sábado, 22 de dezembro de 2012

Carteira HEAVY METAL - Dezembro de 2012 (D.C.)

Composição atual do portfólio HEAVY METAL:

1- Fundos Imobiliários = WPLZ11B, PRSV11, FEXC11B, NSLU11B, FFCI11, EURO11, FPAB11, BCFF11B, FVBI11B, VRTA11 e RDES11 (estes dois últimos são novatos na Carteira HM). Comprei mais cotas de FFCI11 e VRTA11 nas subscrições recentes e hoje tenho 11 FII na CHM. Valor atual de 677.013,30 reais.


2- Ações = ELPL4, CSNA3, BBAS3, WHRL3, RADL3, ETER3, VALE5, EQTL3, GRND3, CMIG3 e CRUZ3 (estas duas últimas são novatas na Carteira HM). Pretendo escolher mais duas novas empresas para meu portólio, queria muito que AMBV3 tomasse uma porrada de uns 20%... Valor atual em ações é de 779.451,00 reais.

3- Previdência Privada = MAPFRE Seguradora, com 70% em Renda Fixa e até 30% em Ações, sem taxa de carregamento e a taxa de administração de 1,4%. Vou chorar desconto nesta taxa de administração, pois 1,4% "tá osso" com os juros atuais do país. Valor atual de 310.656,60 reais.

 4- Renda Fixa = 200.000,00 reais em empréstimos e 171.721,89 reais num Fundo de RF no HSBC. Total de 371.721,89 reais.

5- Dinheiro em Caixa = 149.000,00 reais.
 
 Nos atuais valores dos ativos da Carteira HM, minha distribuição percentual está assim dividida:

1- Fundos Imobiliários (FII) = 29,60%

2- Ações = 34,06%

3- Renda fixa = 16,24%

4- Previdência Privada = 13,58%

5- Dinheiro em Caixa =  6,52%

 Acho que devo aumentar os aportes na Renda Fixa, pelo menos uns 20 a 30% para alocar em outros ativos nos momentos de queda forte (não pelos juros atuais...). Já venho reduzindo os aportes em ações e mesmo garimpar bons FII ultimamente está difícil. RDES11 é um dos FII que estão na minha mira abaixo dos 108,00 reais. CRUZ3, CMIG3 e BBAS3 na mira também para compras "parcimoniosas". Olho na mira, procurando o alvo certo em 2013.


 "All I have is Time... and a Rifle"


10 comentários:

  1. Ola HM,

    Em primeiro lugar parabens pelo bom gosto musical.
    Gostaria de saber se vc ja calculou o rendimento da sua previdencia privada?
    Qual vantagem vc acredita q ela tem?
    Sempre acho q podemos ter melhor resultado aplicando nosso proprio dinheiro, sem ter q pagar taxas.
    Juntando com o dinheiro em caixa, vc tem 20% do seu patrimonio, pouco ou nao remunerado. Tesouro direto nao seria melhor opcao?

    Grato
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Fala Ricardo!

    Seja bem-vindo, como diz um doido no ADVFN, "saporra de Blog"... KKKKKkkkkkk.
    Eu faço a mesma pergunta sua sempre e por isso corro atrás de ter agora uma taxa de administração menor (1% ou menos), pois minha taxa de carregamento é ZERO há 5 anos. A vantagem que tenho hoje é tributária (abato 12% no I.R. e reinvisto a restituição sempre) pois realmente tenho um PGBL para usar como aposentadoria. O fundo que estou agora tem dado uma média de 10 a 12% ao ano líquidos nos 3 últimos anos. Você tem alguma sugestão? O que temos hoje no Tesouro Direto que valha a pena e qual a taxa líquida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente as coisas em renda fixa nao estao boas.
      Tenho uma premissa q é a seguinte: tanto os bancos quanto o governo, so querem ""lenhar" com agente..
      Entao fuja dos dois juntos! Tente ao maximo ter apenas 1. Sugando seu sangue, sendo q e impossivel legalmente nao ter ao menos 1.
      Sendo assim, o governo nao faria nada para beneficiar o contribuinte.
      Esse lance de descontar ate 12% do valor BRUTO a ser aplicado o imposto ao meu ver é a pegadinha do malandro
      O valor ""aplicado"" na previdencia. Appos 10 anos mal aaplicados,,sofre tributacao de 10%. De todo o valor aplicado + rendimentos. E ainda no seu caso, só 1,4% ao ano que apos 10 anos somam mais de 14% do. Banco. Perfazendo no total, mais de 24% de descontos! Isso ainda vc tem q largar seu $ la, sem poder usar pra nada por 10 anos.
      Isso sem contar. Com o custo de oportunidade.
      Acho melhor se livrar logo do governo e fazer o q qquiser com o seu $. Tenho certeza q em 10 aanos, vc vvai fazer render mais dq sua economia!

