HEAVY METAL Investidor: Tesouro Direto rende mais que a bolsa na década

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tesouro Direto rende mais que a bolsa na década

 Artigo retirado do site "Monitor Investimentos", muito interessante e mostra como a diversificação de investimentos é importante. Apesar de hoje os Títulos do Tesouro não estarem com taxas de juros tão elevadas como no passado recente, nada impede que um estouro na inflação e uma alta substancial da taxa SELIC tornem os mesmos muito atrativos novamente (visto a existência de títulos atrelados a taxa SELIC ou a inflação). Lembrando que certos T. Tesouro batem muitos fundos DI e CDBs na presente data, mas eu tenho preferido os FII até que veja atrativos maiores nos citados títulos - algo acima de 12% líquido de juros ao ano nos pré-fixados, por exemplo. 


Retorno médio dos títulos públicos indexados à inflação alcançou 402% entre 2001 e 2010; já a bolsa garantiu lucro de 354%

 "Dezenas de estudos realizados em diversos países já demonstraram que, no longo prazo, as ações são a melhor opção de investimento. A explicação mais comum para o fato é a de que o mercado cobra um prêmio para correr o risco de aplicar em renda variável. Outra justificativa é de que as empresas realizam investimentos com o objetivo de obter retornos superiores aos da renda fixa - do contrário, também elas deixariam o caixa aplicado em títulos públicos ao invés de investir de ampliar a capacidade produtiva. O que parece ser lógico na teoria, entretanto, não se confirmou na prática no Brasil entre 2001 e 2010. Segundo pesquisa do Instituto Assaf, a aplicação em títulos do Tesouro Direto levou a um ganho de 402% na última década. Já os investimentos em bolsa renderam 354% - menos, portanto, que a segurança da renda fixa.Retorno dos investimentos entre 2001 e 2010.

 A pesquisa considerou o ganho médio obtido em toda a última década por quem investiu em Notas do Tesouro Nacional com rendimentos pós-fixados atrelados a um índice de inflação – recomendados por especialistas para quem planeja proteger o capital da alta dos preços e ainda conseguir algum lucro. Já o resultado das ações foi medido pelo Ibovespa, o principal índice de ações de bolsa paulista. Muita gente que investiu em determinados fundos de ações mais bem-sucedidos ou que usou a técnica de só comprar as ações na baixa e vendê-las na alta pode, portanto, ter batido o Tesouro Direto. A pesquisa mostra, entretanto, que, na média, os títulos públicos foram uma melhor opção.


 As diversas crises da última década influenciaram o resultado mais fraco da bolsa. Desde 2001, o Brasil passou pelo apagão de energia, a crise da eleição do presidente Lula e diversos escândalos eleitorais. Já o mundo atravessou a crise argentina, a guerra no Iraque e o subprime, entre outros movimentos que afetaram as aplicações financeiras.

Inflação

 Outra conclusão importante da pesquisa é que guardar dinheiro ajuda o brasileiro a ficar mais rico. Todas as aplicações incluídas na pesquisa apresentaram um desempenho superior ao da inflação na última década -com exceção do dólar. A inflação de 90% acumulada pelo IPCA nos últimos dez anos foi menor que a taxa Selic (317%), o ouro (303%), a renda fixa (270%), o CDB (248%), os imóveis (131%) e a poupança (124%). Mico da década, o dólar caiu 17,5%.

 Em relação aos imóveis, não é possível tirar grandes conclusões. Como não existe um indicador que meça a valorização imobiliária média no Brasil, a pesquisa do Instituto Assaf utilizou o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC) como referência para o cálculo da oscilação dos preços. O indicador não é preciso porque reflete o aumento dos custos para a construção de um imóvel, mas não leva em consideração fatores como a especulação imobiliária. Além disso, quem investiu na compra de um imóvel e o colocou para locação obteve receitas que não foram incluídas nesse ranking".

Fonte: EXAME.com - 08/02/2011 





"Brick to brick, bill to bill, make your Wall of Money"





2 comentários:

  1. Olá HM.,
    Eu sou fã do TD, e suspeito a dizer algo, tenho uma grande parte de meus investimento neste negocio citado ai acima.
    E sempre quando algum parente ou amigo me pergunta sobre o assunto, eu indico o TD.
    É confiavel, e rende uns % bons.
    O que mais queremos?
    Não que eu seja fã ou adore o governo , mas os rendimentos deles....hehehehe...Isso sim, sim amigo.
    Um forte Abraço
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  2. Mais um motivo pra diversificação Renda Fixa e Renda Variável!

    abs!

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.