HEAVY METAL Investidor: Valor Atual da Carteira HEAVY METAL - Fevereiro de 2011 (D.C.) - e metas para o ano

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Valor Atual da Carteira HEAVY METAL - Fevereiro de 2011 (D.C.) - e metas para o ano

 Ontem transferi minha carteira de minha antiga corretora para a XP Investimentos, após negociar tarifa zero de custódia (que eu pagava na antiga corretora) e um excelente desconto sobre a tabela IBOV. Tive uma boa surpresa quando notei que o financeiro da soma das Ações e Fundos Imobiliários a serem transferidos, na cotação de ontem ao fim do pregão, dava mais de 838.000,00 reais. Isso, somado ao valor que tenho na Previdência Privada (201.000,00 reais)  e ao empréstimo a 1% ao mês (120.000,00 reais), dá um valor total de 1.159.000,00 reais. Este atual valor se deve muito mais mais pelos aportes feitos do que por lucros recebidos, mas é importante frisar que reinvisto todo o lucro que tenho no meu portfólio.

 Depois de muito trabalho, economia e disciplina, me tornei um novo milionário brasileiro!!! Deveria comemorar? Tomar um vinho de 5.000,00 reais? Viajar pela Europa 30 dias? NÃO!!! Antes devo rever um conceito muito importante: este capital está sendo remunerado a que tarifa mensal? Ainda estou fazendo meus cálculos, mas sei que em 2010 não remunerei minha carteira com 1% ao mês o ano todo (isto é, não bati a Renda Fixa). Na verdade, PETR4 sendo quase 50% da carteira me detonou...






 Por vários meses fiquei de saco cheio de PETR4 e deixei de lançar opções - que teriam me dado uma remuneração razoável, visto que PETR4 ainda é 48% da minha carteira. Os Fundos Imobiliários bombaram, mais de 27% só na valorização dos ativos (fora os dividendos mensais). Há 4 meses voltei a lançar opções cobertas em PETR4, o que já diminuiu meu preço médio na mesma em quase 3 reais e todo o lucro destas opções virou FII, ELPL4 E CIEL3. Fiquei atolado no Pré-sal da Petrossauro... Tinha 100% da carteira em Petrobrás no ano de 2008 e 2009. Não basta ter dinheiro, tem que ter conhecimento! Diminuir riscos de prejuízo, saber também a hora de realizar lucros. Frase que escrevi no primeiro post deste Blog:

"A forma segura de arruinar alguém que não sabe administrar dinheiro é dar-lhe algum dinheiro".

 (George Bernard Shaw)

 Não me arruinei financeiramente, mas entre 2007 e 2009 deixei de ganhar (e muito), me expús a riscos demais e lucros de menos. Dinheiro não aceita desaforo, lembrem-se disso. Entre as metas para 2011:

1- Aumentar o número de ações boas pagadoras de dividendos na carteira, se possível comprar VALE5 num dia de maré bem vermelha. Candidatas: CSNA3, CREM3, CMIG4, BBAS3, BVMF3, GETI4. Talvez até PIBB11.

2- Alcançar 5.000,00 reais por mês de renda passiva (dos dividendos dos FII e do empréstimo/R.F., sem contar os dividendos das ações).

3- Todo o lucro da venda coberta de opções de PETR4 será convertido em outros ativos do portfólio, exceto comprar mais PETR4 (já estou fazendo isso há 4 meses, muito satisfeito).


4- Torcer para PETR4 bater os 34,00 reais: momento quando vou aproveitar e trocar boa parte das ações PETR4 que tenho (2/3 a priore) por outros ativos que estiverem em bom ponto de compra OU colocar na Renda Fixa e aguardar a hora mais certa para investir. Claro que também irei observar se a mesma não está numa clara tendência de alta, que iria além dos 35 ou 36 reais e onde eu poderia então vender as mesmas com lucro.

5- Melhorar o Blog, pois não sei nada sobre o assunto! Tenho um Imac, não sei como postar gráficos (tipo pizza) aqui. Alguém pode ajudar?



10 comentários:

  1. E aí Heavy Metal!
    Bacana o estilão Metaleiro do blog! Tb curto um pouco de Iron.Mas não sou fanático! rs

    Vc já chegou lá! Onde teoricamente eu já estaria satisfeito. Vc já tem minha
    tão sonhada independência financeira!
    Acho que eu nem teria blog...rs
    Sua "bola de neve" já está bem grande. E com apenas 30% em ações já está
    com uma carteira não tão agressiva. Está bom!


