HEAVY METAL Investidor: Primeiro milhão na Carteira Heavy Metal: hoje foi o dia!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Primeiro milhão na Carteira Heavy Metal: hoje foi o dia!!!

 Aos poucos que frequentam meu blog, gostaria de compartilhar com vocês minha alegria quando hoje eu olhei meu saldo na conta da corretora e vi o seguinte valor: 1.000.162,68 reais!!!. 


 Meu portfólio somado já estava acima deste valor, mas incluindo minha Previdência Privada (que cada vez mais penso em parar de fazer aportes nela e deixar a mesma render sozinha) e o dinheiro emprestado a 1% ao mês. Era uma meta que eu tinha e sei que fiz um aporte monstro em Março/2011, mas tive uma bela ajuda com a alta de:
- ELPL4, CIEL3, FFCI11, PRSV11, PETR4 (esta porcaria deu uma ajuda também).

 Pretendo em breve postar detalhes do portfólio HM, com as devidas porcentagens de cada ativo. E pelo visto, é possível que este ano eu consiga remunerar meu portfólio (todo) com um valor próximo de 1% ao mês. Aqui não tem Oba, Oba, "10% ao mês", nem dicas quentes. O patrimônio que cito a vocês foi conseguido com (muito) trabalho, disciplina, vida frugal (abaixo das minhas posses) e estudo, sendo que o mesmo ainda se deve mais aos aportes feitos do que aos rendimentos DEVIDO A MINHA ANTIGA ESTRATÉGIA DE INVESTIDOR ATIVO (e BURRO). Viva a passividade! Viva a escolha de boas empresas e com preços bons ou razoáveis! - os preços excelentes ficaram lá em 2008... Viva a tranquilidade de comprar e esperar a colheita dos frutos!!! Dividendos e JCP pingando aqui e ali, opções vendidas virando pó (e lucros). Isso em deu um valor de 9.821,25 reais em Março/2011.

 Os FFII estão bombando: BCFF11B comprado por 100,00 reais bateu 122,00 em 3 dias. Optei por não comprar imóveis pela tranquilidade dos FII e pela MARAVILHOSA isenção do Imposto de Renda nos dividendos recebidos dos mesmos. Isso é fundamental no médio e longo prazo.

 Agradeço a minha família, que é tudo para mim e com os quais não meço esforços para dar tudo do bom e do melhor (sem desperdiçar meu suado dinheiro), pela meta alcançada. Agradeço a Deus pela inteligência e saúde que dele recebi e por ter me iluminado na constante procura para ser útil ao meu próximo, de ser um profissional cada vez melhor, atualizado e de nunca desistir de dar a volta por cima e me aprimorar como investidor. Sei que agora tenho minha "bola de neve", que de vez em quando vai encolher com os ciclos do mercado, mas que bem provavelmente crescerá mais do que encolheu no LP. 




 Agradeço a um amigo de faculdade e profissão, que em 2007 me emprestou o livro "Pai Rico, Pai Pobre" e mudou para muito melhor meu futuro e o daqueles que amo. Com ele divido estratégias de portfólio, datas para vender opções, aviso ao mesmo todas as datas de dividendos (rsss) a receber pois conheço sua carteira (que em valor, hoje, está menor que a minha devido somente a compra de um apartamento muito bacana, vendendo parte das ações com mais de 60% de lucro ao velho estilo Buy and Hold). Desejo a todos vocês o melhor dos mundos, sucesso e muita saúde. Dinheiro não traz felicidade, jamais esqueçam disso. Dinheiro POTENCIALIZA nossa felicidade, mas não a compra.

 E que venham os 80.000 pontos do IBOV, para eu socar a venda de gordas opções de PETR4 - ou os 50.000 pontos, onde possa comprar na liquidação as boas empresas. Para onde o mercado correr, eu ganho.


 Copiei o seguinte texto do Blog "Viver de Renda":


 "A independência financeira não é uma crença, é um resultado inevitável, desde que sejam preenchidos os requisitos necessários (aportes constantes e tempo). Eu, continuarei fazendo meus aportes e esperando pelo inevitável. E você?".




