HEAVY METAL Investidor: Salve um amigo: pergunte o CNPJ do fundo de previdência dele...

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Salve um amigo: pergunte o CNPJ do fundo de previdência dele...

... e use um site comparador de fundos on-line, como o da "Vérios" e mostre a surra que ele está levando do CDI (muito provavelmente).

 Falar de investimentos é delicado num país de gente invejosa, desinformada e analfabeta financeira como o nosso. Tem que saber com quem se fala, como se fala e o que se fala. 

 Estava conversando com um amigo meu, dias atrás, sobre "quem muito trabalha, não tem tempo de ganhar dinheiro". A lógica por trás desta frase (dizem ser judaica) é simples: melhor e mais prático ganhar dinheiro com o trabalho dos outros (empreendendo ou investindo melhor).  Surgiu o assunto de "Previdência Privada". 

 Perguntei onde aplicava seu dinheiro, respondeu: "Tudo na PP do Banco do Brasil, 100% em renda fixa, banco "seguro". Notaram a desinformação por trás da palavra "seguro"? Só por que está no Banco do Brasil, é seguro? E o "100% em RF" em tudo que investe há 13 anos? 

 Ele nem sabia do limite de 250.000,00 reais "por CPF, por Banco, por investimento garantido pelo FGC" ou o que é o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Acha também que investir fora da RF é "muito arriscado". Ele e milhões de brasileiros que aplicam na poupança e pedem dicas ao seu gerente do banco, cuja vida é bater metas todos os meses de venda de títulos de capitalização, seguros, cartões de crédito... e de previdência privada! O cliente não importa, importa o que vendem a ele.

 Segue o bonde: pedi o CNPJ de seu fundo, taxa de administração, tempo aplicado (desde 2006, segundo ele), se tinha taxa de carregamento e coloquei no comparador da Vérios. Eis a imagem:



 Em resumo: está perdendo dinheiro há 13 anos, com um rendimento abaixo do CDI (mais de 31%) e notável piora de 2013 para 2019. Está "pagando" ao banco para ficar com seu dinheiro! Se tivesse aplicado em CDI ou mesmo Títulos do Tesouro (muito melhor neste período), teria muito mais dinheiro hoje. 

 O pior: depois que viu esta imagem, ligou pro seu gerente "mui amigo", que disse: "nos últimos 3 anos, sua PP bateu o CDI". Vejam outra imagem (no site, podemos escolher vários períodos), dos 3 últimos anos:


 Piorou!!! Então, amigos, fiquem alertas e se tiverem amigos de verdade e estes investirem somente em PP, tentem dar uma "ajudinha". Diga que será de graça e deixe o gráfico falar por si só. Mas, se mesmo assim seu amigo optar por ficar com o gerente e a PP ruim do banco, esqueça! Nem todo corno quer saber a verdade.



12 comentários:

  1. é tão engraçado os que dizem "saber lidar com dinheiro", arrumando confusão pois cobraram 2 reais a mais no restaurante, mas ignoram esse tipo de bizarrice que os bancos enfiam goela abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Alisson, temos uma fortuna de mais de 450 bilhões de reais investidos em PP no Brasil, sendo boa parte remunerada abaixo do CDI. Eu hoje não recomendo PP a ninguém que tenha educação financeira. Leia bem, para quem tem. Para os que não sabem economizar ou nada entendem de mercado, a PP é uma das opções (com débito automático em conta e a sua taxa de imposto pela retirada precoce faz com que o cara evite gastar esse dinheiro) e a outra seria Títulos do Tesouro.
    A melhor PP é a institucional, onde para cada 1 real seu, tem de 1 a 2 aportados pela empresa. Aí sim, um grande negócio. Fora isso, tem muita coisa melhor no mercado. As previdências mais novas, com fundos multimercado, gestores muito bons (Verde, Adam, etc...) e ativos de fora do Brasil podem até ser uma boa atualmente, mas sempre terão os 10 anos mínimos de aplicação retida para pagar a alíquota (menor) de 10% de IR sobre o resgate. Nem todo mundo gosta de esperar estes 10 anos, fora que existem investimentos isentos de IR, com liquidez imediata e batendo em muito o rendimento destas PP de grandes bancos.
    Eu iniciei minha corrida a IF via PP, por desinformação. Já tive meu gerente como meu consultor de investimentos. Foi melhor que não ter poupado nada, com certeza! Mas hoje sei que poderia ter investido muito melhor e estar com mais dinheiro atualmente. Como cito no meu texto fixo no topo do Blog:
    “O passado é imutável, mas podemos construir um futuro melhor tanto pessoal quanto financeiro”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas suas palavras: só vale a pena PP no caso de co-participação. Sou funcionário de empresa pública e depois de um tempo acabei entrando, mas hoje meus aportes são mais direcionados às minhas aplicações. Deixo um valor menor na PP num montante que valha a pena pela restituição do IR e principalmente para complementar o teto do INSS em um caso de afastamento, tipo auxílio doença, etc...
      O maior risco que vejo nos fundos de pensão do governo é que de cada 3, 2 já foram roubados e muito. Veja o caso lamentável do Postalis: 11 bilhões de roubo... revoltante.
      E esse foi um dos motivos pelo qual com o tempo vi que era melhor ter maior controle sobre o dinheiro que invisto.