    Segue algumas perguntas que me interessam e algumas poderiam virar post do seu blog...


    - Como acumulou todo o seu capital ? Qual foi a estratégia ? Qtos anos investindo?
    - Essa previdência privada sua, a empresa entra com dinheiro tb? Pq se não entrar,
    não acho tão vantajoso.
    - Pq está investindo só em 3 ações ? Acho bem arriscado. Em 2008 tb levei ferro...
    Estava apenas com PETR4.

    abs!


    Ps: gostei do "HEAVY METAL - Investidor sem medo do mercado!"
    Sem medo? Então aplica 100% do capital em smallcaps! Quero ver! isso que é não ter medo!
    hauahua

    ResponderExcluir
  2. Caro ID,

    É com prazer que respondo suas perguntas. São quase 6 anos de investimentos, onde mais errei que acertei. Apenas após o final de 2009 é que consegui encontrar meu equilíbrio risco/retorno nos meus investimentos ("Asset Allocation", devo isso ao Henrique Carvalho - HC Investimentos - e um dia vou agradecer pessoalmente ao mesmo, lá no Rio de Janeiro). Antes disso, eu era um excelente poupador, mas um péssimo investidor! As trocas constantes no portfólio, para realizar lucros rápidos e o período em que fiquei 100% em PETR4 me fizeram ter, nos valores de hoje, +- 400.000,00 reais a menos na minha carteira. Resumindo: patinei quase no mesmo lugar (na verdade, além de deixar de ganhar eu estava com sério prejuízo, mesmo que "virtual"... Hoje ainda estou no preju em PETR4, mas ela pode subir OU através da venda de opções uma hora zero minha perda, se a ação não der uma estilingada).

    Ganho bem, meus aportes sempre foram em torno de 10 a 20 mil reais por mês distribuídos no portfólio. Sou humilde em dizer que o mesmo cresceu muito mais pelos aportes feitos que pelo seu rendimento - e aí entrou meu maior aprendizado. Devo um vinho de primeira ao HC!

    Quanto a minha previdência: 1,5% ao ano de taxa de administração, zero de taxa de carregamento, 90% em RF e 10% em ações. Recebo +- 20 mil por ano de restituição do Imposto de Renda e aplico em tudo, menos na própria previdência privada. Assim, acho que se torna um investimento razoável.

    Quanto as ações, se vc der uma lida nas metas para 2011 deste post, escrevi:

    "1- Aumentar o número de ações boas pagadoras de dividendos na carteira, se possível comprar VALE5 num dia de maré bem vermelha. Candidatas: CREM3, CMIG4, BBAS3, BVMF3, GETI4. Talvez até PIBB11." - isso para 2011. Mas tudo de acordo com uma análise tranquila do ativo e do momento de compra do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza um bom aporte é um grande responsável pelo acúmulo de capital... Por isso estou pensando em ter múltiplas fontes de renda. Não sei como ainda.rs
    Com esse aporte mensal seu, até se vc guardasse dinheiro debaixo do colchão vc acumularia um bom dinheiro em pouco tempo!rs

    ResponderExcluir
  4. ID,

    Há 15 anos atrás eu tinha uma meta de ganhar 12 mil reais por mês. Isso eu consegui logo em Março de 2001 (tenho meus livros caixa desde 1996 e foi legal rever os mesmos agora... tinha mês que ganhava 4 a 5 mil num esforço monstruoso!). Desde Mar/2001, nunca mais ganhei abaixo de 14 mil reais e depois disso houve um crescente na minha renda. Apesar de não ter poupado nada até 2007, exceto quitar a casa dos meus pais e meu antigo pequeno apartamento (74 metros quadrados e uma garagem), sempre respeitei uma regra sagrada: NÃO GASTAVA MAIS DO QUE GANHAVA!

    Estamos juntos, ID, nesta meta da independência financeira. Minha meta é ter 2.000.000,00 aplicados no portfólio e receber de 15 a 20 mil reais de Renda Passiva por mês. Aí, compadre, foda-se o trabalho! Li sobre a semi-aposentadoria e achei legal a idéia também, mas prefiro poder estar aposentado até os 45 anos. Ou melhor, poder trabalhar se quiser.