"Me and My Ugly Friend!"


36 comentários:

  1. Parabens pela vitória! Um passo fundamental foi dado. Quem sabe um dia escrevo um post igual...

    Abs

    ResponderExcluir
  2. IF,

    Exceto que você morra, sei que vou ler seu post de um milhão de reais. Tenho convicção disso.

    ResponderExcluir
  3. Cara

    Que espetáculo seus posts, e este de 1M então.

    Parabéns e sucesso.

    Vou acompanhar de perto seus posts.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  4. Heavy,

    Parabens pelos numeros! Agradeco a citacao, apesar do erro de portugues.

    Voce esta bem subdiversificado nas acoes. De uma lida sobre obliquidade nos retornos de um portfolio de acoes.

    Que seu futuro seja tao brilhante qto o presente e q vc nunca tenha q "run to the hills" kkk...

    Abracos,

    VR

    ps: esse eh o blog mais baguncado q eu ja vi!

    ResponderExcluir
  5. VR,

    Vc tem ações de celulose? Me dá uma dica se tiver alguma. E dá uma força: tá bagunçado meu Blog mas a leitura tá razoável?? Aceito dicas e sugestões!!!

    ResponderExcluir
  6. I40,

    Mi casa, su casa!!! Ano que vem sou I40 também, kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela conquista!
    Interessante como um livro tão simples qto Pai Rico Pai Pobre tenha mudado o modo de pensar de tanta gente (inclusive eu).
    Espero que os nossos blogs consigam despertar o interesse em finanças pessoais em muita gente.

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Caro HM.,
    Meu objetivo principal é o primeiro MILHÃO,em reais, e depois meu primeiro milhão de dólares, e desejo mutio isso e estou trabalhando muito tbem, estudo meus investimentos dia a dia.
    Parabéns amigo, vc merece.
    Sobre os livro: O primeiro livro que li sobre o tema finanças foi Casais Int. Enriq.Juntos, depois desse veio mais uma dezena, em portugues e inglês, porém o último que li sobre investimentos foi em meados de 2010, um livro de Scott Phillips, chamado "Investing in Neglected Stocks", muito bom, aprendi muito sobre os papeis que os analisatas pouco recomendam.
    Vale a pena ler.
    Bom, do resto sua rentabilidade é magnífica.
    Sobre o blog: o considero a sua casa, portanto a sua cara, do jeito que te imagino.kkkkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Everton. Quero te pedir um favor: se quiser fazer um resumo do livro do Phillips eu coloco seu post aqui no Blog, onde você faça uma síntese das dicas do autor de como escolher as ações "esquecidas" pelo mercado (que filtros ele usa). Quando estiver pronto, se vc topar, me mande um e-mail e me avise aqui no Blog - colocarei como artigo, na bandeira Valuation.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns HM!!!
    Fico muito feliz e estimulado quando vejo alguém alcançar vitórias, metas pois acredito que todos nós que estamos aqui postando (apesar de ser a primeira de muitas vezes que postarei por aqui) estamos trilhando o mesmo caminho e mais uma vez lhe parabenizo por conseguir sua primeira bola de neve e espero que consiga muitas outras!

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  11. PS: Comprei pela primeira vez 50 cotas de FIIs a 100,00 FEXC11B ,, show de bola! Estou trocando o Tesouro Direto por cotas de fundos imobiliários.

    ITM

    ResponderExcluir
  12. ITM,

    O bom dos FII é fugir do IR. Olhe tbm BCFF11B, saiu a oferta agora de 100 milhões de reais há 1 mês e em duas semanas as cotas esgotaram. É como uma ETF, pois é um Fundo de Fundos Imobiliários (vc compra um e leva vários). FEXC11B já é uma compra de LCI, CRI e letras hipotecárias. Se fosse para ter 2 FII eu teria apenas estes dois, mas eu comprei FEXC11B e BCFF11B por último e não vou mexer nos outros por enquanto (comprei com desconto). Seja bem vindo a este Blog.

