HEAVY METAL Investidor: A Bolsa está DESPENCANDO!!!! Isso é bom ou ruim?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Bolsa está DESPENCANDO!!!! Isso é bom ou ruim?

 "Sei que não é fácil a vida de investidor em renda variável: o sobe e desce dos preços das ações pode dar enjôo e vertigens aos que não estamos acostumados com a volatilidade. Ver uma ação cair 20%, 30%... quem disser que não se incomoda, mente. Por isso é que serve o velho ditado de "não se colocar os ovos todos no mesmo cesto", ou melhor dizendo, faça o "Asset Allocation" em seu portfólio. Jamais, nunca, nem pense em colocar todo o seu dinheiro apenas em ações - e todo ele em uma só empresa (PIOR AINDA!!!). Já fiz isso em PETR4 e até hoje peno por isso. É loucura (talvez burrice fosse a melhor palavra. BURRICE FINANCEIRA).
 Mas aí vai a pergunta: vale a pena ficar acompanhando a bolsa todos os dias? Bom, se você faz isso de forma tranquila, rápida e sem passar horas do seu dia ocupando seu precioso tempo vendo a tela do computador, igual cachorro em porta de açougue (vulgo "televisão de cachorro"), não vejo problema. Mas para quem faz isso de forma compulsiva, por horas a fio todos os dias, atrapalhando sua vida pessoal e até seu trabalho deve o mais rápido possível repensar no que está fazendo. A saúde pode começar a ficar em risco, e muito.

 Do lado financeiro, considerando que você é um investidor tranquilo e não um viciado em Bolsa de Valores: o que fazer? Comprar mais ações e fazer preço médio para baixo? Realizar prejuízo? A resposta aqui já não é tão simples. Isso depende:

1- Que ação você comprou?
2- A que preço comprou (comprou "topo"?).
3- A empresa está falindo?
4- Quando vai precisar deste dinheiro?

 A soma destas respostas pode ser um guia para cada um de nós, investidores.

 Se comprou um "MICO", uma ação de quinta linha, esqueça recuperar seu prejuízo. Surfaram a onda do lucro e você comprou o Mico, agora ele é seu e ninguém quer comprar de você pelo preço que pagou. Talvez, pode ser, um dia... este Mico pode subir ou voltar ao seu preço. Mas isso pode levar anos ou mesmo NUNCA acontecer. Até PETR4 que era chamada de "Blue Chip" está micada desde 2009!!! Isso graças ao ilustre e magnífico governo Petista (ou Petralhista) que em um só golpe deu uma pernada de 30% nos acionistas minoritários, aumentou sua participação na empresa em muito e NÃO COLOCOU UM CENTAVO de dinheiro seu na operação citada. Vai pagar com a "possível futura produção do Pré-Sal" - sabe Deus quando...

 Mas se você comprou ação de uma empresa bem administrada, que paga bons dividendos e que continua lucrativa, eis a chance de comprar ações com desconto. Nunca esqueça a máxima: "Seja covarde quando todos são corajosos e corajoso quando todos forem covardes".  

 Buffett tem uma frase a ele creditada que resume este espírito:  

"A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor". 

Nas quedas é que surgem as reais oportunidades de se comprar boas empresas com bons preços; comprar uma ação sem uma margem de desconto em seu preço é correr risco certo. A empresa era boa há 6 meses atrás e continua do mesmo jeito, mas há 6 meses sua ação custava 30 reais e hoje custa 15 reais. Qual foi a melhor compra? Por 30 ou por 15 reais? 

 O preço nada tem a ver com o valor da empresa, exceto quando ele está descontado! Por isso, alguns estudiosos do assunto "investimento" recomendam as compras parceladas dos ativos para se evitar uma compra "cara", fazendo assim um preço médio. Mas fiquem atentos: as grandes quedas existem e é nestas horas que se deve ter coragem de comprar de forma mais agressiva as ações das empresas lucrativas, bem administradas e que paguem bons dividendos."


 Caros amigos: este post estava salvo como "rascunho" no meu Blog, eu o escrevi em 16/06/2011 mas não havia publicado ainda (não sei o motivo, sinceramente). Revendo os dados do IBOV, em 16/06/2011 o índice fechou em 60.880 pontos e hoje ele caiu 9,75% fechando negativo em -8,08%, nos 48.668 pontos... Nada é por acaso e eu já notava uma "nuvem negra" de notícias na ecomomia mundial - eram de domínio público. Mesmo assim, não vendi nada e sigo comprando na atual LIQUIDAÇÃO de BOAS EMPRESAS BRASILEIRAS. VALE5 com P/L abaixo de (absurdos) 5,0... dividendos indo nas alturas com as quedas dos preços das ações. Sempre pode piorar, lembrem-se disso. Mas, repito: hora de semear. Teremos a hora de colher, tenham paciência e façam boas escolhas.

