sábado, 14 de julho de 2012

Carteira HEAVY METAL - Julho de 2012 (D.C.)

Composição atual do portfólio HEAVY METAL:

1- Fundos Imobiliários = WPLZ11B, PRSV11, FEXC11B, NSLU11B, FFCI11, EURO11, FPAB11, BCFF11B e FVBI11B (novata na Carteira HM). Não comprei o fundo XPGA11 por se tratar do mesmo perfil de FEXC11B e parte também do perfil de BCFF11B, preferi comprar mais um FII de "tijolos". Vou comprar mais FFCI11 na nova oferta de cotas que será feita em breve e penso em chegar a 10 FFII no portfólio.

2- Ações = ELPL4, CSNA3, BBAS3, WHRL3, RADL3, ETER3, VALE5, EQTL3 e GRND3. Pretendo escolher mais duas novas empresas para meu portólio.

3- Previdência Privada = MAPFRE Seguradora, com 70% em Renda Fixa e até 30% em Ações, sem taxa de carregamento e a taxa de administração de 1,4%. Como citei no post de ontem, a PP do HSBC rendia menos que o CDI... Navegar é preciso, reavaliar os ativos de tempo em tempo também! 

4- Renda Fixa = 220.000,00 reais em empréstimos e 114.920,51 reais em CDB no HSBC.
 
5- Dinheiro em Caixa = 92.000,00 reais.


 Nos atuais valores dos ativos da Carteira HM, minha distribuição percentual está assim dividida:

1- Fundos Imobiliários (FII) = 24,55%

2- Ações = 38,91%

3- Renda fixa = 17,07%

4- Previdência Privada = 14,79%

5- Dinheiro em Caixa =  4,68%

 A meta ainda é chegar nos 30% em FII, os 40% em Ações já estão aí e manter as outras duas em 15% cada (a princípio). Bovespa está tensa, com boas ações sendo vendidas abaixo do valor patrimonial da empresa que representam e com isso, os dividendos sobem caso estas mesmas empresas continuem a dar lucros constantes (ou maiores). O mundo não vai acabar, tenho mais medo de Israel atacar o Irã do que das análises pessimistas do mercado. Hora de semear.

 Vai cair mais? Vai subir? Não sei, só sei que prefiro comprar com desconto do que fora da promoção.

"Just Looking for a Chance to Cut the Bear`s Head..."
  

30 comentários:

  1. Grande HM

    Tenho uma dúvida:

    Com este valor em PP, não seria melhor aplicar em um banco público por exemplo. Na CEF a txa de carregamento é 0% e adm é 0,7%.

    Pergunto isso pela segurança, pois que segurança vc tem com uma seguradora privada?

    Tenho uma LCI em um banco pequeno e já fico de "cabelo em pé" qdo vejo casos iguais ao Panamericano e Cruzeiro do Sul.

    Peço que entenda, não é crítica, é dúvida mesmo.

    Creio que vc chegou em um ponto na carteira, que precisa ganhar menos mas com mais segurança.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  2. I40,

    Aqui vc não precisa pedir licença ou ficar cabreiro ao fazer perguntas: o buteco é meu e vc tem crédito!!!! Vou verificar na CEF amanhã mesmo, apenas preciso ver a rentabilidade. Mas MAPFRE hoje é associada ao Banco do Brasil aqui em nosso país e é uma grande seguradora. Obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola HM
      Quando eu fiz uma simulacao no Mapfre, realmente os resultados foram bons. Mas quando estava assinando o contrato eu vi que a taxa de carrrgamento ao invez de ser cobrada na entrada, seria cobrada na saida, soh que essa informacao estava "escondida". Nao sei se eh o seu caso, mas por via das duvidas vale a deixa.
      Abraco

      Excluir
    2. Respondendo a vc: taxa de carregamento ZERO na MAPFRE para quem deixar o dinheiro aplicado por mais de 2 anos. Valeu!

      Excluir
  3. Iai cara, curto seu blog. parabens!

    Continua a comprar elpl4? abracos!

    ResponderExcluir
  4. Comprei hoje BBAS3 e ELPL4, 100 de cada.

    ResponderExcluir
  5. Olá HM!