      Excluir
  3. Ola HM
    Parabéns pelos 2 milhões. Foi devido ao seu blog (que acompanho ha um bom tempo) que tomei a iniciativa de fazer o meu. A partir disso posso dizer que realmente comecei a ter disciplina e planejar os meus rendimentos mensais. Es um exemplo de que com trabalho honesto e dedicação se vai longe.
    Bom 2013!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Muita gente tem dinheiro e não sabe... Gasta mais do que ganha (e deveria...), vive comprando o que não precisa para mostrar ser quem não é, para impressionar quem não conhece. E vivem a reclamar da vida, do governo, do emprego. Poupar é uma filosofia de vida, é equilibrar o ter agora com o que teremos no futuro. Ésopo há mais de 500 anos A.C. já ensinava isso na fábula das formigas e da cigarra. E quem deu ouvidos? Os que estão ricos ou financeiramente confortáveis hoje e estarão amanhã, mas isso deve ser ENSINADO aos seus filhos desde cedo.
      Se você pegar todos os livros que pretendem ensinar como "ficar rico", bater num liquidificador e extrair a mistura principal você terá alguns princípios básicos:
      1- Vida frugal, que é diferente de vida miserável. Sou louco para ter uma Ferrari ou um Porsche, desde criança. Hoje, se pegar 1 milhão do meu patrimônio (que é maior que 2 milhões se eu incluir cotas de empresas minhas, 2 carros, apartamento e uma casa) compraria uma Ferrari usada ou um Porsche novo. Mas, está na hora?? Quanto vou pagar para manter este mimo hoje por mês??? Teria que ter uma renda passiva (sempre pensar na renda passiva, seu ativos devem pagar por seus passivos...) de pelo menos 25 mil reais na minha visão. Fora chamar a atenção da bandidagem!
      2- Guarde uma parte do que você ganha para seu futuro, seja 10 ou 50% (cada um define suas próprias metas e sabe o tamanho de sua família). E faça isso com débito automático se você tem "coceira nas mãos" para gastar quando vê o dinheiro na conta. Proteja-se de si mesmo neste caso, mas se és controlado isso é desnecessário.
      3- Trabalhe muito e trabalhe BEM, este papo de "lei da atração" deitado no sofá é balela. O Universo conspira a seu favor se você o faz por merecer, colhemos o que plantamos, meu amigo, e isso é Lei da Física - não fui eu quem inventou ou descobriu. SOME SUA FORÇA MENTAL COM SUA FORÇA DE TRABALHO E O SENSO DE JUSTIÇA E BEM SERVIR AO SEU SEMELHANTE. Crie uma legião de pessoas que acreditam em seu trabalho, sua sinceridade e sua determinação, cobre bem por ele e os frutos estarão em sua mesa. Deus é justo, se você não acredita nele não importa... ele acredita nos justos... e os ajuda de formas que nós não enxergamos muitas vezes. Credo não indica caráter. No final, a MERITOCRACIA sempre dá os melhores frutos e é assim que algumas nações são "primeiro mundo" e outras são "Brasil".