 
"Refuse, Resist!!!"

14 comentários:

  1. Otimo post,, e como é bom a tal de alocação dos ativos nesta horas hehe,, no meu metodo minhas açoes estoparam pois sairam da linha mm200 e perderam o canal de alta ,, e agora estou liquido e esperando sem medo do mercado e com paciencia uma boa hora de entrada,,,, e o que IBOV caia mais!!!!


    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  2. Fatos importantes:

    - Tenho casa e apartamento quitados.
    - Meus 2 carros estão pagos (os seguros também).
    - Tenho dinheiro em mãos para uma eventual emergência (não contabilizo como carteira).
    - Não tenho dívidas, exceto as despesas mensais.

    Por isso, posso me colocar em risco maior na renda variável sem ficar desesperado com a montanha Russa que ela muitas vezes é. Sugiro a quem quer investir em bolsa que antes tenha casa própria e um reserva de dinheiro na renda fixa.

    ResponderExcluir
  3. estou desesperado que ainda nao recebi meu salario para poder pagar minhas contas e com o restante fazer novos aportes, tenho que esperar ate o dia 11, pelas barba do profeta!! esses 2 dias vao ser uma eternidade! estou pensando em add csna3/vale5 ou jbss3/elpl4 alem de algum FII de redes de hotelaria voce saberia algum HM?

    ResponderExcluir
  4. estou postando um link para a galera dar uma refletida esse cara manda bem na informcao que ele passa... bastter: http://www.youtube.com/watch?v=lvNEn6rPIhQ&feature=autoplay&list=ULS_jNiFqNVzo&index=129&playnext=1

    ResponderExcluir
  5. HV,

    Assim como você continuo comprando. Vale, BBAS, GGBR estão com preços excelentes. Vejo oportunidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Jônatas,

    Comprado e comprando. Querem botar o índice nos 44.000 - não se iludam com a alta de hoje, pode ter sido um belo repique. Na mira para comprar mais ELPL4, BBAS3, CSNA3, ETER3 e otras cositas mas. FII firmes na parada!!!

    ResponderExcluir
  7. HM,

    Reserva de dinheiro em RF tudo bem...
    Mas se eu for esperar ter grana pra comprar uma casa antes de investir, iria demorar demais viu...rs

    ResponderExcluir
  8. Belo HV,
    Só pra continuar o assunto das compras da semana, pois acho válido essa troca de ideias e de sugestões.
    Comprei CSNA3, OGXP3, SMAL11 - até o momento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Everton,

    Olhe também ELPL4, deve ter uma queda pois pagou "apenas" 5% de dividendos hoje (o esperado era 10%). BBAS3, ETER3 e para quem gosta de ETFs, PIBB11 está detonada. Tem mais coisas boas, só procurar!

    ID,

    A casa pode ser financiada... ou comprada num leilão da CEF ou de um banco estadual. Surgem oportunidades sempre.

    ResponderExcluir
  10. Hm,

    Cara seu post vai de encontro com meu pensamento,ELPL4 tá a 29 e pouco amanhã to entrando no mercado com uma quantia singela, porém com certeza em ELPL4...ia ir de csna3... mas ela andou subindo estes dois dias e a ELPL4 caiu devido ao fato dos dividendos... é aí que eu entro( acredito nisso!!) comprando ela por um preço mais em conta!!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post!

    É bom demais quando o mercado fica insano e os papéis ficam em liquidação. Tem que ter sangue frio pra aguentar. Em 2008 foi aprendizado, e agora em 2011 apareceu o momento de colocar o conhecimento em prática.

    Sobre a ELPL a empresa reduziu o payout em 50%, e tem WACC nesse segundo semestre, ao que tudo indicado o mercado vai penalizar o papel. Mas é nessas horas que as oportunidades aparecem. A emprea é uma verdadeira vaca leiteira.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. FI e Investindojá,

    Soquei a compra de mais 600 ELPL4 hoje, por 28,20 reais. São Paulo será o MOTOR do Brasil pelo menos por mais uns 10 a 20 anos (sendo pessimista). Meu P.M. está em torno de 26,30 reais agora nas minhas 7300 ELPL4. Quando todos querem vender é a hora do holder comprar.

    ResponderExcluir
  13. HM,
    Por enquanto minha estratégia de compra de casa é financiando mesmo.
    Devo usar todo FGTS meu e da namorada e de 2 em 2 anos irmos quitando.
    Mauro Halfeld sugere a compra de um imóvel usado...
    abs!

    ResponderExcluir
  14. ID,

    Você consegue comprar imóveis maiores e mais baratos no setor dos usados. Concordo com o Mauro. Lá no RJ apartamento com mais de 30 anos (bem usados...) continuam a custar uma fortuna. Mas em outros estados, eles perdem muito o valor em relação ao apartamento novo.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.