    Belas escolhas de FII e boas aquisições nas ações, também acho um bom momento para compras, excelente para baixar o preço médio dos ativos :)
    Sua disciplina mesmo com um capital deste tamanho e se expondo a renda variável é de admirar, parabéns.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fala, HM!

    O equivalente aos FII aki do Brasil lá nos EUA seriam os REIT ?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Dimarcinho, até onde sei seriam os Real State Funds.

    ResponderExcluir
  8. Aos amigos do Blog: repito que TROLLS serão sempre filtrados. A pobreza de mentalidade investidora associada aos covardes anônimos são uma verdadeira merda. Aliás, a inveja é uma grande merda. Morro de rir com os "traders", os fodões ricaços de Ferraris paraguaias que arrotam lucros "expressivos" e não provam NADA do que fazem. Quem sabe ganhar dinheiro "fácil" não ensina o segredo aos outros, isto é fato. Se ganhar dinheiro na bolsa fosse simples NUNCA nos ensinariam o segredos... acordem! A venda de PETR4 foi trocada por VALE5, que caiu menos e paga muito mais dividendos. Fazer trades de 100,00 reais, 1.000,00 reais eu faço de costas (BBAS3 nos 18,xx tava dando sopa para ser vendida nos 20,xx). Agora, pegue quase 1.700.000,00 reais e fique "brincando de trader". Em resumo: morra de inveja, caro TROLL. Neste exato momento estou preocupado se vou ficar 9 ou 12 dias a passeio na África do Sul em breve... E vc???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maluco, voce ja ta rico hem velho? Falar nisso, gastei em torno de 1500 para aprender que treidar é uma merda... nunca tinha feito essas idiotices, sempre fui de comprar e guardar, mas como estive fora da bolsa um tempo voltei e quis arriscar. e deu trabalho para zerar o erro durante um mes. quer dizer: entre mortos e feridos, recuperei meu capital (destreideando aqui e ali) agora volto para minha estrategia buffettiana de analise fundamentalista, hoje amanha e sempre... sucesso pra oce!

      Excluir
    2. Amigo,

      Só estarei rico quando minha renda passiva pagar minhas contas mensais e manter meu padrão de vida atual - e se possível, sobrar ainda um pouco todo mês para reinvestir e gerar mais juros compostos. Saia fora e trades curtos! Se for arriscar, faça Swing trades em ações que, caso o trade dê errado, você não se importe em ficar posicionado nas mesmas. Use A.T. para te auxiliar nestes swing trades e EVITE FAZER ISSO EM MICOS!!!!

      Excluir
  9. Em tempo: minha meta de investimentos não é menor que 15 anos, as oscilações do curto prazo são vistas como oportunidades de compras mais baratas para a carteira. Cada um defina sua estratégia e controle seus riscos, mas não fiquem preocupados comigo. Minha saúde vai bem, pessoal e financeira, apesar da inveja de alguns. "A carruagem passa, os cães ladram, a vida continua".

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Que Deus me guie e possa aumentar o mesmo. Bem vindo ao Blog!

      Excluir
  11. Olá HC

    Eu sempre vejo seu blog, e adorooo embora meu "pobre" conhecimento em investimento não me faz entender muito suas estratégias o quanto eu gostaria, mas enfim chego lá! Parabéns pelos seus resultados, o resto é resto!!!
    Hc queria te fazer uma perguntinha

    Fiz um financiamento para construção de uma casa pela Cx economica no valor de 113.000 (Prestação de 1.300 por mes tx de 13% A.A . Há uns 4 meses amortizei 11.000 e a divida caiu para 90.000, preferi continuar com o mesmo valor da prestação 1.300 por mes, e diminuir no tempo de pagamento da divida, que esta em 20 anos, por causa dos juros compostos. Agora é o seguinte, eu tenho condições de poupar por mes uns 3.000 e a duvida é: Guarda o dinheiro e amortiza a casa o mais rápido possível, ou pego esse dinheiro por mes e invisto.
    PS: Não tenho medo de investir, embora não tenho muito conhecimento, mas já tenho alguma coisa em TD/PETR/USIM e só rs... Mas gosto de arriscar, com cautela analisando alguns indicadores. Mas... é aí invisto ou amortizo a casa (lembrando juros de 13% A.A)