    Em tempo: como vc pagou 100,00 por FEXC11B? Houve nova oferta pública??

    ResponderExcluir
  13. HM,

    Parabéns, parabéns e parabéns.
    Que texto maravilhoso. Muito legal lembrar das pessoas que nos ajudaram a alcançar os resultados.
    Ainda mais sucesso nesta empreitada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. HM,

    Meus PARABÉNS! O primeiro milhão é a meta de muitos brasileiros hoje em dia! Você serve de exemplo e motivação pra muitas pessoas que estão começando agora!

    Desejamos um sucesso ainda maior pra você!!
    Um grande abraço da equipe do Bolsa Financeira!!

    www.bolsafinanceira.com

    ResponderExcluir
  15. Corrigindo eu comprei BCFF12B 50 cotas a 100 reais na abertura de capital e dia 08 ou 09 de abril irá se fundir a BCFF11B que hoje ja esta a 127,00 ,, agora sim esta tudo certo!

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  16. ITM,

    Andei lendo no blog do HC sobre BCFF11B e notei que a taxa de administração de BCFF11B é meio salgada. Isso me preocupou.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela conquista HM!

    You're the "millionare next blog"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. HC,

    É com muito prazer que recebo seu primeiro post em meu Blog. Saiba que sempre leio seus posts e devo muito a vc da minha atual vitória pelas orientações sobre FII e Asset Allocation. Estarei no RJ em Maio próximo, se possível gostaria de comer uma carne no Porcão ou tomar um vinho em sua companhia, falando sobre coisas boas e investimentos. Obrigado pela visita e conto com sua colaboração por aqui.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela dica dos fundos ,, eu li o post no HC e realmente agora estou com pulga atrás da orelha em comprar mais cotas, acho que vou diversificar. E olha que eu deixei de investir do tesouro para migrar paras os fundos , agora vou repensar melhor esta decisão.

    PS: Eu também curto um HEAVY, a primeira banda que ouvi qdo era criança foi IRON MAIDEN, e curtia ficar desenhando o eddie e meu albun favorito é o powerlave! Ontem estava ouvindo accept banda que a muito tempo sumiu do mercado mais era muito boa!

    abços

    ITM
    ITM

    ResponderExcluir
  20. ITM,

    Também ouvia Accept, "Metal Heart"... muito bom. "Fast as a Shark" tbm. Vou colocar uma deles no MP3 aqui do blog, em sua homenagem.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o VR, esse é o blog mais bagunçado q já vi!! HAHAHHAHA
    Mas espero que NÃO mude! Ele é exatamente o estilo Heavy, e melhor com informação de qualidade, sem besteirada!

    Gostei do seu estilo na escrita, eu comecei a ler e parece q fico meio sem fôlego! Parece um tiro único! ''compra disso, venda daquilo, compra disso, compra daquilo, Rock and Roll!'' kkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei do seu blog Heavy, e espero que a ''bagunça'' não mude, afinal, esse é seu estilo e sua originalidade na blogosfera financeira!

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Leonardo!

    Pode ter certeza que por trás do Caos também existe Ordem. Muito estudo, muita porrada tomada e muito aprendizado. Hoje, PETR4 detonou minha carteira - ela ainda é quase 50% do meu portfólio, mas já foi 100%... - mas o resto bastante equilibrado ou com pouca queda e muitos com alta (FII).

    Se vc notar, as vendas foram de opções (que comi bola este mês e perdi um bom troco por não ter vendido; achei que Petrossauro ia subir aos 29,00) ou de EURO11. Tinha muito EURO11 em carteira e vendi com um bom lucro, trocando por outros FII como FEXC11B. Dia 19/04/11 vou postar a atualização da Carteira HM e também passarei a colocar as porcentagens de cada ativo em carteira, por percentual e por grupo de ativo. Ibov pesando, comprei hoje mais ELPL4 e comecei a comprar BBAS3.