      Excluir
    2. ZB, o melhor caminho sempre é a educação financeira e você mesmo tomar conta dos seus investimentos. Para quem não quer ter muita dor de cabeça, basta ser um investidor passivo no estilo Boglehead e aplicar em ETFs de Ações + FII + Renda Fixa (seja ETF de RF ou em títulos do tesouro) + ETF que replica a bolsa americana.

      Excluir
  3. Esses dias transferi um dinheiro pela minha conta neste banco e uma jovem gerente me enviou email, dizendo que queria falar sobre o dinheiro parado na minha conta e opções de investimento. Falou que não conseguia contato por telefone (está desatualizado).
    Respondi que o dinheiro não estava parado, e o estava transferindo oportunamente para minha corretora. Ela obviamente não respondeu.

    Bancos são uma simples fraude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, gerente de banco tem metas a bater e elas não incluem “vender aos nossos clientes o que realmente eles precisam”.
      Aprendi com meus erros e acertos. Hoje, quando um gerente me pergunta se quero investir num produto do banco, eu digo: “se tiver algo em renda fixa rendendo de 0,9 a 1% ao mês, isento de IR, eu invisto”. Eles riem e não me ligam mais.

      Excluir
  4. Isso é uma caridade! faço muito isso com parentes e principalmente minha mãe. ótima ação Heavy...

    ResponderExcluir
  5. Beto, exatamente por aí.
    Mas é uma boa “porta” para ajudar o início da educação financeira de quem a gente gosta. Tenho uma amigo (próximo mesmo) que comecei a educação financeira dele com a troca da PP, uns 6 anos atrás. Hoje, tem uma carteira de 2.500.000,00 reais em investimentos todos numa corretora. Saiu do banco! Ajudei também quando estava em dúvida sobre quitar o empréstimo do banco que tinha (trocou de apartamento) ou investir dinheiro na época. Primeiro, transferiu para outro banco a dívida, com taxa de juros menor (portabilidade). E meses depois, passou a amortizar pesado e quitou a mesma.

    Estava com ele ontem, só alegria. Falou pra mim: “Estou com 41 anos, 2,5 milhões em investimentos (fora imóveis, carros e sociedade), você acha que estou bem?”. Tive que rir, rimos juntos! A pergunta foi sincera, pois ele sabe do meu patrimônio.
    E muitas vezes quando compra um ativo, me liga antes. Tem FII, RF, Fundos Multimercado e 15% em ações. Saiu da ignorância para a própria gestão da carteira dele, com erros e acertos. E assim deve ser.

    Conhecimento só tem valor se for compartilhado.

    ResponderExcluir
  6. PP não entra no pool de investimentos protegidos pelo FGC

    No meu caso uso a PP tipo PGBL regressivo do banco Safra, com intuito de “desconto” de 12% no IR (na verdade prorrogo esse pagamento lá pra frente , quando no regime progressivo não apenas pagarei depois como um pouco menos - 10%)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, mas muita gente tem como investimento ou poupança (maioria) ou PP. Citei o FGC no texto pois o meu amigo achava que quem tem 10 milhões em um banco, tem os 10 milhões "seguros": não sabia dos 250 mil por investimento / por CPF.

      Eu hoje uso minha PP também (um dos PGBL que tenho, o da minha filha) como você, aporto no final do ano no limite da restituição. Não aporto mais nas 4 previdências que tenho, mensalmente.

      Excluir
  7. Olá HM, como disse no final muitos não querem saber infelizmente. Também procuro sempre que possível instruir financeiramente meus parentes e amigos mais próximos.
    Abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos mitos, muitos tabus. Uma galera morre de medo de corretoras, mas para quem não sabe o Itaú é dono de 49% da XP. Outros, preferem a "segurança dos bancos e da renda fixa". É a cegueira da visão, não adianta falar. Lembrei aqui do famoso sermão da montanha, onde Jesus disse:

      EVANGELHO – Mt 7, 6.12-14

      6 Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei a eles também vós, porque esta é a lei e os profetas. 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem".

      Farei aqui minha analogia deste sermão aplicado aos investimentos: muitos seguirão pobres ou perdendo dinheiro pros bancos e para seu estilo de vida porra louca gastador, outros serão ricos (a minoria). A porta estreita que levará à riqueza, poucos nela passarão e assim sempre será. E justamente por isso somos diferentes, com metas e idéias diferentes, com disposição ao risco de forma diferente , com resultados diferentes! O duro, é o mantra dos cegos reclamando que vivem a beira do abismo ou que nele caíram.

      Temos que dar as pérolas a quem sabe dar valor as mesmas, isso é fácil de notar. Basta ver o interesse da pessoa em te ouvir e buscar conhecimento, depois que foi alertada. Não insista muito: alguma insistência é necessária para quebrar o gelo, mas demais é perda de tempo.

      Excluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.