    ResponderExcluir
  5. HM,
    Se seu sonho, sua meta é essa, tá certo!
    Vai nessa mesmo! Na brutalidade! rs

    Levantei a idéia da semi-aposentadoria e da taxa de riqueza =1 pq são metas menos difíceis de serem alcançadas. Ainda mais que no Brasil metade da população vive com um salário mínimo

    http://www.aepes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78:metade-da-populacao-brasileira-vive-com-ate-um-salario-minimo-por-mes&catid=1:noticias&Itemid=50

    Ter um milhão, 2 milhões é uma meta irreal para muita gente. Se conseguirem sobreviver com o salário do mês, está ótimo.

    A Taxa de riqueza = 1 é minha meta a médio prazo.

    abs!

    ResponderExcluir
  6. ID,

    A meta dos 2 milhões e para conseguir +- 20 mil reais por mês de renda passiva (1% de 2 milhões, que é minha atual média de despesa mensal incluindo a família). Mas mais importante do que quanto se tem é como se está remunerando este dinheiro ( a taxa! que vejo como 1% ao mês um valor bem possível). Achei bacana o post sobre a taxa de riqueza (também li Pai Rico. Pai Pobre em 2007), e para eu chegar à taxa = 1 sobre meu atual capital, tenho um certo caminho a percorrer. Estamos juntos, iD, nesta corrida para sair do labirinto dos ratos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá HM, acabo de conhecer seu blog, interessante sua visão sobre investimento. O melhor de tudo é que vc esta estudando e aprimorando seus investimentos. Sua meta então, sem comentários, parabéns pelo objetivo já alcançado e seja perseverante.
    O convido para visitar meu blog tbem:
    http://financasforever.blogspot.com
    Abraços
    Evertonric

    ResponderExcluir
  8. Everton,

    Certa vez perguntaram ao mestre e criador do Aikido, Morihei Ueshiba, por que ele treinava tanto mesmo sendo o Grão-Mestre da arte citada. Sua resposta: "este velho ainda deve treinar e treinar"; faleceu pouco depois no ano de 1969. Investir é uma arte muito arriscada, onde quem não aprende a controlar seus impulsos, não cria seu próprio caminho, geralmente está fadado a uma enorme derrota financeira. Cometi vários erros e passei a acertar depois de mais de 3 anos sem ter uma boa estratégia. Pior do que uma estratégia ruim é não ter uma estratégia.
    Hoje, se o mercado sobe eu ganho na carteira e vendo opções, se ele cai eu ganho nas opções e posso avaliar se tem algum ativo que vale a pena comprar. Não vendo descoberto, não perco meu sono, não tenho taquicardia e nem perco meus cabelos. Já fiquei vendido descoberto em opções de PETR4, 70k num dia, vendi por 0,33 centavos e as 4h da mesma tarde a opção estava valendo 1,12. A corretora queria liquidar minha posição, pedi que não fizessem isso (no meio do meu trabalho...) que eu tinha como cobrir o financeiro - tinha NADA!!!! Deus é maior, fim do pregão a opção fechou em 0,33 e sai sem prejuízo (mas com gastrite e diarréia), só paguei a corretagem do day trade de opções.

    Não se adquire patrimônio desta maneira, muito menos se preserva. Hoje, uso o tempo a meu favor e tenho certeza que alcançarei minha meta de 2 milhões em breve - com calma, disciplina, estudo, dividendos e sem me alavancar. Semper Fi!

    ResponderExcluir
  9. Estamos juntos nesta luta diária. Um dia se ganha e outro se perde. A demas não se pode ganhar sempre, mas sim podemos aperfeiçoar a estratégia já utilizada. Sinto que você esta no caminho certo, e com atitude de um vencedor.
    Meu objetivo é R$ 1 milhão e depois U$ 1 milhão.
    .
    Gostei desta sua história, procuro sempre escrever algumas em meu blog.
    E peço parte de seu tempo para que leia algumas histórias de investidores no mercado de capitais que já publiquei no Finanças Forever como: "Somente os egoistas e tolos tentam fundos e topos", ou ainda a "Saga do cassino caribenho" e tbem as que futuramente possam ser publicadas.
    Forte abraço
    Evertonric
    http://financasforver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Everton,

    Valeu! Dei uma olhada no seu blog de investimentos, bacana. Vi que vc tem outros blogs... tá com tempo!!! Rssss

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.