      Excluir
  4. (cont.)4- Procure ser empreendedor ou profissional liberal ao invés de se conformar em ser empregado com salário fixo. Sua segurança tem um preço "muito caro": limite de renda. Por isso investimos em empresas através das "ações"... já pensou nisso? É melhor ser o patrão mesmo que a distância. Mas claro, tudo isso PLANEJADO, ninguém deve largar o emprego e achar que vai ficar rico com uma idéia maluca em 30 dias. Estude os benefícios fiscais, monte uma PJ e pague menos impostos. Não é só ganhar mais, tem que pagar menos!
    5- Eduque sua família sobre como lidar com dinheiro, pois só assim se conserva e aumenta o patrimônio adquirido ao longo de anos. Veja as famílias ricas em geral (as vezes aparecem umas ovelhas negras torradoras de dinheiro...) como passam suas fortunas adiante por gerações.
    6- Estude um nicho de mercado rentável e com poucos concorrentes ou crie "ativos" novos mesmo num ramo concorrido: concorrência não mata ninguém, ela seleciona os melhores.
    7- Faça os que os outros fazem e vá além... esse é o diferencial de quem tem sucesso. Saia do comum.
    8- Pague os impostos (que são um ROUBO) em dia. Pior que pagar é ser pego pela Receita Federal e pagar com multa de 100% ou mais e juros sobre juros. Você quebra.
    9- Tenha ao seu redor pessoas iguais ou melhores que você, isso é o que o livro "Pense e Enriqueça" de Napoleon Hill chama de "Mente Superior" (capítulo X). O legal é que acabei de abrir o livro para rever e citar a página correta e li na contracapa palavras que escrevi: "07/05/2007, 01:25h, acabei de ler mais um bom livro" e minha assinatura embaixo. Monte um time vencedor, com pensamento em comum, motivado, interessado, trabalhador e unido. A mente e o corpo unidos são imbatíveis. Arnold Schwarzenegger nos tempos áureos do fisiculturismo dizia "where the mind goes, the body will follow". E você sabe tudo que este cara conseguiu na vida.
    10- Ajude seu semelhante sempre que puder, com seu trabalho ou mesmo fora dele. É a lei da física em ação mais uma vez, mas agora no sentido do altruísmo, sem pensar em ganho financeiro com isso. Ser rico não faz de mim uma pessoa melhor em nenhum sentido se não sirvo para ajudar os mais necessitados. Apesar de todos os impostos que pagamos, que deveriam ajudar MUITO O POVO BRASILEIRO (e este dinheiro é roubado), sempre podemos mais.

    O resto, Dividendos, você já deve saber. Seja bem-vindo aqui, não sou guru de investimentos nem sei o rumo do mercado mas estou a disposição para juntos formarmos uma "Mente Superior" pela Internet. Temino com uma frase que muito me inspira: Veni, Vidi, Vici.

    ResponderExcluir
  5. Sou um micro-investidor-sardinha que acompanho sempre que posso, a turma dos blog's de investimento. Gosto muito do seu blog e da forma que repassa as informações da carteira, um jeito simpático e sem soberba. Sobre seu comentário sobre a AMBV3 penso que, se quer se tornar sócio, a hora é agora. A não ser que haja um desdobramento por aí, mas a empresa apresenta lucros consistentes e a cotação naturalmente acompanhará o lucro. No mais, um 2013 de grandes realizações!

    ResponderExcluir
  6. Huliano,

    Seja bem-vindo! Estou com a mão coçando pra comprar CCRO3 e AMBV3. O papel que você citou não cai nem na porrada, rssss.

    ResponderExcluir
  7. Heavy Metal, você já enfrentou uma crise sistêmica? Se afirmativo, você manteve suas ações ou vendeu todas?

    ResponderExcluir
  8. Já e vendi sem pena, como fiz recentemente vendendo algumas ações no lucro, outras no preju e outras no zero a zero para comprar um belo imóvel com preço abaixo do seu valor de mercado (problemas financeiros do dono anterior) . O desconto pagou o prejuízo praticamente, mas não todo. Quer saber? Faria tudo de novo... Mas para evitar tais crises optei por ter 75% ou até mais em Renda Fixa e imóveis. Talvez num oco da bolsa - crises sempre vem e vão - aloco uma grana em boas empresas, mas nada que coloque mais meu patrimônio em risco. Moramos no Brasil, o país comandado pela máfia petralha e que FODE com o mercado e a livre economia. Ferraram o setor elétrico, Petrobrás, volta da inflação... É hora de aproveitar juros altos.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos!

Comentários ofensivos ou comunistas / socialistas / petistas - entre outras merdas - não serão publicados.