    Agradeço muito se puder me responder

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,

      Resposta FÁCIL: quite sua casa o mais rápido possível, pois nada bate 13% ao ano de juros sem riscos no momento. Fiz isso anos atrás e foi uma escolha muito acertada. Para investir em renda variável, antes, se livre de suas dívidas. Em tempo: gosto muito do HC, mas eu sou HM!!!! Hehehehehe

      Excluir
  12. Heavy, você possui assessor de investimento? Sou assessor pela XP, gostaria de saber se poderia conversar com você sobre mercado e as tuas aplicações financeiras.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um grande amigo na XP, mas ele não me assessora. É apenas meu corretor e hoje um grande amigo.

      Defini que todas as decisões de investimento seriam apenas minhas, erros ou acertos tbm. Assim, não culpo mais ninguém se der algo errado. Sua pergunta é oportuna pois tem um TROLL, com um capitalzinho mixuruca que vive querendo postar aqui mas eu já o bani. Não vou dar espaço pra cachorro viralatas... Sou humilde e sei onde acertei ou errei nos meus investimentos. Acertei em 95% dos meus FII, e muito. Errei em (talvez) 60% das ações que comprei (preço de compra, não no ativo). Nunca escondi isso aqui no Blog pois seria estupidez enganar aos outros e a mim mesmo.

      Mas uma coisa eu sei: carteira batendo os 2 milhões de reais, não encontramos toda hora não... O que importa não é o fim da jornada, mas a jornada EM SI. A inveja desgraça a alma humana, muitos que não podem ter o que tenho preferem criticar destrutivamente, ofender, dizer que minha carteira é uma merda (acredite...). Certa vez li uma frase bacana: "Quando as opiniões dos outros pagarem as minhas contas, vou começar a dar atenção as mesmas".

      Por isso decidi que eu faço meu caminho sozinho, com ajuda dos outros mas com minhas decisões. Os ensinamentos mais importantes que eu quero transmitir com meu Blog são simples:

      - Ninguém acerta sempre, por isso dilua seus riscos (vide mestre HC e seu blog). Asset Allocation!

      - Estude antes de investir; se não tiver tempo e tentar investir sozinho correrá um grande risco (como eu em 2009 atolado de PETR4 + VALE5 e mais nada na carteira).

      - Ter dinheiro não faz de ninguém um grande investidor: pode te fazer rico por um tempo e depois o dinheiro acabar. Prudência em onde, quando e como investir.

      - Gaste SEMPRE menos do que você ganha: a velhice e as doenças chegam sem pedir licença e FODAM-SE seu planos de vida até então!!! Quem só pensa no HOJE dificilmente terá um futuro financeiro tranquilo.

      - O oposto também é verdadeiro: só pensar em investir, em poupar, também é PÉSSIMO! Não vire um DOENTE psicótico poupador radicalista. Sugiro a leitura do livro "O Homem mais Rico da Babilônia". Te ensina a pensar em poupar e em gastar de forma a ser FELIZ com o dinheiro que você tem.

      - Defina seu perfil de investidor. Saiba apenas que traders RARAMENTE tem sucesso e muitos mentem sobre seus resultados reais. O ser humano detesta a derrota e mais ainda admitir a mesma. Procure investir passivamente e deixar o tempo trabalhar a seu favor.

      - Cuidado ao copiar carteiras de outras pessoas: tudo depende do preço médio inicial dos ativos e dos resultados que estes ativos trouxeram no prazo de existência daquela carteira. Olhe o caso da CSN e da Usiminas anos atrás... hoje estão tomando um sufoco absurdo e parece que o uso do aço vai acabar no planeta. Anos atrás, eram TOPs do IBOV e subiram como foguetes. Resumo: por sua conta e risco.

      - NUNCA INVISTA 100% EM RENDA VARIÁVEL. NUNCA INVISTA 100% EM RENDA VARIÁVEL. NUNCA INVISTA 100% EM RENDA VARIÁVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      - Tenha sua própria casa antes de se aventurar em Renda Variável.

      - Procure investir em empresas que paguem dividendos e que tenham lucros crescentes. Se tiverem os dois, melhor ainda.

      - Crie sua bola de neve: mesmo com as oscilações do mercado e acertos ou erros na sua carteira, provavelmente (caso não cometa grandes erros) terá mais dinheiro daqui a 10 anos do que tem hoje.