    ResponderExcluir
  23. Hj para mim também foi um dia bem movimentado na ponta compradora. Montei várias posições, pois, gostei do retorno proporcionando um pequeno ponto de entrada em algumas ações.

    Minha carteira está assim:

    ELET3 - (100)
    FIBR3 - (100)
    JBSS3 - (200)
    CESP6 - (100)
    USIM5 - (300)
    GGBR3 - (200)
    POSI3 - (200)

    Hj tentei ainda, CREM3, ELPL4, TRLP4 e PETR3 (essa pra swing) mas não consegui... algumas por 0,2 centavos. Mandei as ordens e fui trabalhar.

    CREM3 está com alguns indicadores excelentes. Amanhã ela não me escapa.

    Tentei entrar tb em FEXC11B, mas acabei cancelando a ordem por ter uma posição bem razoável em TD.

    Opção não entendo patavinas. Já li algumas coisas, mas creio q seja somente na prática msm.

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  24. Opções só servem para ser vendidas, isso para quem gosta do próprio dinheiro - eu já fiz de tudo em opções e te garanto que foi uma loucura. Venda Coberta e nada de inventar moda. Se vc estudar isso, já basta. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  25. Em tempo: FEXC11B está fazendo oferta pública por 105,00 reais. Ligue para Ourinvest e faça sua reserva (dica de amigo).

    ResponderExcluir
  26. FEXC11B, este mês, vai pagar 1,827 por cota. Absurdos 1,63% de juros sobre meu P.M. de 111,50. Posso reclamar? Cai na conta amanhã o "troco limpo" de 1.005,27 reais. Estou apenas esperando a CVM passar o período de silêncio para que eu possa subscrever umas 200 a 300 cotas no preço de 105,00 reais (os cotistas terão prioridade).

    ResponderExcluir
  27. Você escreveu isso no dia 1º de abril... espero que não seja mentira...ahahahah

    ResponderExcluir
  28. Cadex,

    Só rindo mesmo. Minha Carteira tomou uma cacetada com PETR4 nos 25,xx. Só me mantive acima de 1 Milhão devido aos aportes feitos este mês.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigo.
    descobri o seu blog a pouco tempo e rapidamente gostei do seu estilo. Você coloca detalhadamente, sem frescura, todos os seus investimentos, e estou muito feliz por você ter conseguido o seu primeiro milhão em ações e fundos. Espero que um dia eu chegue lá, apesar de eu ter começado a poucos meses, mas o caminho que estou seguindo é o mesmo que o seu. Sem olho grande, muito estudo e paciência, escolha de boas ações e alguns LC para a remuneração. infelizmente (ou felizmente) terei que adiar um pouco esse meu sonho, pois ainda moro de aluguel e pretendo comprar uma casa para morar. Mas aos poucos, com muito trabalho, pretendo seguir um caminho parecido com o seu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. itarana91,

    Entre 1996 e 2000 eu precisava trabalhar, estudar na minha pós-graduação, juntar grana para casar e ao mesmo tempo era arrimo de família (meus pais, duas irmãs e dois sobrinhos). Me emociono de lembrar daquele tempo.. Foi muito duro, muito difícil e parecia que não ia conseguir. Meu pai chegou a ficar sem plano de saúde, com uma úlcera perfurada e sangrante sentado no corredor de um hospital do SUS por dois dias. Fui ajudado por dois amigos e por Deus. Sei o que é ter pouco e o que é abundância; os vários colegas e os poucos amigos; as derrotas que pareciam insuperáveis e as vitórias com gosto de lágrima (mas por alegria do objetivo alcançado). Não herdei um centavo do meus pais, mas pude dar a eles uma casa para morar - isso antes mesmo de ter comprado a minha.

    A vida é feita dos momentos que você nem sempre pode escolher. Assim é a bolsa: nem sempre vai onde queremos, mas podemos esperar pelos bons momentos e colher os frutos plantados no solo correto. Escolha suas sementes e seu terreno, semeie, tenha paciência e os resultados virão. Bem vindo ao Blog e vc realmente deve primeiro comprar sua casa antes de pensar em investir, ela não oscila com o humor do mercado nem te deixará na mão nos momentos de tempestade da economia mundial.

