    Hj tomei duas decisões:

    Vendi todas minhas FII pois estou preocupado com FII, o valor das cotas está muito maior que o valor patrimonial dos fundos que compõe a cota.
    Outra coisa que acho errado nas FII, exemplo:
    Vc compra 10k de cotas de uma FII, aí no mês seguinte, qdo recebe o aluguel, o valor deste é descontado do valor da cota, ou seja, vc não recebeu "porra nenhuma", pois ganhou no yeld, mas perdeu na cota.

    Vou me posicionar 50% em RF (TD e poupança), 47% em ações e 3% em dolar.

    Outra decisão que tomei hj, foi fechar meu Blog, apaguei todos os posts e não vou mais ficar escrevendo o que fiz ou deixei de fazer.

    Claro que vou continuar acompanhando e participando de excelentes blogs como o seu e mais alguns.

    abraço e sucesso

    I40

    ResponderExcluir
  14. I40,

    Uma pena esta decisão sua. Você é bem vindo aqui e espero contar sempre com sua presença. Fodam-se os babacas que ficam a colocar o dedo na cara dos outros... estes caras não acrescentam nada. Repense sua decisão! E quanto aos FII, alguns fundos realmente descontam de suas cotas os dividendos pagos, mas nem todos.

    ResponderExcluir
  15. Caro HM,
    Queria saber como faço para entrar nesta banda como HOLD para levar os instrumentos nas viagens e montar o palco..Risos e quem sabem investir uns trocados nesta banda. :) Parabéns pelo Post.
    Aproveitando o seu espaço, fiquei triste em não poder acompanhar mais o I40, pois mensalmente passava lá para olhar seu ponto de vista em investimentos, assim como passo no seu Blog, VR, ID, IF..

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.