      - Reserve um tempo para você e sua família: dinheiro NÃO trás felicidade, potencializa!!!!! Um milionário com câncer incurável ou com um filho viciado em drogas ou presidiário nada pode fazer com dinheiro que lhe traga a paz de volta. Tire férias, compre presentes para quem ama e para si mesmo quando achar importante.

      - Fuja do consumismo imbecil: trocar de carro todos os anos, de Iphone todos os anos, de casa constantemente... isso corrói seu capital! Dinheiro: não é o quanto se ganha, mas quanto se conserva.

      Excluir
  13. Olá HM,

    sempre acompanho seu Blog e realmente admiro a forma como você administra sua carteira. Não invisto em bolsa e não tenho coragem (conhecimento) para isso. Ainda estou na fase de estudos. Minha meta um dia é conseguir investir e conseguir tirar frutos dos estudos de hoje. Parabéns pelo blog, afinal é à partir dele que tiro inspiração para continuar estudando e um dia começar a me arriscar na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está na fase mais importante: ESTUDOS. Eu comecei a investir sem estudar, ou pelo menos achava que sabia o que estava fazendo. Minha sorte é que tenho paciência com os investimentos que deram errado e não realizo prejuízos.

      Leia o Blgo do Portinho, do HC, do Fábio Portela. Boa sorte e estou aqui ajudando como possível.

      Excluir
  14. Fala Heavy Metal!

    Precisa aparecer mais e dividir suas idéias!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de volta. Minha idéia atual: TÁ FODA INVESTIR! Renda fixa = merda, FII = tá osso escolher um novo FII ou memso um antigo para continuar a comprar mais cotas (exceto as subscrições), Renda Variável = GOVERNO FILHO DA PUTA. Tenho certeza que os petistas operam vendidos/comprados na bolsa e estão ficando milionários nas altas e quedas manipuladas por Dilma e antes por Lulla. Lulla (operou comprado) = só faltou andar pelado para fazer subir o lixo da TELB junto com Zé Dirceu. Dilma (está é URSA, só vende) = marretou os bancos e agora as elétricas. Alguém tem dúvidas? ACORDEM.

      Excluir
  15. Macacada, estou de volta da África do Sul, fui muiiiiiito legal! Fiz 40 anos por lá, junto de minha família e fiquei muito feliz. Recomendo MUITO a vcs que tem oportunidade a fazer turismo por lá (turismo de primeira qualidade). Estados Unidos é legal, Europa também, mas nunca imaginei que a AFS seria um passeio tão agradável, ótimos vinhos, excelente comida e o preço que em muito deixa o BRASIL com VERGONHA da sacanagem que se cobra dos turistas e do nosso povo. BRASIL = um país de TOLOS.

    Agradeço os que aqui passam ou postam, as vezes demoro a responder mas não vou largar o Blog, hehehe, contem comigo. Bolsa brincando de alta, mas para mim bate nos 65 mil e volta a marretar (claro, posso estar enganado e nem lá o IBOV bater e cair antes, veremos). Breve coloco as atualizações da Carteira HM até porque preciso atualizar meus saldos (além de Blog, aqui faço minha contabilidade financeira).

    Repito: viajem e visitem a AFS, volto lá em breve pois voltei com a enorme sensação (e sei que ela é real) de que ainda tem muito a ser visto por lá e em países vizinhos.

    ResponderExcluir
  16. Olá HM como vai??

    Em primeiro lugar desculpe pelo meu erro nas letrinhas HC/HM rs... e também gostaria de agradece-lo pelas dicas sobre quitar meu financiamento, depois que li algumas "dicas" sua a respeito, corri e amortizei um valor razoável, e nisso reduzir 48 prestações, é um numero considerável não acha rs..?
    E minha meta é finalizar o financiamento em 2013, (a principio o financiamento era de 30 anos) já fiz as contas e é possível fazer isso sem sofrimento algum!!!
    HM eu tenho algumas curiosidades sobre sua carteira rs... Cara eu fico boquiaberta e admirando muitooo queria te entrevista-lo hehehe, brincadeira mas só duas perguntinhas se puder me responder
    1- Desde quando você iniciou seus investimentos?
    2- E com quanto $ você começou?