    ResponderExcluir
  31. Oi Hm, tudo bem? Parabéns pelo seu blog. Acho que você escreve aqui o que muitos morrem de vontade de saber, mas tem vergonha de perguntar, hehehe.
    Cheguei aqui por acaso, procurando por investidores de sucesso. Gostaria muito que contasse um pouco de como começou, principalmente com quanto, quais foram seus aportes mensais, quanto tempo levou para chegar na sonhada carteira de 1M. Abraço !

    ResponderExcluir
  32. Security2k5,

    Posso te dizer de maneira simples: comecei a investir em 2007 (Fevereiro, mais precisamente). Comprei minhas primeiras PETR4 e VGOR4 (se não estou enganado, este era o Tag da ação da Vigor Laticínios). Fui comprando gradativamente, sempre com aportes mensais em torno de 20 mil reais, nos últimos 12 meses alguns foram acima de 40 mil em certas ocasiões. Graças a Deus, ganho muito bem e guardo mais de 50% do que ganho sempre que possível.

    E fui fazendo "acertos" seguidos por "cagadas": dava uns 10% de lucro no ativo bem comprado, vendia. Para se ter um exemplo de que boas compras devem ser mantidas, VGOR4 (que deixou de ser negociada em 2009) eu comprei por 1,13 e ela foi a mais de 5,85 reais em 2 anos... e eu perdi quase 420% de alta na ação, pois sai com míseros 10% de lucro.

    Tive CRUZ3, ETER3, USIM5, VALE5, CPFE3, FJTA4, BBAS3... Todas compradas a preços RIDÍCULOS diante dos valores atuais e me desfiz das mesmas por achar que "lucro bom é lucro no bolso". O trader sempre acha que vence o mercado...

    Depois vieram somente as "cagadas" com alguns acertos: fiquei só com PETR4 e VALE5 na carteira (cagada), sem trades, fazendo a venda coberta de opções (acerto, mas as vezes eu ficava de saco cheio e não vendia as opções). Até que em 2008 eu vi o sol pela greta: mais de 50% de queda da minha carteira. Comecei a estudar mais sobre Valuation em 2009, ano em que novamente as ações subiram e eu fiz mais uma "cagada": troquei todas as VALE5 por PETR4! Putz, se já estava ruim, consegui piorar. Isso após uma "dica quente" do meu corretor de que PETR4 estava mais atrasada e ia "andar" mais que VALE5. ME F..I!

    Em DEZ/2009 comprei minhas primeiras cotas de Fundos Imobiliários:
    EURO11, por 169,00 reais. Desde então, li excelentes Blogs e textos a respeito de : Asset Allocation, Valuation, Dividendos, Tesouro Direto, Renda Fixa. Vivo em Paz desde então, apesar de hoje estar com um prejuízo de +- 144.000,00 reais em PETR4. Não fosse PETR4, minha carteira teria um Beta menor.

    ResponderExcluir
  33. (continuação)

    Como vc pode ver, a minha carteira cresceu mais pelos aportes do que por valorização. Não tenho uma fórmula mágica do tipo "ganhei 800.000,00 reais aplicando 200.000,00 em 4 anos". O que faço e recomendo:

    - Escolha uma profissão que vc goste e tente ser o melhor no que faz.
    - Ame seu trabalho e mais ainda sua família.
    - Aprenda a viver com menos do que vc ganha, mas sem ser um muquirana. Viva bem, mas seja a formiga da fábula (a cigarra levou fumo).
    - Procure, se possível, um ramo de trabalho que te permita ganhar bem e também que possa prestar serviços paralelos (ex: consultoria).
    - Estude uma ou duas línguas estrangeiras: elas abrem as portas para vc em muitas ocasiões.
    - Nunca conte com o INSS para ter uma velhice tranquila. Quem toma conta dele é o Governo, um sujeito desacreditado e incompetente para tratar do dinheiro público.
    - Compre sua casa própria antes de investir em qualquer tipo de ativo.
    - Use o tempo a seu favor: invista com calma e para seu FUTURO!!!
    - Compre uma ação como se fosse comprar toda a empresa: vc compraria a Vale? a CSN? a Petrobrás? o Banco do Brasil? A princípio, a resposta muitas vezes seria SIM. Mas nunca se esqueça de que tudo depende do PREÇO de compra, de quanto realmente vale a empresa que se quer comprar. Valor é diferente de Preço!!! Por isso, as compras fracionadas (mensais, trimestrais...) ou os aportes únicos maiores nos períodos de "FIM dos TEMPOS" (tipo, 2008) são opções que se mostram vencedoras no longo prazo. Na primeira, vc faz um preço médio e na segunda, vc dá uma tapa na pantera: compra na bacia das almas.
    - NUNCA TENHA 100% EM AÇÕES. Sugiro pelo menos 30 a 75% em Renda Fixa (cada um escolhe seu perfil de risco).
    - Leia, estude, pergunte, calcule e depois monte sua carteira devagar. Eu considero que comecei a montar minha carteira em DEZ/2009. PETR4 vou deixar para num momento melhor poder vender e comprar outros ativos para a Carteira HM.

    Espero ter respondido sua pergunta. Não sou filho de pai rico, não herdei um centavo em dinheiro (mas tive uma excelente educação e apoio dos meus pais até minha graduação superior) e trabalho muito ainda. Digo "ainda" pois minha meta e desacelerar o ritmo nos próximos
    4 anos gradativamente. Quero bater os 2 milhões em carteira e receber por mês pelo menos 10 mil reais de proventos dos FII e/ou R. Fixa somados.

    ResponderExcluir
  34. Oi HM. Obrigado por dedicar um pouco do seu tempo para responder as minhas perguntas. Vejo que entramos mais ou menos na mesma época na bolsa. Eu entrei em Outubro/2007.
    Peguei ainda o final de um ciclo de muito sucesso para a bolsa brasileira. Onde o que você comprava, não interessa o preço, você sempre tinha lucro.
    Infelizmente entrei errado no mercado de capitais: comecei ganhando dinheiro fácil operando comprando em opções. Como tudo sempre subia, era dificil perder dinheiro.
    Não tinha muita ciência. Mas quando começou a crise em 2008, ainda pensei que poderia vencer o mercado (erro número 1). Devolvi tudo que tinha ganhado e ainda perdi uma quantia razoável.
    Isso me desanimou muito. Fiquei praticamente 2 anos sem operar. Agora, Maio/2010, um pouco mais maduro, resolvi voltar.
    Ainda não acertei a minha estratégia. Tive alguns trades vitoriosos, mas agora estou indo com mais calma.
    Nesse ponto, o que li no seu blog vai de encontro ao que eu estudei e aprendi da pior maneira possível: perdendo dinheiro.
    Coisas do tipo:
    * NUNCA tente vencer o mercado, você vai perde SEMPRE;
    * Não opere alavancado, até os mais preparados, profissionais de mercado, já perderam fortunas tentando tirar proveito dessas situações;
    * Opere sempre com uma estratégia de entrada/saída/stop DEFINIDA;
    * Construa uma carteira que pague bons dividendos, de empresas bem conceituadas. Pra isso, é necessário preparo, estudo para identificar boas oportunidades;
    E por ai vai. De toda forma, fiquei feliz em conhecer um pouco da sua história. Minha trajetória vai ser um pouco mais sofrida, ainda tenho alguns 'demônios' para espantar,
    muitos desafios para vencer, mas com certeza não vou desistir de achar o meu lugar ao sol.
    VALEUM ! :)

    ResponderExcluir
  35. security2k5,

    Boa sorte. Estamos aqui para dividir conhecimentos e se possível, lucrar com os mesmos.

    ResponderExcluir

Conto com a boa educação e colaboração de todos! Comentários ofensivos não serão publicados. Aqui, compartilhamos uma jornada rumo à independência financeira.