    Não leve a mal minhas perguntas HM, é que você acaba sendo uma grande referencia e a realidade de muitos que sonham em chegar lá assim como eu :)

    Sucesso sempre!!!
    Bjos

    Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Fernanda,

    Comecei a investir mesmo em 2007, mas tinha uns trocados na Previdência Privada desde 2006. Comecei com aportes de 10.000,00 reais, mas em alguns meses colocava mais que isso (mas nunca menos). Não sou filho de pais ricos (financeiramente), não sou político nem trabalho com nada que evolva corrupção ou atos ilícitos - importante citar isso.

    Apenas tive uma boa educação (meus pais mesmo sem poder, na época da faculdade, escondiam de mim as dificuldades financeiras e sempre me ajudaram) e com a falência de minha família, tive que dar o meu melhor e aprendi "na marra"duas coisas muito importantes:

    1- É nas dificuldades que se forjam pessoas melhores. Transformei problemas em soluções, vi que tinha que ser muito bom no que fazia para vencer no mercado de trabalho. Diferente de muitos que acham que estudar é desnecessário para se vencer na vida (vide o Lula e sua corja de vampiros do dinheiro público, assim até eu fico rico...), vi que investir em qualidade de atendimento, honestidade e cursos dentro e fora do Brasil muito iriam me ajudar a vencer profissional e financeiramente. De 1995 até aqui, são 17 anos de estrada e que estão valendo a pena.

    Atingi minhas metas de expectativa de renda mensal "futura" muito antes do esperado e num valor bem acima (calculava ganhar 15.000,00 por mês com 10 anos de formado, e parecia um SONHO muito distante).

    2- Leia bons livros e coloque em prática aquilo que foi lido, pois FUNCIONA. Eduque-se financeiramente, não gaste mais do que você ganha! - isso os judeus sabem fazer muito bem e transmitem isso de geracão em geração. Livros como "Pense e Enriqueça", "Pai Rico, Pai Pobre", "A Mente Milionária", "O Milionário mora ao lado", "Faça Fortuna com Ações"(este nacional, do Décio Bazin). Mais importante que querer investir, ter dinheiro, é saber dicas de como conseguir, mudar sua mentalidade e colocar estas ferramentas em prática a seu favor.

    O que vou dizer aqui pode parecer brega, piegas... mas não é. Não foi isso que vi e consegui nestes 17 anos. Comecei do ZERO, não herdei um puto furado dos meus pais - acredite quem quiser. Ser filho do Eike Batista é fácil, duro é trabalhar todas as semanas! Além de trabalhar e estudar muito, aprendi que ser HONESTO no que faço e pensar POSITIVO, mentalizar minhas metas, acreditar, foram muito importantes no meu sucesso. Certa vez minha esposa viu um carro na rua e me falou: "Vi um carro lindo hoje! Adorei!". Era uma SantaFé (Hyundai), no ano de 2007.

    Vi dias depois o carro na rua e também gostei muito, passei na Conssecionária e peguei um folder (tamanho A4) e preguei no meu escritório ao lado do computador. Chamei minha esposa e disse: "Vamos ter um carro destes em breve" - poucos meses após comprei o carro praticamente a vista. (CONTINUA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça coisas místicas, ganhar na Mega Sena, herdar fortunas de uma tia distante... Não estou falando disso. Estude, trabalhe, empreenda (que muitas vezes dispensa até mesmo os estudos, se a idéia de negócio for muito boa, mas estudar não mata ninguém), acredite, MENTALIZE SUAS METAS. Sei que alguns não acreditam em Deus, mas eu sim (apesar de não frequentar nenhuma religião atualmente), e sempre coloquei meus sonhos, minhas metas em suas mãos... Cada um tem sua forma de acreditar e de construir seu futuro, eu tenho a minha e não tenho a intenção de doutrinar ou ensinar ninguém aqui no Blog quanto a isso. Cometi erros e acertos nestes 5 anos como investidor, mas sei que hoje tenho muito mais dinheiro acumulado do que em 2007, quando eu achava que sabia investir ao comprar apenas VALE5 e PETR4 - repetia como um mantra que iria ficar rico só com este portfólio... claro, tomei ferro!!! Mas ao menos sou humilde em reconhecer meus erros e logo procuro os corrigir.

      Certa vez Einstein disse: "Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes". Pois Zé, continuar a levar ferro e insistir no erro não é burrice, é insanidade. Por isso, estudar o mercado, rever estratégias, procurar sempre aprender ajudam muito. Hoje os Fundos Imobiliários são os queridinhos, até o mauro Halfeld os indica na CBN, mas já estão muito caros em sua imensa maioria. Eu comecei a comprar em 2009... por dica de outros amigos e valeu muito a pena. Na época davam 1% ao mês livres de I.R., mas como a renda fixa batia os 12% ao ano fácil (T. Tesouro) poucos se interessavam por eles. Como esta a renda fixa hoje???

      Espero ter ajudado você, Fernanda. E esqueci de citar um livro muito bacana, gostoso de ler e com uma excelente mensagem: "O Homem Mais Rico da Babilônia". Não deixe de ter e ler este livro!

      Excluir
  18. Olá HM!
    Muito bom te ouvir cara! Pois é eu leio e parece que estou te ouvindo, até chamei meu marido aqui para lermos juntos!
    Uma historia muito bacana de vida honesta muito trabalho e sonhos, assim que eu gosto, pois fica tudo mais próximo da minha realidade te admiro ainda muito muito mais!
    Minha vida também é barra pesada, meus pais sempre viveram e nos criaram com o mínimo do minimo e eu tive que ralar muito para pagar uma faculdade e uma pós que não foram das melhores, mas me deu um emprego honesto com uma renda que não da para reclamar, construí uma casa dos sonhos 500.000 mas ficava pensando, vou ter que trabalhar a vida toda para sustentar essa casa, empregada, custos , IPTU etc...foi quando eu li o livro um desses que você me indicou "Pai rico e Pai pobre" no mesmo dia disse ao meu marido vamos alugar a casa, ele achou que eu estivesse enlouquecido já que a casa era totalmente ideia minha, mas na verdade eu queria mesmo era liberdade financeira e que ter uma casa daquela e viver minha vida trabalhando sob pressão trabalhando em casa como faço até hoje e como mulher não queria trabalhar por muitos anos, pois sonho em ter mais filhos (tenho um menino). Algumas pessoas da minha família não acha isso uma boa ideia pois olham minha posição na empresa mas que vida é essa que para se ter um bom carro, viajar e comer bem eu tenho que trabalhar e quase infartar de tanta pressão, e que seu parar de trabalhar nada disso terei mais!!! Por isso que minha meta é " Liberdade financeira a famosa frase: "deixe o dinheiro trabalhar por você" Eu me considero uma pessoa inteligente nessa parte pois nunca tive instrução dos meus pais, e pelo contrario minha mãe dizia minha filha aprenda a costurar como sua mãe para você sustentar seus filhos assim como eu. Era o que eu cresci ouvindo sobre trabalho. Eu vejo na empresa muitos nem sabe o que é isso, converso com executivos, empresários e parecem escravos de tudo aquilo, acho tudo tão estranho fico pensando que povo travado!!! Que vida ridícula Ai...não é a vida que eu quero pra mim... Estudar, trabalhar e ser honesta essa foi a base que eu precisava para iniciar a minha vida e por isso agradeço meus pais, mas quero ter a vida tão sonhada sem ter que pagar um preço caro, minha saúde que eu comprometi por conta do stress, meus filhos minha vida...
    Sou uma pessoa muito disciplinada se eu coloco como meta eu vou até o fim! Por isso hoje lendo os livros O Pai rico o Pai pobre, O homem mais rido da Babilônia e o Segredo de uma mente milionária, Mauro Halfeld e blogs interessantes, são minhas escolas para que eu aprenda cada vez mais e que meus acertos sejam maiores que meus erros. Não quero grandes fortunas, quer dizer...se vier seria ótimo mas não trabalho pensando nisso, só quero poder viver bem, pagando a pensãozinha dos meus pais, viajando , morando em uma casa confortável mas tendo saúde, dormindo e acordando a hora que eu quero sera querer muito? Isso são para pessoas inteligentes, disciplinadas e que corram atras dos sonhos tendo eles como meta na vida!
    Quero trabalhar por prazer e não por dinheiro como tem sido hoje. Todos que fazem ou fizeram faculdade por mais simples que seja o curso, ouvem falar sobre investimentos, os sites, palestram eles dão algumas dicas, mas as pessoas preferem ficar vivendo essa vida de quebra de braço dentro da empresa, fazem e levam café para chefe para ter uma regalia um reconhecimento melhor na empresa, isso me nojo, to fora!
    Desculpe pelo desabafo, meu amigo, mas preciso me libertar disso... Por isso quero ter minha tão sonhada liberdade, com disciplina cautela e se Deus achar que eu sou merecedora estarei lá na hora certa!

    Deus nos abençoe.
    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Mais bacana que o fim da viagem é a jornada em si... É olhar para trás e poder dizer: VALEU! Nunca tive como meta ser milionário, mas consegui. Poderia dizer que tenho 10 milhões de reais - quem dirá que não? Poderia dizer que sou uma fera nos investimentos e que todo o patrimônio que tenho hoje foi fruto de investimentos certeiros e na hora precisa, que iniciei com 200 mil reais e hoje tenho 2 milhões, mas não foi nada disso. Meus aportes sempre foram cavalares, mas agora parte da carteira anda sozinha (sobe e me rende uns 4 a 5 mil reais por mês, renda passiva) e a outra parte ainda patina ou está com desvalorização - viva o asset allocation! Viva o HC!

    De nada adianta dinheiro sem saúde ou paz de espírito. Hoje, ainda trabalho 5 dias na semana pois minha meta é a semi-aposentadoria aos 45 anos, não antes disso. E quero aproveitar a saúde que hoje ainda tenho para aumentar meu patrimônio ao ponto dele me manter sem necessitar de novos aportes (renda 100% passiva). Pode ser que isso só ocorra aos 50, mas posso ajustar meu trabalho para 4 dias por semana... e por aí vai.

    O mais legal é que sempre sonhei em ter um carro esportivo caro, mas hoje eu posso comprar e não o faço (isso, sem nenhuma frustração) pois tenho METAS a alcançar em minha vida, mais importantes que um simples carro de luxo! Isso é o bacana de se ter dinheiro: você deixa de ser escravo e pode (e deve) controlar suas vontades de consumo. Comprar por comprar, gastar sem controle é coisa de gente POBRE DE ESPÍRITO. Ter dinheiro não é mostrar para os outros quem você não é, comprando coisas que não pode ter para agradar quem você nem conhece; é poder dizer a si mesmo "eu sou frugal, compro o que preciso e quando eu preciso". É deixar o dinheiro trabalhar para você, não o contrário.

    E a vida segue as leis da física: ação e reação, quem vive sacaneando os outros uma hora se lasca e nem sabe o motivo... quem faz o contrário colhe bons frutos. Muitos acham que a mágica está quase 100% no ato de investir bem, mas se enganam. O segredo está em quanto se ganha e mais ainda em quanto se conserva deste mesmo dinheiro.

    Claro que investir bem ajuda, mas num mundo de juros coerentes o melhor rendimento se encontra nas mãos dos empreendedores e seus bons negócios. Procurar ganhar mais, criar ativos, evitar passivos desnecessários, gastar menos do que se ganha (sem ser um miserável...), educar seus filhos e família sobre estes princípios, pensar no hoje E no amamhã. Os investimentos são complementares disso tudo, te ajudarão a chegar no fim da jornada com mais tranquilidade. Mesmo quem não sabe nada de investimentos e que queira colocar sua grana na poupança, de forma mensal, a vida toda, terá feito algo muito melhor do que quem gastou tudo neste mesmo período.

    Muitos procuram a pedra filosofal dos investimentos... ela não existe! Existem sim métodos que podem te tornar um investidor melhor do que a grande maioria. Mas, repito, o grande "X"está em aumentar a renda e ao mesmo tempo saber poupar, sem ficar preocupado em ganhar 100% em um ano. Quem bate a Renda Fixa e / ou a inflação anual já fez um grande negócio.

    ResponderExcluir
  20. Só para terminar, uma frase que eu adoro e tenho como um guia de vida e trabalho: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos!

Comentários ofensivos ou comunistas / socialistas / petistas - entre outras merdas - não serão publicados.